SISTEMA DE MONITORAMENTO DE EQUIPAMENTO PNEUMATICO

FELIPECALADO 06/08/2012 14:49:33
#407292
Galera estou com um um projeto de TCC que inclui desenvolver uma interface gráfica com o objetivo de monitorar um equipamento pneumático, alguém conhece ou já participou de um projeto desse tipo que envolve o VB.NET e Eletrônica.

Se pudessem me dar dicas, porque eu não sei nem por onde eu começo, eu já tenho uma noção de vb.net, criei alguns sistemas de gerenciamento, mas nunca com nada de Eletrônica envolvido.

Me ajudem aê por favor
KERPLUNK 06/08/2012 14:56:12
#407293
1 - Verifique se o equipamento possui uma interface de comunicação(Serial, usb...)
2 - Verifique como essa interface funciona
3 - Desenvolva o sistema baseado nas informações que essa interface oferece.

Em muitos casos, esse tipo de coisa é feito com uma placa Arduino, se for o caso, fica melzinho na chupeta de fazer...
FELIPECALADO 07/08/2012 09:53:18
#407362
Sim andei pesquisando sobre o arduino, e seria bem mais fácil desenvolver o projeto com ele, outra duvida, meio que off em relação ao VB, eu queria saber se alguém já implantou um controle via wirelles no arduino, tipo eu controlar o arduino pela minha aplicação em vb.net, a comunicação seria feita via wireless, alguém tem experiência nisso?
AJSO 07/08/2012 11:00:39
#407377
Caro FELIPECALADO

Nos meus projetos eu desenvolvi meus DRIVE de acesso para cada dispositivo fica mais fácil pois ai tem o controle de operções e lócia do equipamento.
Pode ser com Microcontroladores ATMEL, MICROCHIP, ALTERA, SHARP, INTEL entre outros................
O DRIVE de Controle pode ser um placa de controle de SERVO MOTOR, MOTOR de PASSO ou até PLC ou CLP de acionamento para controlar entradas e saidas de sinais lógicos......

Modelo de conexão é o protocolo RS-232 ou RS-485(se for utilizar vários equipamento em linha ou serie......) pode ser feito em porta SERIAL, PARALELA, USB, WI-FI, BLUETOOTH são mais fáceis de trabalhar.

No VB.Net. C#, C++ ou outra linguagem do pacote Visual Studio utiliza um ferramenta MSCOMM qua tem quase tudo bem simples para INPUT e OUTPUT de acesso para dispositivos.


Boa Sorte
KERPLUNK 07/08/2012 11:01:34
#407378
Via wireless mesmo, nunca vi, mas via bluetooth já vi.
AJSO 07/08/2012 12:28:27
#407394
Caro KERPLUNK

Citação:

:
Via wireless mesmo, nunca vi, mas via bluetooth já vi.



Sim este é realmente muito eficaz pois pode até aumentar a rede e tornar uma malha com vários equipamentos na mesma transmissão co nsegurança WEP WPA WPA2

bluetooth pode trabalhar com 9600 bps já wi-fi com 2.4 GHz, 600mW, 802.11b/g ou 2.4 GHz, 600mW, 802.11b/g/n o ganho e realmente muito superios e ataxa de transferência superior 11500 bps.

Meus projetos onde posso aplicar wi-fi já faço caso o cliente pessa para utilizaro bluetooth somente pelo espaço físico que é de 1cm x 2,5cm já wi-fi tem uma área de 2,5cm x 8,0cm isso depende muito do projeto da antena pois nesses modelos de bluetooth SMD ou wi-fi SMD a distácia realmente é interferente.

Bluetooth um raio de no máximo 10 metros indoor.
Wi-fi um rário de no máximo 100 metros indoor.

Tenho projetos de paineis e PLC CLP qua já mudamos o protocolo de bluetooth para wi-fi pois o numero de acesso simultâneo e distância fazem a diferença de coletas de dados....


Boa sorte
FELIPECALADO 07/08/2012 20:28:18
#407456
Pessoal só aproveitando o tópico, eu andei pesquisando, e consegui definir o meu projeto, só que estou em dúvidas em uma coisa que parece ser simples:

Eu dei uma olhada e achei como o VB.NET por meio da classe Ports pode me retornar as portas COM do meu computador, o que eu queria saber, é se existe uma maneira de pesquisar no meu computador pelo VB se um Arduino está conectado na minha USB/Serial, eu quero retornar o modelo/fabricante/ em uma textbox.

Alguém conhece uma maneira de fazer isso?
KERPLUNK 08/08/2012 09:05:00
#407478
Amigo, olha só, o que eu vou dizer possivelmente possa parecer meio grosseiro, mas não é minha intenção:
O TCC é uma maneira de aprendizado, o ápice do seu curso, é uma grande experiência que deve servir para lhe engrandecer profissionalmente. Respondendo sua pergunta, sim é possível construir algum sistema de monitoramento para portas seriais que comunique com a placa, mas isso é algo que você mesmo deveria fazer. Comece com o tutorial do Arduino
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas