TERMO DE RISCO USANDO BD ACCESS

FBGSYSTEMS 22/10/2012 10:38:43
#412479
Bom dia galera.
Seguinte, tem uma empresa que estou prestando serviços, desenvolvendo o sistema deles, nao temos contrato mensal. Estamos como se eu fosse freelance.
Porem antes de começarmos o desenvolvimento, avisei-os sobre os riscos de eles continuarem usando o access como banco de dados, e que o ideal era que antes de tudo migrassemos para o MySQL. Porem eles nao quiseram, pois logicamente teria custo para fazer esta migração(sistema deles esta escrito com DAO no vb6)
Mas isso esta me deixando com uma pulga atras da orelha, avisei todos os riscos que conheço que o access pode trazer, como como corrompimento da base, perda de dados, atraso para realizar atualização tendo que parar o trabalho em todas as máquinas etc.

Estou pensando em escrever um termo de risco para eles assinarem, me isentando de qualquer um dos problemas decorrentes do access. O que voces pensam sobre isso? Já passaram por situaçao parecida e/ou fizeram o tal termo ?

Fico grato com a ajuda dos colegas.
LLAIA 22/10/2012 10:56:28
#412480
Acho que vc está correto. Seria bom, vc fazer uma pesquisa em sites confiáveis e mostrar os principais problemas que muitos desenvolvedores passaram.

Recentemente o PROFESSOR respondeu a um colega aqui, com bons argumentos que podem te orientar na tua argumentação. http://www.vbmania.com.br/pages/index.php?varModulo=Forum&varMethod=abrir&varID=412431&varPagina=1
MARCELO.TREZE 22/10/2012 11:08:33
#412483
Olha eu nem digo você criar um termo de risco, isto não soaria bem, ou seja seu cliente poderá perder a confiança em você, ou até mesmo achar que você esta forçando a barra para migração do banco de dados, o que eu aconselho é sim você criar o seu contrato de serviço e nele colocar uma clausula para isentá-lo de futuros problemas ocasionados pelo banco ACCESS, como dito pelo colega LLAIA faça uma pesquisa e crie um fundamento para sua proposta de migrar o banco.

PS: se você estiver atualizando o programa de DAO para ADO você não teria dificuldades de migrar o banco uma vez tudo praticamente funciona da mesma forma.

FBGSYSTEMS 22/10/2012 11:13:11
#412484
Ola Marcelo, tambem acho o termo de risco meio pesado. Nao gostaria de usá-lo tambem.
Ja conversamos pessoalmente e falei tudo isso(os riscos) para eles, e entenderam numa boa, porem ter tudo documentado também é importante.
Vou realizar uma pesquisa e apresentar para eles.

Obrigado por enquanto.

Aceito mais sugestões e opiniões.
NILSONTRES 22/10/2012 12:29:20
#412496
Amigo, faça isso mesmo, o access me causa varios problemas, até perca de dados por motivo de travamentos,.
O Mysql não esta livre de corrompimento, a poucos dias corrompeu em um cliente meu, mas só acontece , que eu saiba , por problemas de hardware.

O access tambem costuma corromper por problemas de falha na rede, mas depois do officce 2007 ou superior, basta abrir a base com ele que restaura de boa, pelo menos comigo nunca falhou.
LUIS.HERRERA 22/10/2012 15:59:07
#412513
Resposta escolhida
Todos os bancos podem corromper. O único que até hoje não ouvi nada nesse sentido, porém também não li nada dizendo ser impossível é o Oracle.

Todos os demais há diversos casos na web de relatos, sendo os piores em função de inúmeros problemas, Firebird, MySQL, MSAccess (que nem banco é) e inclusive SQL Server . Todos estes tenho conhecimento de problemas, após pesquisas em fóruns e no Google.

Nota: Os fatores que mais corrompem MS Access são:

1) Placa de rede incompatível (hoje isso já foi corrigido)
2) Queda de conexão da rede/energia elétrica durante acesso ao banco (isso em quase todos os bancos ocorre também)
3) Programação mal feita no software de acesso ao [Ô]Banco[Ô]. Se escrever um bom código, otimizado para acesso ao Access, abrir e fechar corretamente a conexão sempre, etc.. erro aqui é quase impossível.
4) Usar DAO ou RDB ao invés de ADO (versões mais recentes).

Depois disso tem outros comuns também:
- Falha de área no disco onde se gravou os dados (hardware)
- Tamanho do banco (limite conhecido, porém se o hardware for limitado ou a estrutura dos dados mal projetada, esse limite é bem inferior, podendo nem atingir 100 Megas)
- Má utilização de índices nas tabelas ou estrutura dos dados equivocada, também colaboram e muito, inclusive na lentidão das pesquisas. Usar índices alfanuméricos é um perigo no Access, ou repetir dados, deixando o banco inchado.
- Por último e não menos importante, em função do MS Access não ser realmente um banco de dados, se o sistema faz inclusões e exclusões periódicas, isso deixa o banco inchado e desorganizado, pois os espaços em branco não são limpos automaticamente, sendo preciso uma intervenção de reparar e compactar periódicamente.

Esses são alguns dos aspectos que me deparei muito nas pesquisas que fiz antes da escolha, e por isso decido pelo access apenas para aplicações onde o banco não ultrapassa 100 usuáriso simultâneos ou os dados não chegam a 100 megas em 10 anos (muito bem estruturados e indexados), ou seja, pequenas aplicações.

Hoje a nova versão já esta sendo feita com SQL Server express ou se o cliente tiver a versão normal, é só usar sem problemas.

Agora sobre sua pergunta, concordo com os colegas, termo de risco é [Ô]Deselegante[Ô] e pouco profissional no seu caso, o correto é um contrato de prestação de serviços bem elaborado, como sugerido pelos colegas. Inclusive um contrato é sempre obrigatório e totalmetente profissional em qualquer negociação.

Abraço
FBGSYSTEMS 23/10/2012 11:54:07
#412593
LUIS HERRERA, ótimo seu post.
Obrigado mesmo !
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas