SEM CODIGO VALE A PENA?

MARCOS 25/09/2022 15:39:12
#500489
Boa tarde, Pessoal !
Li uma matéria sobre estas plataformas de programação, "Sem código". Pessoalmente eu não gosto desta idéia, pois sempre
imaginei que são plataformas "engessadas". Onde vc não tem liberdade para codificar funcionalidades muito especificas.
Mas, admito que na apresentação que vi sobre "power app microsoft" ( Para App Mobile ) fiquei com ótima impressão.

Minha pergunta é a seguinte:

Algum colega que conhece esta plataforma, sabe me dizer se nesta plataforma permite criar funcionalidades bem específicas,
ou só serve mesmo para criar aplicativos Mobile básicos???

KERPLUNK 26/09/2022 00:13:00
#500490
Tenho lido vários artigos por aí, falando sobre essa tendencia. Tenho trabalhado quase que exclusivamente com Salesforce nos últimos anos e mesmo que as partes mais básicas(CRUD, relatórios e essas coisas) sejam quase 100% boilerplate, ele é também 100% customizável, incluindo as partes boilerplate. Além disso tem um gazilhão de componentes, aplicações e módulos prontos e gratuitos.
O caso é, que a maior parte das aplicações é sempre muito parecida. Incluir, alterar e excluir dados, procura, relatórios e integrações com outras aplicações. Hoje em dia são mesmo poucas as partes que tem que ser desenvolvidas do zero. Essa tendencia tem ficado cada vez mais forte e plataformas mais robustas tem se ajustado à essa nova realidade. Desenvolver na unha é quase coisa do passado.
Um exemplo:
Uma das minhas aplicações no Salesforce, se constitui de uma AI que "le" os dados de um case(algum e-mail ou ligação de cliente) e proporciona ao atendente as opções mais possíveis de resposta, apresentando botões para "criar" a resposta prontinha para o cliente. Ou seja, o cliente manda um e-mail, a AI interpreta e já oferece uma resposta pronta, bastando o atendente dar um clique(na grande maioria dos casos, coisa de 90% até agora) que o case estará resolvido. A AI em si, é um misto de C#, Node e Python e praticamente todo o código é boilerplate com algumas alterações pequenas. Os dados de novos cases, são compilados de tempos em tempos, melhorando cada vez mais a acurácia da AI. Com o tempo, quando o grau de acurácia for próximo de 100% ou mesmo 100%, a resposta poderá ser enviada sem nem sequer precisar de um agente para clicar em nada. A parte Salesforce, também é praticamente tudo código boilerplate e alguns componentes customizados, mas muito pouco código "novo". E como é Salesforce, todas as interfaces(web, mobile e console) já estão também prontas.

Acostumem-se galera, programar, em poucos anos vai ser coisa do passado, especialmente com as novas AI interpretando linguagem humana e transformando em código(vejam um exemplo aqui). Não vai demorar muito e até mesmo o papel do desenvolvedor vai estar obsoleto, o usuário vai descrever o que ele quer e uma AI vai criar a aplicação prontinha.
MARCOS 26/09/2022 08:39:38
#500491
Obrigado, por sua resposta Kerplunk!
De fato, me parece uma tendencia irreversível, por causa da IA.
Neste momento em particular estou interessado, em plataformas ou ferramentas que me
permitam criar aplicativos para mobile, de modo mais rápido e com menos código.

Algum colega conhece plataformas, que permitam criar aplicativos Mobile, com estes conceitos de arrastar e colar
, exigindo pouco código. Mas, que ao mesmo tempo gere o código , me permitindo editar o código.?


Obs: Estou dizendo isso, pois o React Native, Xamarim,etc... e ferramentas similares exibem muito código para criar os aplicativos.
Estou tentando encontrar uma ferramenta que me permita:

- Criar aplicativos, usando pouco código
- Ao mesmo tempo, me permita criar e inserir meu própio código para criar funcionalidades mais especificas que a plataforma não fornecer.

Algum colega, tem conhecimento de alguma?
NILSONTRES 26/09/2022 10:34:51
#500492
Citação:

Algum colega conhece plataformas, que permitam criar aplicativos Mobile, com estes conceitos de arrastar e colar
, exigindo pouco código. Mas, que ao mesmo tempo gere o código , me permitindo editar o código.?


Olha esse Post aqui mesmo sobre B4A, eu estou adorando isso, muito pratico, praticamente tudo dessa forma, é como programar em VB.NET.


aqui
EPISCOPAL 26/09/2022 14:23:57
#500493
Resposta escolhida
Citação:

:
Tenho lido vários artigos por aí, falando sobre essa tendencia. Tenho trabalhado quase que exclusivamente com Salesforce nos últimos anos e mesmo que as partes mais básicas(CRUD, relatórios e essas coisas) sejam quase 100% boilerplate, ele é também 100% customizável, incluindo as partes boilerplate. Além disso tem um gazilhão de componentes, aplicações e módulos prontos e gratuitos.



kERP como anda as tecnologias anti crack????
KERPLUNK 26/09/2022 14:33:03
#500494
Citação:

:
:
Tenho lido vários artigos por aí, falando sobre essa tendencia. Tenho trabalhado quase que exclusivamente com Salesforce nos últimos anos e mesmo que as partes mais básicas(CRUD, relatórios e essas coisas) sejam quase 100% boilerplate, ele é também 100% customizável, incluindo as partes boilerplate. Além disso tem um gazilhão de componentes, aplicações e módulos prontos e gratuitos.

kERP como anda as tecnologias anti crack????


Cada vez mais em desuso. Esse modelo de software travado no client é extremamente defasado. Já estava caindo em desuso no início dos anos 2000
EPISCOPAL 26/09/2022 15:12:45
#500495
Citação:

:
Olha esse Post aqui mesmo sobre B4A, eu estou adorando isso, muito pratico, praticamente tudo dessa forma, é como programar em VB.NET.



Que bom que está adorando ......... estou sem tempo pra olhar .......

EPISCOPAL 26/09/2022 15:16:22
#500496
Citação:

:Cada vez mais em desuso. Esse modelo de software travado no client é extremamente defasado. Já estava caindo em desuso no início dos anos 2000




Não me referi a tecnologias em nuvem ..... mas simm desktop ...... não complica kerp ......... eu uso autocad, arcgis, topo da bentley, entre outros compilados com o net framework ...... ainda está em uso, enfim ..... win11 funciona para desktop também ..... e vb6 também .....


Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas