TABCONTROL EM UM USERCONTROL

FERDEAD 03/10/2017 23:39:04
#476940
Olá!

Gostaria de criar um usercontrol com um tabcontrol e alguns componentes.

Estou conseguindo adicionar controles em tempo de design, mas, tipo, quero alterar da aba 1 para a 2 e adicionar mais objetos.. E não estou conseguindo fazer isso.. Alguém tem ideia do que fazer?
DS2T 07/10/2017 14:41:11
#477047
Boa tarde!

Se você não quiser trabalhar com o System.Design, o jeito é criar um componente ao invés de um UserControl. Caso solucione seu problema, você pode simplesmente criar uma classe que herde diretamente do TabControl. (Esse é o modo mais simples)

Caso isso não te atenda, você precisará fazer referência ao System.Design em seu projeto.
Vai ter que colocar o atributo Designer na seu UserControl, fazendo referência a uma classe criada por você e herdada do ControlDesigner, onde você informa quais são os controles que estarão habilitados para design.

Fiz um exemplo pra você, segue anexado.


Ultimamente tenho mexido mais com a programação Web, e essa pergunta me fez refletir. Dificilmente a gente vê programadores WindowsForm personalizando controles, criando os seus próprios. Ao contrário de Web, que o pessoal cria milhares e milhares de recursos visuais super bacanas para você apenas inserir no seu projeto.
Aí ficam aqueles controles padrões, sempre parecendo mais do mesmo... ou então usando componentes de terceiros. Uma pena, pois .NET oferece recursos tão legais pra controles personalizados... Até mesmo para manipulação em tempo de design...
FERDEAD 25/10/2017 13:12:31
#477393
Olá DS2T,

agradeço pelo exemplo que você postou, mas, não consegui fazer o que eu queria com ele ainda...

eu queria trocar as tabs por uma imagem (que colocaria num botão, ou num picturebox) para alternar entre as tabs.. e também queria mexer no contorno do tabcontrol.. não gosto do visual padrão dele, e não temos como manipular muito bem neh..

ai, do jeito que ficou, não consigo adicionar nenhum controle a mais para fazer o efeito que eu queria..

Não sei se isso é possível, e não tenho conhecimento sobre isso.

Se puder ser em vb seria melhor pra mim entender rsrs, não manjo muito do C#..

Pensei de fazer também um controle utilizando os containers, como o panel.. e colocar os botões para alternar entre os panels..
mas, não consegui fazer isso funcionar no tempo de design para adicionar os objetos necessários, trocar de [Ô]abas[Ô], clicando nesses botões..
KERPLUNK 25/10/2017 13:22:34
#477394
Cara, na real, abandone programação desktop e faça tudo Web. Se quiser que uma aplicação web rode igualzinho uma desktop, use o Electron
NOWLIGHTS 25/10/2017 18:26:29
#477408
O que é esse Electron Kerplunk?
KERPLUNK 25/10/2017 18:44:13
#477409
Basicamente, você consegue fazer uma aplicação Web ser [Ô]convertida[Ô] para um desktop nativo. Você desenvolve sua aplicação web e pode usar ela tanto como desktop quanto publicada
NOWLIGHTS 25/10/2017 22:37:39
#477413
E você sitou ela poque ela é bem flexível em termos de designer?
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas