SERVIDOR MYSQL NA INTERNET E TRANSFERENCIA DE DADO

DARTAGNAN 17/07/2017 16:32:59
#475244
Boa tarde Vbmaniacos,

Tenho alguns sistemas em vb6, e hoje em dia ando migrando para c#

mas, me ocorreu a seguinte duvida..

O sistema vb6, tem sua base local, mas ele tambem vai alimentando uma base no servidor web(conectando diretamente ao banco/mySQl)
e quando o cliente acessa o site via login e senha, ele consegue olhar esses dados..

Problemas: o ip tem que ser liberado no mysql, senao o sistema nao consegue logar, para inserir os dados.

Minha duvida..
Hoje em dia.. como o pessoal faz algo parecido?
pensei em webservice, rest.. mas ainda estou estudando como funciona..

Qual seria o melhor modelo para:

Um sistema desktop, que alimenta banco de dados online, para ser acessa via login e senha do cliente?
e no caso do Ip Variavel, como fazer para que o sistema consiga sempre alimentar a base web?





KERPLUNK 17/07/2017 17:34:47
#475248
O ideal é uma WebAPI mesmo.
W8.LISBOA 18/07/2017 07:56:32
#475259
Citação:

:
Boa tarde Vbmaniacos,

Tenho alguns sistemas em vb6, e hoje em dia ando migrando para c#

mas, me ocorreu a seguinte duvida..

O sistema vb6, tem sua base local, mas ele tambem vai alimentando uma base no servidor web(conectando diretamente ao banco/mySQl)
e quando o cliente acessa o site via login e senha, ele consegue olhar esses dados..

Problemas: o ip tem que ser liberado no mysql, senao o sistema nao consegue logar, para inserir os dados.

Minha duvida..
Hoje em dia.. como o pessoal faz algo parecido?
pensei em webservice, rest.. mas ainda estou estudando como funciona..

Qual seria o melhor modelo para:

Um sistema desktop, que alimenta banco de dados online, para ser acessa via login e senha do cliente?
e no caso do Ip Variavel, como fazer para que o sistema consiga sempre alimentar a base web?







DARTAGNAN,

A WebApi certamente é uma ótima solução, no entanto você pode configurar o seu servidor Mysql para acesso independente do IP, a sua aplicação que deve cuidar da autenticação do usuário.
DARTAGNAN 18/07/2017 14:49:00
#475270
Citação:

:
O ideal é uma WebAPI mesmo.


Obrigado Kerplunk,

Parabéns pelo canal do Youtube, faz total diferença no aprendizado, explicação ótima,



Citação:


A WebApi certamente é uma ótima solução, no entanto você pode configurar o seu servidor Mysql para acesso independente do IP, a sua aplicação que deve cuidar da autenticação do usuário.



Na época eu não consegui fazer essa liberação, e como era ip fixo, então deixei la quetinho rs.

Estou tentando me atualizar nas novas tecnologias, vou dar uma olhada no webAPI.





LEANTRONIC 18/07/2017 21:42:56
#475274
Tem servidor MySQL por ai que permite qualquer IP acessar o seu servidor MySQL ONline porém uma webapi tbm acho uma boa,
Vai ser minha proxima obra de arte :)
KERPLUNK 18/07/2017 22:22:01
#475275
Não é uma boa idéia deixar o banco exposto, por várias razões:
1 - A performance é muito inferior. Isso ocorre porque o tráfego de dados é binário e contêm muita informação desnecessária, visto que o retorno é preparado para objetos de banco de dados(no caso do ADO.NET), isso reduz drasticamente a performance da sua aplicação. Imagine uma consulta que retorne tipo uns 1000 registros e uns 15 campos. Esse problema é eliminado com uso de WebAPI, porque o retorno será sempre em formato de texto, que é muito menor.
2 - Nem todos os frameworks de UI são preparados para consumir um banco de dados diretamente. Pense no caso de uma aplicação para mobile por exemplo. Dificilmente você irá encontrar drivers para conexão direta com banco de dados. Além disso, qualquer integração com terceiros ficaria bastante prejudicada, pois a implementação de um banco de dados específico pode ser muito contraproducente para ambas as partes. Com uma WebAPI, você pode consumir os dados com um simples arquivo HTML, até mesmo um arquivo local, através do uso do AJAX.
3 - A segurança é bastante precária. Bancos de dados não são preparados para vários tipos de ataque, incluindo cross-domain e brute force. Um usuário mais avançado pode usar qualquer uma das engines de brute-force e acabar descobrindo sua senha. E mesmo que isso não ocorra, um usuário que possua sua aplicação pode usar um sniffer e [Ô]capturar[Ô] a senha que você usa, daí o estrago está feito.

Esses são somente alguns dos motivos, mas para qualquer profissional, mais que suficientes para não usar esse tipo de approach.
Faça seu login para responder