TRADUZIR O APLICATIVO?

TAMANINI 11/01/2005 14:24:21
#60008
Voltei pessoal!
Acabou a mamata, voltando a trabalhar a todo vapor.
Bem e, já começo o ano com uma nova dúvida, alguém sabe se tem como fazer um software que mude de idioma com o VB?
E como faria iria criar vários arquivos como o inno setup cria para a tradução do programa, como .isl?
Preciso que o meu programa tenha opção de ficar no idioma inglês, espanhol e português. Alguém teria algum exemplo, precisarei mudar toda a estrutura do programa?
CLEVERTON 11/01/2005 14:29:04
#60010
rapaz,

vc pode criar arquivos .ini e carregar os labels ,menus do seu prg, com as mensagens do arquivo .INI
USUARIO.EXCLUIDOS 11/01/2005 14:30:29
#60011
Tammnini,
Utilizo rotina para leitura dos texto num arquivo INI, contendo seções, chaves e valores. As seções definem o nome do form, as chaves o nome do controle e o valor o texto ou o caption a ser exibido.
numa seção msgbox defino os terxto das mensagens a serem exibidas pelo programa e numa seção chamada general ou main defino dados sobre a versão do programa, idioma do arquivo e outras informações gerais pertinentes.
Caso tenha dúvidas mande-me um e-mail para wcrodrigues@hotmail.com que pegarei uma rotina que tenho em casa e meando para vc.
USUARIO.EXCLUIDOS 11/01/2005 14:40:03
#60020
Resposta escolhida
Pela facilidade de manipulação e configuração, e recuperação da informação (o principal) recomendo você utilizar um ini também, ja tentei de outros modos e é chato principalmente na hora de requisitar as informações...
Faça o que os amigos citaram acima, se tiver mais dúvidas poste aqui
até mais!
TAMANINI 11/01/2005 15:39:40
#60049
OK! WCOSTA, pode me enviar essa rotina?
A minha dúvida é a seguinte, vou deixar um rotina em um modulo por exemplo e irá traduzir os labels, textbox, checkbox, etc, de um form apenas, quando for abrir outro form ele chama a rotina novamente para traduzir o form que será aberto, e assim por diante? Não ficará lento o aplicativo, neste fecha form atual, abre o outro form e traduz?
TAMANINI 11/01/2005 15:42:12
#60050
Esqueci de dizer, me informaram que dá para utilizar o resource editor, seria melhor? Alguém teria algum exemplo deste tb? Peguei um exemplo aqui do site com arquivos .ini, vou dar uma olhada direito, o problema dos arquivos .ini é que o usuário acaba abrindo e modificando!
VB6MASTER 11/01/2005 22:40:55
#60161
Tem um artigo, que achei muito bom, no macoratti. Dê uma olhadinha e v se te da uma luz.
http://www.macoratti.net/recursos.htm
TAMANINI 12/01/2005 08:28:59
#60186
Valeu! Já me deu uma luz!
Agora minha dúvida é o seguinte, arquivos .res ou .txt, qual seria a melhor opção? Ou seria mais rápido e mais prático para quando quiser alterar?
USUARIO.EXCLUIDOS 12/01/2005 08:56:14
#60189
Tamanini, veja um programinha que exemplifica isso, ele tem dois arquivo, english.lng, e spanish.lng. Ele é tão interessante (usa INI) que para criar um novo idioma não é essa complicação de RES, só copie o spanish e colei com o nome de português, ai abrir no bloco de notas, e fui traduzindo, e quando abri o programa novamente, lá estava, mais um idioma, português, prontinho funcionando, sem ter que alterar uma linha de código se quer...
é só um exemplo de como você deve fazer, e como é mais simples usar conceitos INI ou TXTÂÂÂ's.

MP3 Player c/ seletor de Idiomas
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas