SISTEMA PARA ALTERAR CIFRA DE MUSICA.
Bom dia!
como posso fazer um editor de cifras em VB6 ou alguma dica que possa substituir por exemplo dentro de um richtextbox um acorde por outro sem alterar o restante do texto, ou seja, substituir o acorde C sem substituir todas as outras letras [Ô]c[Ô] que estão no letra da música?
Ex:
acordes- C Dm F G
letra - Letra da música e acima os acordes sempre em maiúsculo
após a mudança deverá ficar assim
acordes- D Em G A
Exatamente como tem nos sites de cifras de músicas.
Se alguem puder me ajudar eu agradeço.
como posso fazer um editor de cifras em VB6 ou alguma dica que possa substituir por exemplo dentro de um richtextbox um acorde por outro sem alterar o restante do texto, ou seja, substituir o acorde C sem substituir todas as outras letras [Ô]c[Ô] que estão no letra da música?
Ex:
acordes- C Dm F G
após a mudança deverá ficar assim
acordes- D Em G A
Exatamente como tem nos sites de cifras de músicas.
Se alguem puder me ajudar eu agradeço.
Olá
pra alterar o acorde C e não alterar os outros C do texto...... eu faria o seguinte
colocaria os acordes em variáveis e carregaria junto com o texto na hora..... e fosse alterado o tom da música mudaria as notas das variáveis e carregaria de novo. Eu fiz isso em sistema de laudo médico e funcionou.
Quanto ao trocar o tom da música.... eu penso que poderia cadastrar previamente os tons... exemplo
Original 1/2 tom 1 tom 2 tom 3 tom 4 tom 5 tom
C (dó) C# D E F# G# A#
ai vc verificaria com o original e vai aumentando e claro tem que limitar até onde pode aumentar se for C só pode ir até o B... porque ai já rodou todas os tons.
claro que isso é uma ideia.... tem que colocar na pratica pra ver se funciona.
pra alterar o acorde C e não alterar os outros C do texto...... eu faria o seguinte
colocaria os acordes em variáveis e carregaria junto com o texto na hora..... e fosse alterado o tom da música mudaria as notas das variáveis e carregaria de novo. Eu fiz isso em sistema de laudo médico e funcionou.
Quanto ao trocar o tom da música.... eu penso que poderia cadastrar previamente os tons... exemplo
Original 1/2 tom 1 tom 2 tom 3 tom 4 tom 5 tom
C (dó) C# D E F# G# A#
ai vc verificaria com o original e vai aumentando e claro tem que limitar até onde pode aumentar se for C só pode ir até o B... porque ai já rodou todas os tons.
claro que isso é uma ideia.... tem que colocar na pratica pra ver se funciona.
Como será feita a substituição de acorde?
Alex Passos,
Obrigado pela dica, mas, não querendo abusar, poderia postar um pequeno código como exemplo?
Obrigado pela dica, mas, não querendo abusar, poderia postar um pequeno código como exemplo?
Utilizando a música postada pelo TECLA
Original:
[txt-color=#0000f0]F7M G7/6
Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça
Gm7
é ela a menina que vem e que passa
C7(9-) Am7(11) Ab7(11+) Gm7(11) Gb7(11+)
Num doce balanço, caminho do mar
[/txt-color]
Aumentado em 1/2 tom:
[txt-color=#0000f0]F#7M G#7/6
G#m7
C#7(9-) A#m7(11) A7(11+) G#m7(11) G7(11+)
Num doce balanço, caminho do mar [/txt-color]
Pensei em usar o replace, mas como evitar que alguma letra da música seja substituÃda por engano?
Obs: As letras referentes aos acordes que precisam ser substituÃdas são [Ô]A[Ô], [Ô]B[Ô], [Ô]C[Ô], [Ô]D[Ô], [Ô]E[Ô], [Ô]F[Ô], e [Ô]G[Ô] e também [Ô]b[Ô] (bemol) e [Ô]#[Ô](sustenido).
Original:
[txt-color=#0000f0]F7M G7/6
Gm7
C7(9-) Am7(11) Ab7(11+) Gm7(11) Gb7(11+)
Num doce balanço, caminho do mar
[/txt-color]
Aumentado em 1/2 tom:
[txt-color=#0000f0]F#7M G#7/6
G#m7
C#7(9-) A#m7(11) A7(11+) G#m7(11) G7(11+)
Num doce balanço, caminho do mar [/txt-color]
Pensei em usar o replace, mas como evitar que alguma letra da música seja substituÃda por engano?
Obs: As letras referentes aos acordes que precisam ser substituÃdas são [Ô]A[Ô], [Ô]B[Ô], [Ô]C[Ô], [Ô]D[Ô], [Ô]E[Ô], [Ô]F[Ô], e [Ô]G[Ô] e também [Ô]b[Ô] (bemol) e [Ô]#[Ô](sustenido).
cara, inicialmente da pra fazer uma [Ô]gambiarra[Ô] , tipo vc pode marcar toda variavel que for nota com um asterisco por exemplo, [Ô]*A[Ô], [Ô]*B[Ô], [Ô]*C[Ô], [Ô]*D[Ô], [Ô]*E[Ô], [Ô]*F[Ô], [Ô]*G[Ô], [Ô]*b[Ô] (bemol) e [Ô]*#[Ô](sustenido).
Na hora de dar um replace em todas as notas para subir ou descer um tom vc sabera que as notas que devem ser alteradas possuem o * como demarcação, assim não irá alterar a letra da música, e na hora de exibir em tela vc utiliza novamente o replace e joga o valor em uma variavel local, utilizada somente para isso, exibir em tela.
é um workaround , mas pode te ajudar. eu acho.....
Na hora de dar um replace em todas as notas para subir ou descer um tom vc sabera que as notas que devem ser alteradas possuem o * como demarcação, assim não irá alterar a letra da música, e na hora de exibir em tela vc utiliza novamente o replace e joga o valor em uma variavel local, utilizada somente para isso, exibir em tela.
é um workaround , mas pode te ajudar. eu acho.....
Depois de uma pesquisa na internet encontrei um programa que faz o transpose da cifra. Chama-se [Ô]Chord Transpose 1.1[Ô] (freeware) e também tem o [Ô]Decifra2[Ô] (Pago).
O problema do Chord Transpose é que só trabalha com arquivos [Ô].txt[Ô] e na hora de fazer a substituição da cifra acaba alterando alguma parte da letra da música.Exatamente o que eu queria evitar. O Decifra, sem comprar a licença só permite a visualização, o que na minha opnião dificulta a avaliação.
Por enquanto vou utilizar o Chord Tanspose mesmo, mas continuo aguardando alguma dica e se possÃvel exemplo de como fazer, pois tenho pouco conhecimento em VB6.
O problema do Chord Transpose é que só trabalha com arquivos [Ô].txt[Ô] e na hora de fazer a substituição da cifra acaba alterando alguma parte da letra da música.Exatamente o que eu queria evitar. O Decifra, sem comprar a licença só permite a visualização, o que na minha opnião dificulta a avaliação.
Por enquanto vou utilizar o Chord Tanspose mesmo, mas continuo aguardando alguma dica e se possÃvel exemplo de como fazer, pois tenho pouco conhecimento em VB6.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas