TELA DE CADASTRO DE PRODUTOS COM GRADE

RICKSOUSA 01/10/2012 09:08:37
#410905
bom dia!

para que minha tela sirva para lojas de calçados, quais campos precisam ainda para ser adicionado, um cliente meu tem uma loja de calçado e ele precisa de um sistema comercial, mais esse meu sistema serve para açougue, padaria e mercado e eu gostaria de pegar essas lojas de calçados alguem pode me dar alguma ideia de quais campos tem que ser adicionado?

ex. como trabalha com grade???
FEDERHEN 01/10/2012 09:43:11
#410911
Voce pode cadastrar cada tamanho de calçado como sendo um produto de código diferente, pois cada variação de material, cor e tamanho caracteriza um produto diferente.

Neste caso você não precisa alterar nada no su pdv.

Apenas uma sugestão quanto aos campos que voce apresenta na tela: Não fica bem voce exibir na tela o campo [Ô]lucro[Ô] porque este valor não é relevante ao consumidor e nem ao funcionário que opera o caixa. Este valor pode ser interpretado de forma equivocada, afugentando consumidores por achar que o dono do negocio ganha demais na venda de cada produto ou ainda desmitivar o operador de caixa por achar que ele deveria ter um salario melhor em função do lucro do empresário.
FOXMAN 01/10/2012 20:10:01
#410973
Citação:

Voce pode cadastrar cada tamanho de calçado como sendo um produto de código diferente, pois cada variação de material, cor e tamanho caracteriza um produto diferente.



FEDERHEN, Já imaginou o quão gigante irá ficar o cadastro de produtos ?????

Façamos um pequeno exemplo :

SANDÁLIA HAVAIANAS 33/34 AZUL
SANDÁLIA HAVAIANAS 33/34 AMARELO
SANDÁLIA HAVAIANAS 33/34 VERDE
SANDÁLIA HAVAIANAS 33/34 PRETO
SANDÁLIA HAVAIANAS 33/34 VERMELHO

SANDÁLIA HAVAIANAS 35/36 AZUL
SANDÁLIA HAVAIANAS 35/36 AMARELO
SANDÁLIA HAVAIANAS 35/36 VERDE
SANDÁLIA HAVAIANAS 35/36 PRETO
SANDÁLIA HAVAIANAS 35/36 VERMELHO

Só aí temos 10 registros, que poderia ser apenas um SANDÁLIA HAVAIANAS.

Por isto existe o conceito GRADE DE PRODUTOS, onde tem-se apenas um registro de produto e suas caracteristicas ficam em uma tabela a parte.
Este conceito é muito aplicado em Lojas de Calçados/Confecções.


Citação:

Apenas uma sugestão quanto aos campos que voce apresenta na tela: Não fica bem voce exibir na tela o campo [Ô]lucro[Ô] porque este valor não é relevante ao consumidor e nem ao funcionário que opera o caixa. Este valor pode ser interpretado de forma equivocada, afugentando consumidores por achar que o dono do negocio ganha demais na venda de cada produto ou ainda desmitivar o operador de caixa por achar que ele deveria ter um salario melhor em função do lucro do empresário.



Não sei se observou mas a tela que o RICKSOUSA postou não é de vendas(pdv ou balcão) e sim de cadastro de produto, e neste caso o campo LUCRO, não só pode como deve ser exibido.



FEDERHEN 02/10/2012 08:15:48
#410997
Segundo as normas EAN13, cada variação de material, cor, tamanho e largura é um produto novo.
O fabricante identificará cada uma destas variações com um código de barras EAN13 diferente.

Trabalhei vários anos em uma fábrica de calçados e sei que existe uma grande variação no mesmo modelo.
Exemplo:
modelo: JULY, material: pelica, cor: preto, tamanho: 36, largura: M
modelo: JULY, material: pelica, cor: azul 39, tamanho: 37, largura: N
modelo: JULY, material: verniz, cor preto, tamanho 37, largura W
FOXMAN 02/10/2012 19:48:06
#411091
Citação:

:
Segundo as normas EAN13, cada variação de material, cor, tamanho e largura é um produto novo.
O fabricante identificará cada uma destas variações com um código de barras EAN13 diferente.

Trabalhei vários anos em uma fábrica de calçados e sei que existe uma grande variação no mesmo modelo.
Exemplo:
modelo: JULY, material: pelica, cor: preto, tamanho: 36, largura: M
modelo: JULY, material: pelica, cor: azul 39, tamanho: 37, largura: N
modelo: JULY, material: verniz, cor preto, tamanho 37, largura W



Para resumir o contexto desse tópico vou replicar um mini artigo , que irá esclarecer acerca desse assunto.

Citação:

Ola, amigos do Projeto Sia Consult, nesse segundo artigo aqui escrito para o Projeto estarei apresentando uma estrutura de Banco de Dados que e usada em sistemas que trabalham em Grade geralmente em segmentos de confecções de calcados.

Bom o controle em Grade um recurso muito pedido quando se trabalha com clientes desses segmentos, pois os clientes podem saber as informações mais detalhadas sobre seus produtos.

O mesmo pode saber qual tamanho que vende mais qual vende menos, assim ele pode pedir mais quantidade de um certo tamanho por que ele analisou no sistema que ele vende mais.

Inicialmente a minha estrutura de grade e composto por 5 tabelas, isso mesmo 5 tabelas.

Vou explicar para todas elas em detalhes, veja na figura abaixo a minha tabela de cadastro de produtos em grade que chamo de detalhada.




Linha (CODLIN) – Tabela onde e guardada os dados principais da Linha = Produto.

Ex: Descrição, Unidade, CodFornecedor, CodMarca, CodGrupo, CodSubGrupo e TipoProduto.

A segunda se chama Modelo (CODMODELO) e onde guardamos as referencias de cada linha, a mesma pode conter referencia, cor.

A mesma se relaciona com a tabela de linha, pois a mesma contem um campo chamado CODLIN.

Terceira Tabela se chama Produto (CODPROD) que e onde serão guardados os tamanhos de cada referencia, na mesma existe o campo CODMODELO para se relacionar com a tabela MODELO.

Ex: Linha = Sapato
Referencia = 123, cor= Preta.

Tamanhos

34
36

Quarta Tabela se chama Estoque (CODEST) e onde são guardados os estoque (Quantidade em Estoque) de cada PRODUTO e de cada empresa, na mesma existe o campo CODPROD para relacionamento com a tabela PRODUTO.

Ex: O tamanho 38 pode ter a seguinte estrutura por loja.

Tamanho = 34, Loja 1 = 5
Tamanho = 36, Loja 2 = 10

Quinta Tabela CODIGOBARRA (CODBARRA) ufa  , na mesma e onde salvamos os códigos de barras de cada produto, isso mesmo um produto pode ter mais de um código de barra, na mesma existe o campo CODPROD para relacionamento com a tabela PRODUTO.

Na figura abaixo mostro um pequeno diagrama das Tabelas citadas com seus respectivos relacionamentos.




Bom pessoal já que temos que iniciar então pensei em iniciar mostrando a parte do cadastro de produtos que e celebro do nosso sistema.

Como comentei no inicio esse sistema será um sistema varejista, e essa estrutura de tabelas pode ser usada para montar um cadastro de um cliente de mercadinho como para um cliente que trabalha com grade como um cliente de calçados.

Veja na figura abaixo uma tela de um cadastro simples que pode ser usada e quase todos os tipos de clientes.





Conclusão

Nesse artigo expliquei como funciona um modelo de cadastro em Grade que pode ser usado para tipo de clientes e segmentos.

Espero ter ajudado alguém e espero sugestões.

Uma coisa.

Estou precisando de um voluntário para fazer a modelagem do banco de dados usando alguma ferramenta de modelagem, pois o meu tempo nesse momento não esta dos melhores.

Tenho um emprego e tenho meus próprios clientes e nas horas vagas estou começando a da um gás no nosso projeto, espero que tenhamos um voluntário logo.

Vou postar o banco de dados em SQL Server para que todos possam dar seus palpites sobre o mesmo.

Att.

Sérgio de Castro Guedes - sergio@delphi.eti.br
Coordenador Geral do Portal Planeta dephi www.delphi.eti.br e Editor Geral da Revista TiMagazine. Programador Delphi desde de 2005, experiências em MSSQL, Firebird.
Atualmente tem sua própria empresa em Manaus-Am, Lider do projeto Sia Consult.



FOXMAN 02/10/2012 19:52:59
#411092
NICOLLAS2 03/10/2012 17:01:23
#411184
seguindo a logica que eu acredito ser a certa, voce deve fazer o cadastro da seguinte forma:

Tabela de cadastro principal

Cod Produto R$
01 Tenis Adidas Hyper 100,00
02 Tenis Adidas Kundo 98,00

Tabela de cadastro auxiliar

Cod CodRef EAN Cor Tamanho
01 01 789001 Preto 40
02 01 789002 Branco 40
03 02 789111 Preto 40

neste caso sua tela de pdv vai buscar o ean na tabela auxiliar
RICKSOUSA 04/10/2012 11:29:58
#411234
por enquanto eu acho que a ideia que ficou bem mais explicativa e mais usual seria a do foxman, mais aguardo mais sugestões.
por enquanto só tenho a agradecer o pessoal que esta ai para ajudar valeu galera.
ERIVELTONVGA 04/10/2012 12:00:48
#411238
Ricksousa bom dia

o meu sistema não tem grade de produtos, mais vi outros por aí para tirar uma base, pelo que vi quase todos tem uma [Ô]tab[Ô] que vai somente adicionando ex: [Ô]preto*****************[Ô], [Ô]branco******************[Ô], etc
e na consulta ele pega os dados principais do cadastro junto com a grade e monta a descrição individual.
ex: jg cama king karsten preto***************
jg cama king karsten branco***************

não é diferente do foxman não.

Agora vem o motivo de estar postando o comentario, tive problemas não do sistema mais sim humano, em uma empresa os funcionarios que cadastrava produtos, entrava e saia, sempre trocava e cada um cadastrava de um jeito e tive que fazer um alteracao no sistema.

O SISTEMA PRé CADASTRA, pelo menos o principal. igual o exemplo acima

cada subgrupo fica vinculado ao grupo ex: subgrupo[Ô]jg cama[Ô] ao grupo [Ô]cama[Ô]

quando cadastro eu seleciono obrigatoriamente o subgrupo [Ô]jg cama[Ô] que tras automatico o grupo [Ô]cama[Ô] e seleciono o tamanho [Ô]KING[Ô] e fornecedor [Ô]KARSTEN[Ô](no cadastro de fornecedor tem [Ô]descredforn[Ô] que aparece no cadastro de produto

que fica [Ô]JG CAMA KING KARSTEN[Ô] *******************(os asteriscos é o complemento ex: preto, branco, flores....[Ô]que poderia trazer a partir da grade)

o principal para os relatorios sempre será o mesmo agora, nunca vai sair do padrão, quem sabe você ja adapta é só uma idéia.
Pelo que vi o seu sistema ja tem os campos só faltaria o seu sistema montar a parte principal e no complementos finalizar a descrição e ficar um cadastro organizado.

fica aí a idéia .

abraços
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas