SISTEMA COMERCIAL

USUARIO.EXCLUIDOS 12/09/2007 08:52:36
#235147
Bom dia.

Gente, estou acostumado há anos ao desenvolvimento de sistemas para grande porte, e agora me deparei com um problema bastante chato.

Acontece que, por indicação de um cliente, me procurou uma empresa comercial solicitando um sistema (igualmente comercial).

Me dispus á analisar o pedido e responder até a quinta-feira, mas analisando melhor ontem, percebi que não tenho mais parâmetros para preços e prazos de sistemas comerciais, pois o último que eu desenvolvi foi em 1996, lá se vão 11 anos. Mudou bastante coisa, inclusive metodologias e preços.

A dificuldade maior é sempre preço, ok, mas nesse caso em especial, dado que eu desacostumei com sistemas comerciais, além dos valores, há alguns prazos que eu não consegui estipular, todos relacionados á emissão de cupom fiscal e não-fiscal (caixas com emissão nas Bematech).

Se possível, gostaria que aqueles que já lidam com essa atividade há algum tempo pudessem me orientar com uma idéia de preços / prazos que são praticados hoje em dia, para que eu possa formular uma base para orçar ao cliente.

Claro, essas questões são bastante relativas e dependem fundamentalmente de mim mesmo e do próprio cliente, mas não gostaria de sair muito do padrão do mercado, até por ter sido uma indicação, e desse modo, qualquer dica certamente vai ajudar bastante.

Segundo a conversa que tive com o cliente, anotei os seguintes parâmetros para o desenvolvimento. é um levantamento "por alto", feito por telefone anteontem á tarde, mas já dá uma idéia aproximada da coisa.

O sistema, então, será composto por:

- SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO (USUÁRIOS);
- 3 NÍVEIS DE ACESSO, SENDO CADA UM ATRELADO Á UM OU MAIS CONJUNTOS DE OPÇÕES ESPECÍFICOS, INCLUSIVE PARA CONSULTAS Á PRODUTOS E OPERAÇÕES DE VENDA;
- GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE BANCOS DE DADOS;
- COMPACTAÇÃO DE DADOS;
- EXPORTAÇÃO DAS TABELAS DE DADOS PARA OS FORMATOS:
- TEXTO (CSV)
- XML
- HTML
- MS-EXCEL® (UMA TABELA POR PLANILHA, UM SÓ ARQUIVO XLS)
- DBASE III
- MS-ACCESS® (UM BANCO POR TABELA)
- GERAÇÃO DE BACKUP COMPACTADO (ZIPADO) PARA DISPOSITIVO SELECIONÁVEL;
- RESTAURAÇÃO DE BACKUPS DESDE DISPOSITIVOS SELECIONÁVEIS;
- EDITOR DE E-MAILS EM FORMATO RTF COM FUNÇÕES DE:
- GRAVAÇÃO / LEITURA DE MODELOS;
- ENVIO SIMULTÂNEO Á CLIENTES, FORNECEDORES E USUÁRIOS;
- UTILIZAÇÃO DE CLIENTE POP3 OU HOST SMTP.
- CALCULADORA BÁSICA DIFERENTE DA CALCULADORA DO MS-WINDOWS;
- CONFIGURAÇÃO DE IMPRESSORAS:
- CUPOM FISCAL (REDE);
- CUPOM NÃO-FISCAL (REDE)
- GENéRICA (REDE).
- BANCO DE DADOS EM REDE (PRINCIPAL);
- BANCO DE DADOS LOCAL (UTILIZADO QUANDO A REDE ESTIVER OFF-LINE);
- ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DOS DADOS NO REESTABELECIMENTO DA CONEXÃO DE REDE, COM TROCA AUTOMÁTICA DO BANCO DE DADOS, SEM NECESSIDADE DA INTERFERÃÅ NCIA DO USUÁRIO;
- ALTERNAR AUTOMATICAMENTE A UTILIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS PARA LOCAL QUANDO DA PERDA DE CONEXÃO SEM A NECESSIDADE DE INTERFERÃÅ NCIA DO USUÁRIO;
- CADASTRO DE FORMAS DE PAGAMENTO
- CADASTRO DE EMBALAGENS DE PRODUTOS
- CADASTRO DE TIPOS DE CONTAS BANCÁRIAS
- CADASTRO DE BANCOS
- CADASTRO DE CONTAS BANCÁRIAS COM DADOS DE AGÃÅ NCIA, GERÃÅ NCIA E CONTATO
- CADASTRO DE TIPOS DE MOVIMENTOS BANCÁRIOS (OPERAÇÕES BANCÁRIAS)
- CADASTRO DE UNIDADES FEDERATIVAS
- CADASTRO DE CLASSES DE DESPESAS (CENTROS DE CUSTO DE DESPESAS)
- CADASTRO DE CLASSES DE PRODUTOS
- CADASTRO DE GRUPOS DE PRODUTOS
- CADASTRO DE CENTROS DE CUSTO (CENTROS DE CUSTO DE RECEITAS)
- CADASTRO DE USUÁRIOS
- CADASTRO DE FERIADOS E DATAS COMEMORATIVAS
- AGENDA PESSOAL DIÁRIA DE COMPROMISSOS POR USUÁRIO, COM VISUALIZAÇÃO MÍNIMA PARA PERÍODOS DE TRÃÅ S DIAS ÃÅ¡TEIS
- LANÇAMENTO DE VENDAS (CAIXA) DE PRODUTOS TRIBUTADOS (CUPOM FISCAL)
- LANÇAMENTO DE VENDAS (CAIXA) DE PRODUTOS NÃO-TRIBUTADOS (CUPOM NÃO-FISCAL)
- LANÇAMENTO DE VENDAS (CAIXA) DE SERVIÇOS NÃO-TRIBUTADOS E DOAÇÕES (RECIBOS)
- CONTAS Á RECEBER INTEGRADO COM OS CAIXAS, RECEBENDO VALORES DE PARÂMETROS DO CADASTRO DE CLIENTES (MAIOR VALOR DE COMPRA PERMITIDO, MARGEM MÁXIMA DE DESCONTO, DéBITOS ANTERIORES) E BAIXA INTEGRADA Á CONTAS BANCÁRIAS
- CONTAS Á PAGAR INTEGRADA Á CONTAS BANCÁRIAS
- ABERTURA DE CAIXAS MEDIANTE SALDO ANTERIOR
- ENCERRAMENTO DE CAIXAS MANTéM SALDO EM CONTA INTERNA
- POSSIBILIDADE DE EXECUÇÃO DE SANGRIAS E RETIRADAS CONTRA-PAGAMENTO NOS CAIXAS
- QUADRO DE BALANCETE GERAL (POR CAIXA E TOTAL)
- QUADRO DE BALANCETE CHEQUES (POR CAIXA E TOTAL)
- QUADRO DE BALANCETE DINHEIRO (POR CAIXA E TOTAL)
- QUADRO DE BALANCETE CART̉ۢES (POR CAIXA E TOTAL)
- HISTÓRICO DE OPERAÇÕES REALIZADAS POR USUÁRIO PARA EXCLUSÕES EM CADA TABELA
- LANÇAMENTO DE DEPÓSITOS IDENTIFICADOS EM CONTAS CORRENTES
- LANÇAMENTO DE DEPÓSITOS COMUNS EM CONTAS CORRENTES
- LANÇAMENTO DE RETIRADAS EM CONTAS CORRENTES
- LANÇAMENTO DE TRANSFERÃÅ NCIAS ENTRE CONTAS CORRENTES
- MÓDULO DE RELATÓRIOS GERENCIAS (50 RELATÓRIOS)
- MÓDULO DE GRÁFICOS GERENCIAS (28 GRÁFICOS)
- CADASTRO E ENTRADA DE PRODUTOS TRIBUTADOS INTEGRADO AO CAIXA DE CUPOM-FISCAL
- CADASTRO E ENTRADA DE PRODUTOS NÃO-TRIBUTADOS INTEGRADO AO CAIXA DE CUPOM NÃO-FISCAL
- CADASTRO E ENTRADA DE TALONÁRIOS INTEGRADO AO CAIXA DE RECIBOS
- CADASTRO DE CLIENTES INTEGRADO AOS CAIXAS
- MÓDULO DE DEVOLUÇÃO DE VENDAS EFETUADAS INTEGRADO AOS CAIXAS
- MÓDULO DE DEVOLUÇÃO DE COMPRAS EFETUADAS INTEGRADO AO CONTAS Á RECEBER E ÁS ENTRADAS DE PRODUTOS E TALONÁRIOS
- MÓDULO DE CONSULTA DE PREÇOS E ESTOQUE DE PRODUTOS MEDIANTE LEITOR DE BARRAS (EAN13) OU DIGITAÇÃO INTEGRADOS AOS CAIXAS
- MÓDULO DE CONSULTA DE ABERTURA DE CAIXA INTEGRADO AOS CAIXAS
- MÓDULO DE FECHAMENTO DE CAIXA INTEGRADO AOS CAIXAS
- MÓDULO DE CONSULTA DE OPERAÇÕES REALIZADAS INTEGRADO AOS CAIXAS
- MÓDULO INTEGRADO (TODOS) PARA ACESSO Á INTERNET, COM CONTROLE HISTÓRICO DE NAVEGAÇÃO

OBS.: EQUIPAMENTOS Á SEREM UTILIZADOS:
IMPRESSORAS:
- BEMATECH MP20 FI (MODELO 1)
- BEMATECH MP20 S (MODELO 1)
- HP LASERJET 3500
LEITOR DE CÓDIGOS DE BARRAS:
- METROLOGIC LS-1203
SERVIDOR:
- 1 MICROS x86 (AMD® X2 3.0, HD 120Gb, 1Gb RAM winZP SP2)
ESTAÇÕES:
- 6 MICROS x86 (AMD® X2 3.0, HD 120Gb, 1Gb RAM winZP SP2)
- 2 NOTEBOOKS TOSHIBA (SATELLITE INTEL PENTIUM III 550Mhz WinXP SP2)
REDE:
- PADRÃO WINDOWS PONTO Á PONTO WIRELESS 54Mbps (WinXP SP2)
- WEB Embratel, link de 1Mbps
BANCO DE DADOS:
- MS-ACCESS® VERSÃO 97 (JET 3.6) COM SENHA, SEM ARQUIVO DE SISTEMA
OUTROS:
- NENHUM OUTRO COMPONENTE DO MS-OFFICE SERÁ INSTALADO, APENAS O MS-ACCESS.
- O CLIENTE DE E-MAIL é O EUDORA LITE 2.0
- OS FONTES DEVEM SER DESENVOLVIDOS EM VISUAL BASIC 6.0 COM UTILIZAÇÃO DO CRYSTAL REPORTS 9 E FICARÃO COM O CLIENTE AO TéRMINO DO DESENVOLVIMENTO.
- O CLIENTE NÃO FORNECERÁ QUAISQUER EQUIPAMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO.

NÃO FORAM SOLICITADOS NESTA FASE INICIAL, MAS PODERÃO SER NO FUTURO:
- MÓDULO SINTEGRA;
- T.E.F. (NÃO HÁ LEITORES DE CARTÃO)
- FOLHA DE PAGAMENTO;
- SISTEMA CONTÁBIL (PRé-CONTABILIDADE / CONFERÃÅ NCIA)
- CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS
- LOGÍSTICA DE ENTREGAS / CUSTEIO DE TRANSPORTE
- PREVISÃO DE ESTOQUE
- EMISSÃO AUTOMÁTICA DE PEDIDOS
- CONTROLE DE CÂMBIO
- CONTA GRÁFICA / MÓDULO BACEN
- CONTROLE DE ESCALA DE TRABALHO
- CONTROLE DE PLANT̉ۢES DE VENDA
- CONTROLE DE FéRIAS / FOLGAS / LICENÇAS / ACIDENTES DE TRABALHO
- CONSULTAS, ORÇAMENTOS E VENDAS ON-LINE

Caso algum de vocês possa ajudar nesse sentido, fico grato desde já.

P.S.: Caso eu tenha duplicado algum dos itens da lista, por favor, ignorem, eu fiz um copy/paste das anotações diretamente aqui.

Grato pela ajuda!
SILVERDRAGON 12/09/2007 09:10:03
#235151
Só uma pergunta....

Esse Sistema tu vai vender para ele ou alugar?

T+
USUARIO.EXCLUIDOS 12/09/2007 09:21:14
#235157
Opa, não vou alugar, ele está querendo contratar o desenvolvimento, o sistema (com fontes) será da empresa dele.

Grato.
SILVERDRAGON 12/09/2007 09:26:55
#235160
Seria somente vê para criar o sistema? ou teria uma equipe...

Professor um sistema desse porte somente com o executavel rodando no sistema daria para vender por uns R$ 60.000 mil reais, eu cobraria + la pela casa dos R$ 80.000 mil reais... + conheço empresas que cobrariam no minimo R$ 120.000 mil reais para realizar esse sistema...

T+
ALMARTI 12/09/2007 09:30:06
#235162
Uma sugestão: contrata ai uns tres programadores e cobre por cada um cerca de R$50,00. Clara, o salario do programador fica em torno de uns 24-27 a hora, e cobre uns 75 a hora para administração: Com tres programadores, mais você, voces terminam isto em uns tres meses. Assim, teriam:

HORAS P1 P2 P3 A1 TOTAL
OUT 176 8800 8800 8800 13200 39776
NOV 160 8000 8000 8000 12000 36160
DEZ 152 7600 7600 7600 11400 34352
110288

Achou caro? é o preço que qualquer fábrica aqui do RJ cobraria.
USUARIO.EXCLUIDOS 12/09/2007 09:49:35
#235170
Hehehe!

é, a idéia é que eu desenvolva. Se terei mais gente para colaborar ou não, fica á meu critério. Se bem que ao menos por aqui não é muito fácil achar quem acompanhe, não.

Gente, agradeço muito pelas dicas. Sempre que eu posto algo aqui, não fico sem respostas.

Já está dando para ter uma idéia das coisas. Prazos, estes são os mais difíceis para mim neste caso. Almarti, nesse cronograma, quanto tempo você calcula para os módulos de caixa, sem querer abusar (mais)?

Vou "rolar" o tópico mais algum tempo, até o fim da tarde pelo menos, ver se dá para fazer uma média ponderada com as sugestões que estão aparecendo.

Amanhã, conforme seja a postura do cliente, posto aqui novamente os resultados. Pode ser necessário fazer isso.
USUARIO.EXCLUIDOS 12/09/2007 09:58:03
#235173
Tem que cobrar caro, vai dar trabalho.
Minha sugestão é cobrar um valor mensal até o sistema ficar pronto.
Cobrar um valor no treinamento e implantação e dai cobrar um valor mensal (tipo + 12 parcelas) para facilitar a vida do cliente.
Acho que 30 mil reais estaria de bom tamanho no total (para desenv sem os fontes).
Tem um acréscimo para deixar os fontes (que vc deve decidir).
Acho que o cliente deve dar também um valor inicial (para evitar de vc trabalhar e o cara desistir no meio do caminho.
At,
TAMANINI 12/09/2007 10:31:49
#235181
Professor, aqui no site tem um artigo sobre "quanto cobrar em um sistema", talvez possa lhe ajudar, como mais uma dica:
quanto cobrar

Existem vários comentários do pessoal lá tb, dê uma olhada.


ALMARTI 12/09/2007 11:07:13
#235190
Dê uma olhada neste artigo. Minha área é estatistica e cientifica. Não manjo nada de comercial, são saberia lhe precisar prazos.
LUIS.HERRERA 12/09/2007 13:45:32
#235216
Resposta escolhida
Pelo que citou do programa, acho que o valor citado pelo SILVERDRAGON é o mais próximo da realidade, inclusive porque isso não vai ser fácil e vai ter um grande trabalho.

A menos que tenha boa parte do material já pronto (módulos reutilizáveis), inclusive coisas como Backup, Zip, Email etc... já prontas, bastando importar e ajustar, não acredito que leve menos que 6 meses para desenvolver isso, inclusive com ajuda.

Só para comentar, tive contato com uma pequena empresa de ERP que possui um sistema pronto para vender, só a licença nada de fontes, porém com customizações específicas para cada cliente, onde o valor da licença é de R$ 25.000,00 para fazer faturamento, contas a pagar e receber, entre outros itens principais de um sistema de gestão padrão de mercado. Além disso cobram R$ 2.500,00 de manutenção mensal para não fazer quase nada. O sistema é ruim, demora no atendimento, 4 programadores e o pior é que vendem.

Realmente se for desenvolver tudo, principalmente com qualidade, e ainda ceder os fontes, acho que no mínimo R$ 100 mil e uns 6 meses para desenvolver.

Eu faria assim:

Desenvolvimento:
Faria por módulos, e ao concluir cada um disponibilizaria ao cliente de forma que pudesse ser avaliada/testada para inclusive ir identificando e eliminando bugs. Isso seria um período de depuração do programa (módulo já concluído sem dependência de outros).

Prazo:
Dividiria entre cada etapa, onde uma iria sobrepor a outra, ex:

Desenvolvimento de 6 a 10 meses, assim não ficaria apertado e conforme fosse liberando ao cliente, esse prazo não seria ruim, pois aos poucos o cliente já teria algo para ir trabalhando.

Treinamento xxx em função de cada módulo e número de funcionários treinados.

Depuração xx para cada módulo liberado.

Acompanhamento do sistema completo 1 a 2 meses para trabalhar em paralelo com o sistema atual, de forma que pudesse ser eliminado qualquer problema ou inconsistência.

Dessa forma, sua proposta poderia levar até 1 ano com a sobreposição dos prazos, pois se já entregou algo e tiver de fazer depuração de bugs, o prazo final seria ampliado.


Outra alternativa seria espular um prazo de 8 meses com possibilidade de prorrogação para mais 2 meses. Algo assim, inclusive porque durante o desenvolvimento sempre, mas sempre o cliente liga dizendo que esqueceu de incluir algo ou que precisa alterar um outro "ALGO". Claro que sua proposta já deve contemplar que qualquer alteração durante a execução será motivo de reavaliação e una nova proposta complementar.

é uma idéia.
USUARIO.EXCLUIDOS 12/09/2007 13:55:26
#235218
Valew, gente!

é, a idéia que eu tinha era mais ou menos essa mesma.

Como há uns dez anos atrás rendia mais trabalhar com sistemas de logística e transportes, eu simplesmente "apaguei" comercial do meu dicionário...

O que eu não queria era, sem o devido conhecimento, cobrar algum valor alto demais para a atividade comercial, pois os custos da própria atividade já são altos, e se eu vier á desenvolver, rotinas de banco de dados, relatórios e formulários serão, imagino, fáceis. O que poderia "pegar" é justamente a parte de comunicação com uma Bematech antiga, que não aceita as bibliotecas atuais.

Mas pelo que vocês estão colocando, as faixas de custo são próximas. Vou ter de avaliar agora o peso do serviço em tempo de desenvolvimento.

Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas