SINTAX DE UMA FUNCTION
Pessoal faz um tempinho q num programa to meio parado estou querendo fazer uma function mais não lembro a sintax para fazer uma vcs poderiam me ajudar
Vlw
Vlw
Public Function Nome_da_Function (Parametros as String) as Boolean
Nome_da_Function = True
End Function
Nome_da_Function = True
End Function
cara tá ae o codigo
Nome_da_Function = True
End Function
Nome_da_Function = True
End Function
Ave maria!!!!! que explicação!!!!! Gente que isso!!! Não vamos responder só por responder...
Em primeiro lugar usamos as funções para facilitar a manipulação, e o retorno de algumas operações, se eu não me engano funções vão retornar valores, ai de acordo com suas necessidades você pode implementar/modificar e criar suas próprias funções, é melhor você colocar suas funções em um MODULO do projeto, pois assim estará acessÃvel em todos os forms...
Por exemplo tem a seguinte rotina para verificar se um arquivo existe, pois se o mesmo não existir não vai ser possÃvel gravar a informação antes de cria-lo (EXEMPLO... somente EXEMPLO)
[c]
Dim Vfile as String
Vfile = Dir("C:\windows\dados.txt")
If Vfile = "" Then
'Não existe o arquivo
'Aqui vem as rotinas para criar e gravar
'Varias linhas
Else
'Existe o arquivo
'Aqui vem as rotians apenas para gravar
End if
[c]
Agora imagine que em todos os forms do seu projeto você precise estar verificando se o arquivo existe antes de gravar a informação!! Nos eventos do form vc poderia colocar o Código acima! mas seria algo penoso, e seu codigo iria ficar muito bagunçado, ai vem a questão, tem uma forma do vb me RETORNAR somente se o arquivo existe
Podemos explicar a sintaxe das funções
Em primeiro lugar usamos as funções para facilitar a manipulação, e o retorno de algumas operações, se eu não me engano funções vão retornar valores, ai de acordo com suas necessidades você pode implementar/modificar e criar suas próprias funções, é melhor você colocar suas funções em um MODULO do projeto, pois assim estará acessÃvel em todos os forms...
Por exemplo tem a seguinte rotina para verificar se um arquivo existe, pois se o mesmo não existir não vai ser possÃvel gravar a informação antes de cria-lo (EXEMPLO... somente EXEMPLO)
[c]
Dim Vfile as String
If Vfile = "" Then
'Não existe o arquivo
'Varias linhas
Else
'Existe o arquivo
End if
[c]
Agora imagine que em todos os forms do seu projeto você precise estar verificando se o arquivo existe antes de gravar a informação!! Nos eventos do form vc poderia colocar o Código acima! mas seria algo penoso, e seu codigo iria ficar muito bagunçado, ai vem a questão, tem uma forma do vb me RETORNAR somente se o arquivo existe
CORRIGINDO.... (APERTEI GRAVAR SEM QUERER... RSRS)
Ave maria!!!!! que explicação!!!!! Gente que isso!!! Não vamos responder só por responder...
Agora imagine que em todos os forms do seu projeto você precise estar verificando se o arquivo existe antes de gravar a informação!! Nos eventos do form vc poderia colocar o Código acima! mas seria algo penoso, e seu codigo iria ficar muito bagunçado, ai vem a questão, tem uma forma do vb me RETORNAR somente se o arquivo existe para USAR este parametro nas condições...
Num Módulo coloque
No form, você pode chamar a Função apenas assim o
[c]GRAVAR_CLICK
If Existe = False Then
Msgbox "Arquivo não existe"
Exit Sub
End if
'Se existir continua nos processos
[c]
Agora explicação da FUNÇÃO
Public > Define a FUNÇÃO como PÃÅ¡BLICA, visivel a todo o PROJETO...
Existe > O nome da FUNÇÃO!
(Scaminho as String) > Aqui colocamos o(s) parametro(s) que a função vai receber ao ser chamada
As Boolean> Define como BOOLEAN (FALSE OU TRUE) o resultado retornado da função
O resto acho que dá pra entender.. correto?
Foi só uma lógica!
Dim Vfile as String
If Vfile = "" Then
'Não existe o arquivo
'Varias linhas
Else
'Existe o arquivo
End if
Agora imagine que em todos os forms do seu projeto você precise estar verificando se o arquivo existe antes de gravar a informação!! Nos eventos do form vc poderia colocar o Código acima! mas seria algo penoso, e seu codigo iria ficar muito bagunçado, ai vem a questão, tem uma forma do vb me RETORNAR somente se o arquivo existe para USAR este parametro nas condições...
Num Módulo coloque
Public Function Existe(sCaminho as String) as Boolean
if Dir(sCaminho) = "" Then
Existe = False
Else
Existe = True
End if
End Function
No form, você pode chamar a Função apenas assim o
[c]GRAVAR_CLICK
If Existe = False Then
Msgbox "Arquivo não existe"
Exit Sub
End if
'Se existir continua nos processos
[c]
Agora explicação da FUNÇÃO
Public > Define a FUNÇÃO como PÃÅ¡BLICA, visivel a todo o PROJETO...
Existe > O nome da FUNÇÃO!
(Scaminho as String) > Aqui colocamos o(s) parametro(s) que a função vai receber ao ser chamada
As Boolean> Define como BOOLEAN (FALSE OU TRUE) o resultado retornado da função
O resto acho que dá pra entender.. correto?
Foi só uma lógica!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas