SISTEMA EM REDE LENTO

MARXREIK 05/09/2013 16:59:14
#428517
Salve pessoal!

Fiz um sistema em vba excel como interface e access como BD, mas esta mutio lento enviar os dados para o access na rede, será que é algum erro de código ou há uma forma de deixar isso mais rápido.

Resumindo meu código, em dada formulário existem textbox que fazem um select no access na função EXIT, ou seja quando eu digito o número da ordem ele busca no bd o ID do dados que eu preciso fazer o Update, ao eu dar o enter ele pega o valor do textbox e faz a pesquisa e isso demora as vezes 1 minuto, assim que ele me retorna os dados eu executo um update que é mais rápido, mesmo assim demora e os usuários estão reclamando.

Percebi que quando ele está fazendo essa rotina os formulários somem da tela e eu preciso minimizar o excel e maximizar para o formulário aparecer novamente, será que é somente a rede ou tem algo mais.

Meu código funciona assim:

Digito a ordem no textbox que na função exit faz um select, ele abre o banco de dados puxa os dados e fecha em seguida, depois eu faço um Update que funciona da mesma maneira, abre o bd, atualiza e fecha a conecção novamente. são mais ou menos 20 usuários.

Me ajudem please.
MARCELO.TREZE 05/09/2013 18:15:14
#428521
Resposta escolhida
bom minha dica é mantenha a conexão aberta, e configure o banco para gerenciar todos usuários.
NETMANIA 06/09/2013 09:04:32
#428534
Sugestões:

1-> Crie índices nas tabelas que você realiza consulta com base nos filtros e relacionamentos (para agilizar o processo de consulta).

2-> Se possível, migre a base para MySQL, SQL Server (express ou normal), Oracle Express ou um outro SGDB (sistema de gerenciamento de banco de dados), pois o Access conforme aumenta a demanda de usuários, ele vai perdendo velocidade e com tempo ele pode dar problemas no arquivo (experiência própria), principalmente com bancos muito grandes.

Se for migrar, vá para o SQL Server, pois o Excel tem suporte nativo para o banco (Microsoft).
MARXREIK 06/09/2013 12:49:24
#428541
Legal, mantive o BD aberto, só que ele não funciona compartilhado, se outro usuario abre o sistema os dados não são imputados, pois o access considera que ele está aberto e deixa como somente leitura para os demais. Tive que colocar nos códigos conectar e desconectar novamente.

talvez eu tenha que migrar para MySQL, SQL Server (express ou normal), mas não faço ideia de como fazer isso, se terei que mudar os códigos etc..
NETMANIA 06/09/2013 14:13:23
#428545
No caso do SQL Server, dependendo de como a sua consulta for feita, a alteração será minima. Se precisar, de ajuda, pode acionar.
MARXREIK 09/09/2013 12:36:57
#428613
Valeu turma, vou tentar migrar
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas