SISTEMA DE VENDAS

ADILSOO 13/04/2012 22:05:15
Gente, estou com duvidas em um sistema de vendas que estou começando, bom, queria saber assim, quais tabelas tem que criar?, eu estava tentando mas to só quebrando a cara, hehe, exemplo, certamente teria que ter uma [txt-color=#0000f0]tabvendas[/txt-color]? os campos seriam, [txt-color=#0000f0]codvenda, codcliente, codproduto, quantidade, unit, total[/txt-color], o básico, mas eu tava pensando, como ficaria o [txt-color=#0000f0]codvenda[/txt-color]? sendo que se irá se repetir a cada iten, em uma compra com mais de um item já nao daria certo, se eu mesmo mandar gravar o codvenda repetido poderia até da certo, mas o problema ficaria trabalhando em rede, bom é isso aí galera, se alguem puder me ajudar na lógica, só isso, sem códigos... até mais, um abraço...
SAMUKA 13/04/2012 22:50:29
ADILSOO, essa duvida que vc está é relacionado a teoria dos banco de dados relacionais e suas 3 Formas.

Leia um pouco de teoria, é sempre bom: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados_relacional

Só pra dar um ponta pé inicial: é necessário 2 tabelas (no mínimo) pra armazenar as vendas: tbVenda e tbVendaItens

Sendo que na primeira vc guarda os dados principais e na segunda os itens da Venda. Sendo que ambas tabelas são relacionadas pelo campo CodVenda.
MACYSZYN 13/04/2012 23:07:31
ADILSOO o meu colega SAMUKA disse tudo, é isso mesmo, relacionamento entre tabelas.
OMAR2011 14/04/2012 00:00:02
Adilsoo,anexei um arquivo para você estudar.
Este exemplo pela sua mensagem acredito que
vai servir.Já enviei para alguns.
Verifique.
Omar
SAMUKA 14/04/2012 01:18:19
OMAR2011, me desculpe pela crítica, mas seu exemplo não faz uso das melhores tecnicas do Banco Relacional. Aconselho a dar uma olhada naquele link que passei acima.