TEXTBOX FOR?AR PREENCHIMENTO PELO USU?RIO

EFS2017 04/04/2017 10:44:07
#472981
Galera é o seguinte.
Estou com um pequeno projeto pessoal pelo Vb Express 2010, no qual insere-se dados através de um textbox. Eu preciso forçar o usuário a preencher os dados para poder sair do textbox. No VBA, pelo Excel eu consegui através do evento Exit (Exit (ByVal Cancel As MSForms. ReturnBoolean). Contudo, no Vb.Net eu não estou conseguindo.
Alguém poderia dar uma mãozinha? Eu não quero fazer a checagem somente quando clico no Buttom, mas sim já no momento em que o usuário aperta o [Ô]Tab[Ô] ou clica no outro textbox.
Tentei pelo LostFocus, mas também nao consegui.
Uma mãozinha?
LVFIOROT 04/04/2017 12:17:35
#472986
segue eventos que podem ser utilizados para monitorar a entrada e saida de focu/conteudo

private void textBox1_Enter(object sender, EventArgs e)
{

}

private void textBox1_Leave(object sender, EventArgs e)
{

}

private void textBox1_Validated(object sender, EventArgs e)
{

}

private void textBox1_Validating(object sender, CancelEventArgs e)
{

}
LVFIOROT 04/04/2017 12:21:15
#472987
COQUITO 04/04/2017 16:52:08
#473010
no evento click do teu botao faça assim
if txtbox.text=[Ô][Ô]
Citação:

:
Galera é o seguinte.
Estou com um pequeno projeto pessoal pelo Vb Express 2010, no qual insere-se dados através de um textbox. Eu preciso forçar o usuário a preencher os dados para poder sair do textbox. No VBA, pelo Excel eu consegui através do evento Exit (Exit (ByVal Cancel As MSForms. ReturnBoolean). Contudo, no Vb.Net eu não estou conseguindo.
Alguém poderia dar uma mãozinha? Eu não quero fazer a checagem somente quando clico no Buttom, mas sim já no momento em que o usuário aperta o [Ô]Tab[Ô] ou clica no outro textbox.
Tentei pelo LostFocus, mas também nao consegui.
Uma mãozinha?



simples faça desse jeito em vb.net

if txtbox1.text=[Ô][Ô] then
msg([Ô]Campo do txtbox 1 é obrigatorio[Ô])
exit sub
elseif txtbox2.text=[Ô][Ô] then
msg([Ô]Campo do txtbox 2 é obrigatorio[Ô])
exit sub
elseif txtbox3.text=[Ô][Ô] then
msg([Ô]Campo do txtbox 3 é obrigatorio[Ô])
exit sub
else
msg([Ô]registro realizado com sucesso.[Ô])
end if
KERPLUNK 04/04/2017 17:07:55
#473013
Além do que o COQUITO mostrou, também use o comando SetFocus para que o cursor volte para a textbox desejada:

if txtbox1.text=[Ô][Ô] then
msg([Ô]Campo do txtbox 1 é obrigatorio[Ô])
txtbox1.SetFocus()
exit sub
elseif txtbox2.text=[Ô][Ô] then
msg([Ô]Campo do txtbox 2 é obrigatorio[Ô])
txtbox2.SetFocus()
exit sub
elseif txtbox3.text=[Ô][Ô] then
msg([Ô]Campo do txtbox 3 é obrigatorio[Ô])
txtbox3.SetFocus()
exit sub
else
msg([Ô]registro realizado com sucesso.[Ô])
end if

EFS2017 04/04/2017 17:13:34
#473014
Então.... Eu preciso que seja verificado se foi preenchido quando o textbox perde o foco e não ao clicar no botão. Por isso mencionei o evento Lostfocus do textbox. Até consegui fazer mas se eu clicar no botao [Ô]Cancelar[Ô] para sair do formulário, retorna a msg: [Ô]o nome é obrigatório![Ô]
KERPLUNK 04/04/2017 17:26:57
#473019
Acho que seu problema é de compreensão de conceitos. Componentes visuais, geralmente possuem eventos que são ações relacionadas à ele. Cada evento é acionado no momento da ação. Se você quer que ao sair de um textbox alguma ação seja executada, você precisa usar o evento correspondente e adicionar a ação desejada nele. Estes são os eventos do componente textbox. No seu caso, você precisa utilizar o evento Validating.
COQUITO 04/04/2017 17:42:33
#473023
Citação:

:
Então.... Eu preciso que seja verificado se foi preenchido quando o textbox perde o foco e não ao clicar no botão. Por isso mencionei o evento Lostfocus do textbox. Até consegui fazer mas se eu clicar no botao [Ô]Cancelar[Ô] para sair do formulário, retorna a msg: [Ô]o nome é obrigatório![Ô]



brother esse são tratamentos muitos simples que qualquer principiante pode fazer o tratamento, é so usar o evento Enter e leave

private sub txtbox_enter
txtbox.backcolor=color.yellow
end sub

private su txtbox_leave

txtbox.backcolor=color.white
end sub
EFS2017 04/04/2017 17:48:48
#473025
Citação:

:
Acho que seu problema é de compreensão de conceitos. Componentes visuais, geralmente possuem eventos que são ações relacionadas à ele. Cada evento é acionado no momento da ação. Se você quer que ao sair de um textbox alguma ação seja executada, você precisa usar o evento correspondente e adicionar a ação desejada nele. Estes são os eventos do componente textbox. No seu caso, você precisa utilizar o evento Validating.


Citação:

:
Acho que seu problema é de compreensão de conceitos. Componentes visuais, geralmente possuem eventos que são ações relacionadas à ele. Cada evento é acionado no momento da ação. Se você quer que ao sair de um textbox alguma ação seja executada, você precisa usar o evento correspondente e adicionar a ação desejada nele. Estes são os eventos do componente textbox. No seu caso, você precisa utilizar o evento Validating.


Claro que meu problema é compreensão de conceitos. Se assim não fora, eu não teria pedido ajuda.
Eu ja fiz assim. Ocorre que ao tentar sair do formulário, retorna a msg [Ô]o nome é obrigatório[Ô].
De qualquer forma, muito obrigado. Vou tentando por aqui.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas