STATUS DA IMPRESSORA IMPRESSAO CRYSTAREPORTS

MAXCIM 09/01/2012 14:09:59
#392731
Olá amigos, feliz ano novo a todos...

o motivo da minha duvida hoje é banal... mas em se tratando de usurio nada é impossivel...

como faço pra verificar o status da impressora antes de imprimir com crystal reports?
o usurio tentou imprimir em uma impressora desligada, o crystal pra ajudar exibir uma serie de erros em ingles... o usurios muito experto.. tratou logo de ligar alegando que o sustema esta com falha na impressão.. e que ja veio logo com uma enxorrada de reclamações que tem urgencia na impressão do relatorio.. que eu tenho que ver isso logo.. que isso.. que aquilo... mas nada de olhar a impressora.

por isso pergunto,, tem como saber o status sa impressora e exibir uma mensagem amigavel... [Ô] impressora desconectada seu burro![Ô]

lembrando que essa verificação seria feita na seleção da impressora na caixa de seleção de impressoras do CR.

desde já agradeço.
KERPLUNK 09/01/2012 14:29:46
#392733
on error goto erro

Open [Ô]\\caminhodaimpressora\impressora[Ô] for output as #1
close #1

exit sub

erro:
msgbox [Ô]impressora não responde...[Ô]
MAXCIM 09/01/2012 14:47:37
#392735
Olá kerplunk, obrigado pela dica.

porem como eu aplicaria ao crystal reports?

exibo o report na tela, o usuario clica em imprimir (barra de ferramentas do crystal) aparece lista de impressoras ( lista do proprio crystal) seleciona a impressora desejada e inicia processo de impressão.. ( até então não há intervenção do VB)

não executa nenhuma sub ,é tudo processo interno do crystal resports.

e justamente quando inicia a impressão é que apresenta o erro.

creio que o mais correto seria um tratamento de erros no crystalreportsVIEW. mas não vejo onde insir essa tratativa.

se alguem tiver alguma ideia.. desde ja agradeço.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas