SISTEMA DE NFE-ENTRADA E SAIDA SEM CONTADOR

NILSONTRES 15/03/2013 10:26:44
#420517
Pessoal,
Analizando o que estou passando, chego a conclusão que todos os sistemas existentes hoje em dia, que emitem NFE e administram
também as NFE[ô]s de entrada, todos eles devem estar cheio de erros, pois nada é fixo na legislação fiscal(Vamos dizer assim).
Tudo que tento padronizar, ou quase isso, acabo descobrindo que alguma outra regra quebra aquilo.
Nada é fixo. Ex: Vi que existe um % de ICMS diferenciado para cada estado ou região, padronizei isso para funcionar de acordo com
o UF do destinatario, pois bem, agora li em um topico que dependo da CFOP, 6108 por exemplo essa regra não se aplica. E aposto que outras
coisas aparecerão para quebrara isso.
Conclusão, desenvolver um sistema desses, sem ter um contador dos bons em sua empresa para te ajudar em todos esses
detalhes, fica praticamente impossivel.
O que acham ?
E vou tocar no assunto novamente, acho que devemos ter um topico exclusivo, só para duvidas fiscais, não tem a ver com programação, mas
tem tudo a ver, rsrsrsr.
Fica a sugestão novamente.

LLAIA 15/03/2013 13:56:03
#420530
Citação:

:
Nilson,

Vou te dizer da minha experiência pessoal.

Nem com contador vc vai conseguir padronizar, até pq a maioria deles não entende nada de NFe...



Tenho vontade de bater em contadores. Uma imensa parte é uma bosta!
BIODIESEL 15/03/2013 14:04:02
#420532
é a pura verdade o que o Barros falou.

E quando se trata de substituição tributária então. Cada Estado tem a sua alíquota para cada CFOP e de 6 em 6 meses no máximo todas essas alíquotas mudam.

Sem falar que uns têm redução da base de cálculo que dura até tal data, depois eles revogam, depois volta novamente. Depois que tudo desenvolvido eles mudam a NF-e, daí mudam as alíquotas de novo. Daí um Estado faz convênio com outro assumindo alíquota única. Depois revogam. Daí tiram a redução da base de cálculo, daí acrescenta + x% para combate à pobreza. Daí aumentam a alíquota. Posteriormente outra portaria que entra em vigor no mesmo dia alterando a base de cálculo...

E você acha que os contadores sabem disso? 99% não sabem.

A nossa geração não verá melhoria nesse sentido. Quem sabe nossos netos...

E vamos tocando em frente...

Abraço.
FOXMAN 15/03/2013 14:04:55
#420533
Resposta escolhida
Nilson, eu já até postei algo sobre isso não me recordo onde.
Acredito tbém que grande maioria das nfes emitidas certamente tem algum erro.

Citação:

Vi que existe um % de ICMS diferenciado para cada estado ou região


Além disso varia o tipo de produto.

é um labirinto de regras.
Tem que saber se a uf destinataria tem algum convênio com algum produto da nfe.
Tem que saber se o cliente da uf destinatária tem algum convênio.
Tem que saber se a mercadoria se destina a Industrialização, revenda, consumo próprio, etc...etc...etc.....
Entre outras infinidades de possibilidades.

Ultimamente vejo que os maiores problemas das nfes emitidas são com relação a ST(onde e quando destacar e como calcular).Cada nfe é um caso diferente.
Por exemplo : Qdo o destinatário está no RJ, exite um MISTéRIO ENORME QUE NINGUéM CONSEGUE DESVENDAR CHAMADO FECP - (Fundo Estadual de Combate a Pobreza) que determina a geração de 2 guias para recolhimento do imposto.

O grande problema amigo NILSON, é que os contadores sabem (muita das vezes) menos que nós.
Essa semana eu tive que auxiliar um cliente que queria saber se os produtos que ele comercializava estam na LISTA POSITIVA,LISTA NEGATIVA OU LISTA NEUTRA ?.
Eu ao lado do cliente para testar o contador dela, liguei para ele e solicitei informação. E ele me dissei : LISTA OQUE ??? Eu desconhecio isso.

Acho a idéia de ter um local destinado a esclarecer estes tipos de assuntos importante.

NILSONTRES 15/03/2013 18:18:41
#420550
Citação:

O grande problema amigo NILSON, é que os contadores sabem (muita das vezes) menos que nós.


Nossa, a uns 2, 3 anos atras, quando iniciei meu projeto de emissão de NFE , pude confirmar mais ainda isso, hoje encontrei um contador
de um cliente meu, A E mpresa se Chama [Ô]Contabil Padrão[Ô], aqui de guarulhos , o Contador é muito bom, pegamos amizade e ele tem
me tirado todas as duvidas, até Hoje não me deixou de responder nada, acontece que não posso abusar muito do camarada, já que ele
é contador do meu cliente e não meu, e ele ainda sabe que minhas duvidas são para desenvolvimento de Software. Mas para o Sped , acho que
vou tentar uma parceria com ele.
Acontece que esses contadores, vem das antigas gerações, que o cara montava escritório e só serve para abrir e fechar empresa, acho
que isso daqui a alguns anos tende a acabar, assim que começar cair as multas em cima dos clientes.
Então somente os mais atualizados e competentes sobrarão.

Citação:

Acho a idéia de ter um local destinado a esclarecer estes tipos de assuntos importante.


FOX, Se eu entendi você acha importante um topico exclusivo não é ?

Citação:

Ultimamente vejo que os maiores problemas das nfes emitidas são com relação a ST(onde e quando destacar e como calcular).Cada nfe é um caso diferente.


Realmente ST é um saco, é nesse caso que tem que saber o valor do IVA, NÃO é ? pelo que os amigos postaram, sera impossivel padronizar, resta fazer os clientes entederem que numa boa parte eles terão que digitar em cima do que o contador deles informar.

Meus sistemas de nfe até então, eram para atacadistas de guarulhos e sp, onde eles só vendiam para sp mesmo.
Agora a 3 meses atras peguei um projeto enorme, e são 4 empresas que vendem para todo o brasil, tem remessa, conserto etc, estou perdendo
todos os meus fios de cabelo. Olha cheguei até em pensar em só trabalhar com sistemas não fiscais, mas analisei e vi que sobra muito pouco ou quase nada.
Estou cansado.

GILBERTOJW 21/03/2013 09:58:28
#420850
Nilson vivo isso no meu próprio trabalho. Sou gerente de vendas, e nós hoje em dia temos uma dificuldade imensa para descobrir um custo real para um produto, justamente por todas essas regras. é até fato hoje em dia, dizer que muitas empresas pequenas quebram porque acham que o custo é 10, quando na verdade é 11, ou 12.
Problemão.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas