SELO VBMANIA DE QUALIDADE

USUARIO.EXCLUIDOS 05/04/2005 15:57:00
Aproveitando uma idéia que (imagino que) tive no tópico FIREBIRD - PADRONIZACAO DE FERRAMENTAS, gostaria que o nosso querido Abelhão analisasse a proposta de se criar um diferencial para projetos e artigos criados pela comunidade EXCLUSIVAMENTE para o VBMania, e que fossem trabalhos que realmente merecessem destaque.

Credo! deixa eu trocar em miúdos: um trabalho de ponta, bem abrangente (não precisa ser um projeto completo, mas uma idéia bem desenvolvida), sem bugs e criado por membro da comunidade (não vale Ctrl + C, Ctrl + V do Planet-Source-Code), poderia receber a distinção "RECOMENDADO - VBMANIA".

Um exemplo: propus - naquele tópico - a escolha de ferramentas para gerenciar o BD Firebird. Vai que um dia desses cheguemos à  conclusão de que o Front-End X será o "nosso Front-End". Daí em diante, os tutoriais e projetos que criarmos utilizando o Front-End X receberia a tal distinção, garantindo que tal trabalho é compatível com a orientação do site para aquela tecnologia (no caso, o BD Firebird).

Estou sendo muito radical quanto à  exclusividade? E se encontrarmos um bom projeto na internet que atenda à quela orientação? Podemos rever esse conceito.
USUARIO.EXCLUIDOS 05/04/2005 16:24:38
isso realmente iria valorizar o produto desenvolvido, e também dará mais valor ao site.

WEBMASTER 05/04/2005 16:25:02
Max, a idéia é boa.
Colocar um selo indicativo nos registros é o de menos.
Mas e os critérios de avaliação ????
USUARIO.EXCLUIDOS 05/04/2005 16:44:35
Poderíamos formar grupos, primeiramente para definir as ferramentas recomendadas pelo site. Não seria assim: "o VBMania só aprova o Firebird", mas assim: "para o Access, recomenda-se trabalhar assim, assim e assim também, com tal, tal e tal ferramenta".

Certo? O "Pattern & Practices" do VBMania; primeiramente num plano bem amplo, bem genérico.
Seguindo esse roteiro de boas práticas e boas ferramentas, a comunidade passaria a desenvolver trabalhos que, se atendessem aos critérios estipulados, receberiam a "condecoração". Os próprios grupos de estudos poderiam se encarregar de analisar os trabalhos, cada um na sua especialidade.

é uma tarefa grande, que no final multiplicaria e muito o reconhecimento do site como referência em VB.
USUARIO.EXCLUIDOS 05/04/2005 17:05:30
Estou me entusiasmando...

Imagine que o grupo de estudos responsável pelo Firebird chegue a um consenso quanto à s melhores e mais rápidas ferramentas para gerenciar aquele BD. E que o grupo de estudos do SQL defina as strings de busca, edição, etc.

De posse desses "manuais", a comunidade já teria "meio caminho andado" para obter o código mais eficiente. Recebendo o selo "RECOMENDADO", os demais colegas poderiam baixá-lo e incorporá-lo ao seu próprio projeto sem medo de incompatibilidades.

Podemos até chegar à  padronização nos nomes das variáveis públicas (cn para ADODB.Connection, por exemplo) e dos objetos mais comuns (txtNome, frmMain...). Num projeto qualquer, o desenvolvedor usaria as primeiras linhas para incluir comentários com as variáveis que não seguiriam o padrão, pros demais colegas se situarem. Daí era só pegar o código e usar. Noooossa! O VBMania não seria só mais uma comunidade: seria uma fábrica de sucessos!
USUARIO.EXCLUIDOS 05/04/2005 18:26:32
Opa, mto boa idéia...Apesar de não saber mto bem como os "grupos" serão coordenados...e como serão avaliados... ^-^
IVOFABIANO 05/04/2005 21:10:39
SHow de Bola !
ARCE 05/04/2005 21:46:37
Muito interessante a ideia podem contar comigo !
Show de Bola (como diz nosso amigo ( IVOFABIANO )[S27]
WEBMASTER 06/04/2005 00:46:31
Muito boa esta idéia!!! Estava em meio a um paradigma de migrar para Firebird...agora estou mais seguro, já que terei uma opção para dirimir eventuais dúvidas...

Creio que critérios mais ordinários, por exemplo, em um Front-End seria a facilidade de uso (traduzindo o custo - benefício, já que a complexibilidade possa resultar num código bem mais estruturado e otimizado, porém não quer dizer que um mais fácil não o seja).

Enfim...podem contar comigo para a empreitada...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas