SERVIDOR DE IMAGEM

SURI 05/10/2012 09:19:51
#411324
Cumprimentos extensivo à todos os Vbmaníacos,

é o seguinte, estou já no fim da minha aplicação hospitalar. Acontece que há um quesito que o cliente quer que seja verificado/implementado. Trata-se de um servidor de imagens, para se fazer um histórico imagiológico (ecografias, raio-x etc) dos pacientes.

As minhas questões quanto a isto (tendo em conta que nunca fiz algo similar) são as seguintes: Quais os materiais intervenientes neste processo? Tipo de escaneadora?
Pelo grau de armazenamento, concluo que o servidor de imagens, deverá ser dedicado e com uma elevada capacidade de armazenamento. Outro aspecto muito importante e que vem me atazanando a cabeça é o facto de estes tipos de imagens (ecografias, raio-x) são observados em telas próprias. Uma vez escaneados e colocados em formato digital, tornar a vê-los numa janela, quer seja criada na aplicação ou até mesmo pelo visualizador de imagens do Win, não terá a mesma nitidez.

Se alguém já desenvolveu ou tem alguma experiência relacionada, deixe aqui a sua opinião/ideia.
MARCELO.TREZE 05/10/2012 13:22:37
#411363
Resposta escolhida
Suri suas duvidas são boas quanto a se fazer um servidor dedicado chega até a ser fácil, imagem no formato jpg irão ocupar menos espaço.

Agora o que eu posso dizer das ecografias e raio-x, se os referidos equipamentos fornecerem a imagem para salvar em um banco de dados, e estes mesmos equipamentos imprimiram da maneria correta blz, caso contrário se você tiver de escanear estas imagens pode esquecer estas telas proprias, quanto a nitidez vai depender da definição em que ela será escaneada.

SURI 08/10/2012 08:32:12
#411481
Bom, caro Marcelo, mais uma vez quero agradecer a sua pronta disponibilidade e solidariedade com os vbmaníacos.

A montagem do servidor de imagem já está planificada, para poupar os recursos financeiros, ao invés de ter um computador dedicado, montarei uma SAN (Storage Area Network) com um cluster de HD's que totalizem 10TB, e ao invés de colocar as imagens na BD (BLOB), armazenaria apenas a string apontando o endereço da imagem na SAN. Assim, a aplicação cliente requisita ao servidor e o mesmo vai buscar a imagem na SAN.

Quanto aos equipamentos, nesta altura não estou em condições de verificar e ou obter uma máquina de raio-x para testar. De certeza que existem máquinas que tanto emitem a imagem para as chapas de raio-x/ecografias e ao mesmo tempo em ficheiro digital. A esta altura não há condições de adquiri-las.

Portanto, o que eu preciso mesmo de saber, é se conseguirá um médico 2/3 anos depois ir ao histórico de um paciente, visualizar uma imagem de raio-x escaneada e ter a mesma percepção ou pelo menos aproximada a da chapa física? De qualquer forma, comprarei um escaneador de alta definição para fazer os testes.
MARCELO.TREZE 08/10/2012 11:12:16
#411499
Suri a principio você está seguindo o caminho correto, a menos que haja alguém que já trabalhou com isto, e posso te dar um caminho mais especifico, tudo agora vai depender de seus testes, a unica certeza é que após alguns erros e acertos e com o tempo você vai aperfeiçoar o sistema, e logo não terá problemas em atingir seu objetivo final, o que posso desejar agora é uma boa sorte.

FERDEAD 08/10/2012 14:56:03
#411532
Suri, eu acho que você deveria escanear a imagem do raio-x e mostrar a um médico da área ver se ele aprova a qualidade... nosso negócio é programar.. eles que tem que dizer se a qualidade vai ser ideal para diagnosticar o que ele quer... té + !!!
SURI 15/10/2012 06:29:32
#412049
é isso aí Marcelão e FERDEAD,

Colocarei a mão na massa, as regras do negócio estão apuradas, assim como os requisitos. Quanto a nitidez dos exames imagiológicos escaneados, só testando mesmo. Farei a scan e levarei a um profissional da área para analisar. Valeu galera!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas