SQL NO CÓDIGO

DS2T 25/10/2015 17:39:00
#453037
Eu criei um framework de mapeamento objeto-relacional, onde eu praticamente não necessito mais ter contato com SQL. Mas dependendo da complexidade da consulta, meu framework ainda não dá suporte. E aí faço SQL na unha.

Em C# a gente tem o [Ô]literal string[Ô]. Que fica bem fácil visualizar a SQL. Você pode usar quebras de linha, tabulação.
No VB.NET a gente não tem isso.

Fazer tudo só em uma linha fica horrível.
Já tentei montar usando StringBuilder para melhorar a visualização, mas não ficou bom ainda.
Usar aquelas quebras de linha com &_ ou algo assim, fica feio demais também.

Agora estou pensando em usar um arquivo .sql como recurso mesmo. E deixar minha consulta la mesmo. Formatadinha, de fácil visualização.

Vocês recomendam alguma prática?

Obrigado a todos!
Bom domingo pra vocês!

JABA 25/10/2015 18:30:34
#453038
Resposta escolhida
Por que não usar o Entity Framework ou o NHibernate pra fazer esse mapeamento pra você?
DS2T 25/10/2015 18:48:23
#453039
Opa Jaba, beleza?

Então cara, esses dois frameworks possuem algumas limitações que o framework que uso não possui. Uma dessas limitações é que o entity framework e o nhibernate trabalham só com banco de dados ou fonte de dados estruturadas que tenham suporte via ODBC...

Enfim, deixo a pergunta aberta ... se alguém souber de um jeito elegante para manipulação de SQL no código. é uma solução temporária... ainda irei estender meu framework.

Abraços!
JABA 25/10/2015 19:42:45
#453042
Citação:

Em C# a gente tem o [Ô]literal string[Ô]. Que fica bem fácil visualizar a SQL. Você pode usar quebras de linha, tabulação.
No VB.NET a gente não tem isso.



No VB você pode usar [txt-color=#0000f0]vbCrLf[/txt-color], [txt-color=#0000f0]vbNewLine.[/txt-color] e [txt-color=#0000f0]vbNewTab[/txt-color] para manipular strings
DS2T 25/10/2015 20:04:57
#453043
Sim, mas numa expressão muito grande, fica meio ruim de ler.
Eu resolvi criando um arquivo de recurso para strings. Apesar de não dar suporte à tabulação, é uma forma organizada de trabalhar com SQL.

Obrigado pela atenção e o tempo disponível aí Jaba.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas