SISTEMA DE LOGIN COM CONTROLE DE ACESSO

ACLEMPES 15/12/2011 17:18:12
#391452
boa tarde pessoal estou tendo um problema para fazer funcionar meu sistema de login com controle de acesso usando banco de dados do access e no modo oledb vou tentar descrever como tem que ser.

tenho um form1 (login) com o seguinte codigo o mesmo esta funcionando porem sem o controle de acesso

Imports System.Data.OleDb

Public Class Login
Dim connection As New OleDbConnection
Dim command As New OleDbCommand
Dim adaptor As New OleDbDataAdapter
Dim dataset As New DataSet
Dim acesso As String

Private Sub OK_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles OK.Click
connection.ConnectionString = ([Ô]Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=|DataDirectory|\gerencia.mdb[Ô])
command.CommandText = [Ô]SELECT login, senha, acesso FROM usuarios WHERE login=[ô][Ô] & UsernameTextBox.Text & [Ô][ô] and senha=[ô][Ô] & PasswordTextBox.Text & [Ô] [ô] [Ô]
connection.Open()


command.Connection = connection

adaptor.SelectCommand = command
adaptor.Fill(dataset, [Ô]0[Ô])

Dim count = dataset.Tables(0).Rows.Count

If count > 0 Then
Menugerencia.Show()
Me.Hide()
Else
MsgBox([Ô]Login invalido verifique seu Login e Senha[Ô], MsgBoxStyle.Critical)
UsernameTextBox.Clear()
PasswordTextBox.Clear()
End If
End Sub

Private Sub Cancel_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Cancel.Click
End
End Sub

Private Sub Login_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load

End Sub
End Class

se estiver correto abre o form2 (menugerencia) conforme a imagem em anexo ai que funciona o controle de acesso

pois se a pessoa for administrador o form vem com todos os menus ativos,
se for usuario vem com os menus ativação, Consulta e agenda ativos e o menu cadastro desativado
se for cliente vem so com o menu consulta ativo e os outros desativado



KERPLUNK 15/12/2011 17:50:12
#391455
Infelizmente não tem uma [Ô]receita de bolo[Ô] pra se fazer isso, tem um overview de como o processo funciona:
- Uma tabela contendo os usuários
- Uma ou mais tabelas(conforma a estrutura que vc decidir usar) para controle de direitos de acesso

Em cada função em que esse controle de acesso se faz necessário, deve ser feita a verificação de acessibilidade...
ACLEMPES 15/12/2011 18:29:49
#391457
bem não sei nem por onde começar ......
KERPLUNK 15/12/2011 18:39:48
#391458
Comece decidindo como quer fazer esse acesso:
1 - Os usuários podem ter acessos [Ô]quebrados[Ô]? (pode cadastrar uma coisa, mas não outra, consultar uma coisa, mas não outra)
2 - Os usuários vão poder criar e atribuir acessos à outros usuários?
3 - Vai existir um controle de Log do que cada usuário faz?
4 - Os usuários vão ser cadastrados no mesmo banco da aplicação? Ou terão um banco de dados/arquivo de registros próprio?
FOXMAN 15/12/2011 19:04:54
#391461
ACLEMPES, eu postei um exemplo de acesso que certamente irá lhe auxiliar na sua dúvida.

http://www.vbmania.com.br/pages/index.php?varModulo=Detalhe&varID=8890

Com base nisso, dá para você entender como desenvolver o seu.
ACLEMPES 16/12/2011 11:07:15
#391498
bem
1 - Os usuários podem ter acessos [Ô]quebrados[Ô]? (pode cadastrar uma coisa, mas não outra, consultar uma coisa, mas não outra)

resposta : não eles os menus foram feitos para não ter acesso quebrado

2 - Os usuários vão poder criar e atribuir acessos à outros usuários?

resposta : não somente o administrador fara isso

3 - Vai existir um controle de Log do que cada usuário faz?

resposta : sim quero exibir um controle de log de cada usuario

4 - Os usuários vão ser cadastrados no mesmo banco da aplicação? Ou terão um banco de dados/arquivo de registros próprio?

resposta : bem eles usaram o mesmo banco de dados da aplicação mas nada impede de usar um outo banco de dados


foxman eu vi seu exemplo vou tentar ver se consigo usalo como modelo para a criaçõ do meu... pois como disse sou leigo nisso e meu banco de dados esta em access

AJSO 16/12/2011 13:41:00
#391515
Caro Alex Clempes

Talves o tema abordado seja um tanto específico mas o que posso dizer sobre esses modelos de controles e niveis de acesso fica em um único modelo
apresentado que é o uso de MemberShip, Roles e Profiles

Muito usado para segurança de acesso via webserver mas que pode ser utilizado em aplicações tanto Web, desktop e mobile

O conceito de uso MemberShip, Roles e Profiles aplica-se a ualquer modelo de banco de dados....

Ler um pouco no material da internet pode te ajudar em formar seu conceito sobre SISTEMA DE LOGIN COM CONTROLE DE ACESSO.

Boa sorte
ACLEMPES 16/12/2011 16:51:38
#391533
ja procurei em varios sites na net mas nenhum que possa me ajudar a fazer esse controle

se alguem souber como foço eu agradeço a ajuda
FFCOUTO 16/12/2011 19:20:05
#391542
Se te interessar eu tenho uma dll que faz exatamente o que você quer. Basta configurar as permissões. Foi desenvolvida para VB6 mas creio que deva funcionar com o .Net também.

Segue o link:
http://www.fdcinformatica.com.br/produtos/loginX

Tem um projeto em anexo dll.

Qualquer coisa é só falar.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas