SOBRE BANCO DE DADOS

ARCADYUM 02/09/2010 16:40:34
#352040
Olá pessoal,
Gostaria da opinião sincera da galera que trabalha com Banco de Dados. Já vi muitas discussões sobre bancos de dados, porém a opinião que eu quero é baseada na situação que vou passar. Sempre desenvolvi programas gerencias, mas eram para mim ou para algum conhecido que não queria nada muito complexo. Portanto sempre utilizei o Acces como banco de dados. Mas muitas pessoas me deram suas opiniões sobre o access e grande parte desaprova para aplicações mais complexas por não ser segura quanto a integridade dos dados.
Recentemente recebi uma encomenda que me deixou uma tremanda dúvida. Por não ter testado mais a fundo outros banco de dados e portanto, não possuir uma experiência mais aprofundada sobre o tema, gostaria da opinião de você sobre qual o melhor banco de dados para as seguintes situações:

Funcione em rede,
Seja multi-usuário;
Grátis, de preferência.
Possua recursos de Back-Up e Restauração de Fácil manipulação.
Possua recursos de fácil acesso entre VB 6.0 e o Banco de Dados.
Estou aberto a outros recursos.

Pessoal, é uma opinião sincera, podem, dentro dos limites do fórum, xingar, detonar, elogiar, enfim, estou aberto a sugestões, reclamações e elogios. KKKKKKK
Experiências pessoais também são bem-vindas.

Só não vou falar qual o segmento que está encomendando o sistema, por motivos de sigilo, mas acredito que por alto seja algo em torno de 5000 a 10000 lançamentos mensais de informações diversas que o banco vai processar.


ESLEYSANCHES 02/09/2010 17:31:43
#352043
Resposta escolhida
Ok, amigo, por tudo que você falou vou dar a você 2 bancos e abaixo as respostas sobre todas suas perguntas e tbm ... Os sites aonde você busca mais informações:

Sugestão de banco de dados
MySQL ou FireBird

Funcione em rede
Sim, perfeitamente bem, rede intranet e Internet (Interna e Externa)

Seja multi-usuário
100% Multiusuário ... AMBOS

Grátis, de preferência
Vamos lá. o MYSQL é gratuito desde que sua aplicação não seja de uso comercial, por exemplo se seu software for shareware você deve possuir uma licença do MySQL, de acordo com a linceça GPL.
Conheça o MySQL
Já o FireBird ... Tem código fonte aberto e não possui licença dupla. Sendo assim você pode usar ele tanto em aplicações freewares como Shareware sem custo add.
Conheça o FireBird

Possua recursos de Back-Up e Restauração de Fácil manipulação
Ambos de certa forma possuem recuros de Backup e restauração de dados via arquivo .SQL.
Backup de dados Firebird
Backup de dados MySQL

Possua recursos de fácil acesso entre VB 6.0 e o Banco de Dados
Ambos possuem um acesso a dados via ODBC, e em .NET também.


Utilizei os dois e nunca ... Repito, absolutamente nunca tive problema com nenhum dos dois.
Recomendo os dois desde aplicações simples como um cadastro de clientes como um sistema de gestão empresarial completo.
Abaixo tem 2 sites sobre FireBird e MySQL

FireBird - Firebase.com.br
www.firebase.com.br
Downloads MySQL
http://dev.mysql.com/downloads/


Espero que te ajude !!
Abraços !!
ARCADYUM 02/09/2010 19:58:54
#352063
Esley,
Obrigado pela atenção e pelas informações. Vou estudar as duas opções e avaliar qual vai me atender. Estou tendencioso a avaliar e estudar mais a fundo o FireBird exatamente pelo fato de ser grátis. O Mysql eu já sabia da licença caso o programa fosse comercializado, o que vai ser o caso. Como não pretendo cobrar muito pelo sistema ele se torna inviável.
Obrigado mais uma vez.
ESLEYSANCHES 03/09/2010 11:03:18
#352109
Ok.
Realmente o FireBird é uma ferramenta muito interessante, e no site que eu passei [Ô]FireBase[Ô] contém muuuiitas informações sobre ele e tira dúvidas. Vale apena sim.

Qualquer coisa estamos ai.
Abraços !!!
ARCADYUM 03/09/2010 11:19:55
#352111
Obrigado mais uma vez pela atenção.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas