SINTAX DE UMA FUNCTION

DAVYS 22/03/2005 10:37:54
Pessoal faz um tempinho q num programa to meio parado estou querendo fazer uma function mais não lembro a sintax para fazer uma vcs poderiam me ajudar
Vlw
USUARIO.EXCLUIDOS 22/03/2005 10:43:01
Resposta escolhida
Public Function Nome_da_Function (Parametros as String) as Boolean

Nome_da_Function = True

End Function
USUARIO.EXCLUIDOS 22/03/2005 14:29:24
cara tá ae o codigo

Public Function Nome_da_Function (Parametros as String) as Boolean

Nome_da_Function = True

End Function
USUARIO.EXCLUIDOS 22/03/2005 14:56:48
Resposta escolhida
Ave maria!!!!! que explicação!!!!! Gente que isso!!! Não vamos responder só por responder...
Em primeiro lugar usamos as funções para facilitar a manipulação, e o retorno de algumas operações, se eu não me engano funções vão retornar valores, ai de acordo com suas necessidades você pode implementar/modificar e criar suas próprias funções, é melhor você colocar suas funções em um MODULO do projeto, pois assim estará acessível em todos os forms...
Por exemplo tem a seguinte rotina para verificar se um arquivo existe, pois se o mesmo não existir não vai ser possível gravar a informação antes de cria-lo (EXEMPLO... somente EXEMPLO)
[c]
Dim Vfile as String
Vfile = Dir("C:\windows\dados.txt")
If Vfile = "" Then
'Não existe o arquivo
'Aqui vem as rotinas para criar e gravar
'Varias linhas
Else
'Existe o arquivo
'Aqui vem as rotians apenas para gravar
End if
[c]
Agora imagine que em todos os forms do seu projeto você precise estar verificando se o arquivo existe antes de gravar a informação!! Nos eventos do form vc poderia colocar o Código acima! mas seria algo penoso, e seu codigo iria ficar muito bagunçado, ai vem a questão, tem uma forma do vb me RETORNAR somente se o arquivo existe

Podemos explicar a sintaxe das funções
USUARIO.EXCLUIDOS 22/03/2005 15:07:15
CORRIGINDO.... (APERTEI GRAVAR SEM QUERER... RSRS)

Ave maria!!!!! que explicação!!!!! Gente que isso!!! Não vamos responder só por responder...
Em primeiro lugar usamos as funções para facilitar a manipulação, e o retorno de algumas operações, se eu não me engano funções vão retornar valores, ai de acordo com suas necessidades você pode implementar/modificar e criar suas próprias funções, é melhor você colocar suas funções em um MODULO do projeto, pois assim estará acessível em todos os forms...
Por exemplo tem a seguinte rotina para verificar se um arquivo existe, pois se o mesmo não existir não vai ser possível gravar a informação antes de cria-lo (EXEMPLO... somente EXEMPLO)

Dim Vfile as String
Vfile = Dir("C:\windows\dados.txt")
If Vfile = "" Then
'Não existe o arquivo
'Aqui vem as rotinas para criar e gravar
'Varias linhas
Else
'Existe o arquivo
'Aqui vem as rotians apenas para gravar
End if

Agora imagine que em todos os forms do seu projeto você precise estar verificando se o arquivo existe antes de gravar a informação!! Nos eventos do form vc poderia colocar o Código acima! mas seria algo penoso, e seu codigo iria ficar muito bagunçado, ai vem a questão, tem uma forma do vb me RETORNAR somente se o arquivo existe para USAR este parametro nas condições...
Podemos explicar a sintaxe das funções
Num Módulo coloque

Public Function Existe(sCaminho as String) as Boolean
if Dir(sCaminho) = "" Then
Existe = False
Else
Existe = True
End if
End Function

No form, você pode chamar a Função apenas assim o
[c]GRAVAR_CLICK
If Existe = False Then
Msgbox "Arquivo não existe"
Exit Sub
End if
'Se existir continua nos processos
[c]

Agora explicação da FUNÇÃO
Public > Define a FUNÇÃO como PÃÅ¡BLICA, visivel a todo o PROJETO...

Existe > O nome da FUNÇÃO!

(Scaminho as String) > Aqui colocamos o(s) parametro(s) que a função vai receber ao ser chamada

As Boolean> Define como BOOLEAN (FALSE OU TRUE) o resultado retornado da função

O resto acho que dá pra entender.. correto?

Foi só uma lógica!

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas