TRIBUTACAO NFE

NILSONTRES 30/10/2012 15:49:21
#413169
Pessoal,
Vi um Video de uma empresa, onde ela mostra que configura toda a tributação de um produto de acordo com o NCM.
Eu nunca ouvi falar isso, meu contador é um meia boca, nem pergunto, porque ele nunca sabe responder nada com certeza, como vcs estão configurando os itens ?
No meu caso configuro item a item, me baseando só na cfop, a não ser que seja cliente cadastrado no simples nacional que não tributa.

Acho estranho esse assunto ser tão pouco cogitado aqui, acho até que merecia um topico sobre tributações, pois isso facilita nossa vida, na hora
de configurar o nosso cadastro de produtos e tributos.

Alguem sabe dizer se O NCM tras as demais tributações de um produto ? Se isso for verdade, vou alterar em meus sistemas.
Busquei no google, mas não achei nada a respeito.

EDUFS 30/10/2012 16:44:28
#413174
Posso estar falando besteira. Se estiver peço para os companheiros me corrigir.
Pelo pouco que conheço sobre a legislação, o NCM esta ligado com a tributação do pis e cofins, assim como o ICMS (Substituição Tributaria).
Mas o cst do pis, cofins dependem se uma série de fatores (se é entrada ou saida, simples, lucro real, etc). Ja me ofereceram um sistema onde alem de tudo, tambem vendem uma [Ô]base[Ô] onde corige o cst do pis e cofins, atraves do ncm, logico que vinculado ao sistema deles.

Pelo menos foi isso que meu contador me informou.

Para o SPED, estou usando o ncm para [Ô]pegar[Ô] o cst do pis e cofins.
ADHEL 30/10/2012 19:12:06
#413204
Leia esse post Como determinar a tributação de um produto?
Essa questão é complexa  

Corretíssmo.
NILSONTRES 30/10/2012 19:16:48
#413205
EDUFS,
Citação:

o NCM esta ligado com a tributação do pis e cofins, assim como o ICMS (Substituição Tributaria).


Deve ser isso mesmo, em todas as minhas pesquisas feitas depois que li o que vc citou, me leva a essa conclusão.

BARROS,

Citação:

A tributação leva em conta: CRT (Regime de Tributação), CFOP (Classificação Fiscal), entre outras informações...


Pois é, faço a config nos meus clientes em cima disso, é que pensei que poderia faclitar mais ainda.

Na Verdade, meu sonho de consumo hoje em dia é ter um contador a minha disposição para deixar meus sistemas afinadinhos, rsrsrsr
São perguntas e Duvidas infinitas, agora terei que gerar NF de remessa, caso feche com um novo cliente.
SAMUKA 30/10/2012 21:23:10
#413213
Resposta escolhida
NILSONTRES, é bem o que consta na reportagem da UOL.

Tem muita coisa pra ser avaliada, num existe uma regra que funcione pra todos.
O que é pior: da mesma forma que existem programadores meia-boca, também existem contadores que não valem o que falam.
Já tratei com varios contadores, e tem uma maioria que é antiga de mercado que não quer esquentar a cabeça em se atualizar e dizem que o problema não é deles.
Na verdade o problema é deles sim!! A partir do momento que eles são responsáveis pela parte Fiscal de uma empresa, eles respondem como co-autor em processos de fiscalização da Receita Federal ou Estadual.
Infelizmente pela falta de experiência, muitas empresas novas se sujeitam a contadores mal formados e mal informados, só pq o custo é menor. E no final querem jogar a bucha nas nossas costas!
NILSONTRES 30/10/2012 23:27:44
#413219
SAMUKA,
Tem o Linque dessa reportagem ?

Eu faço questão de deixar bem claro para meus clientes, inclusive estou aderindo ao contrato, que toda a parte fiscal é por responsabilidade do contador.
Frequentemente, me ligam dizendo que tem que emitir nota de devolução e que o contador manda ligar para min, eu tenho que me virar com os calculos dos
tributos, icms substituição, iva etc e tal. O contador nem sabe que é isso. Até agora Tem me ajudado bastante um contador de um cliente meu, mas eu não
posso ficar abusando do cara, afinal ele é contador do meu cliente e não meu, o meu eu estou estudando mudar.
SAMUKA 31/10/2012 09:05:26
#413236
NILSONTRES, o link é o que o ADHEL passou.

Meu conselho é que esses questionamentos sobre as aliquotas para os contadores, sejam feitas por e-mail e solicite que respondam por e-mail.
Só assim você tem um [ô]salva-guarda[ô] em casos de fiscalização.

Hoje o sistema tributário tem diversas variáveis, segue as que conheço:
- Regime Tributário do Emitente
- Regime Tributário do Destinatário
- Se é Indústrialização ou Comercialização
- NCM
- Convênio de Substituição Tributária
- SUFRAMA
- Estado de Origem
- Estado de Destino
- CFOP (Natureza de Operação)

Na minha opinião, só existem 2 saídas: ou você deixa o cliente colocar tudo manualmente, ou você cria uma Classe com os calculos de imposto para cada cliente seu. A 3ª saída, que no meu ver é completamente inviável, é fazer uma classe capaz de gerenciar todas as formas que você desobrir. O problema é que isso vai ficar gigante e você terá muitas atualizações pra fazer, pois o governo muda aliquotas e tributações a seu bel-prazer .... e com uma frequencia irritante!!

Infelizmente essa é nossa realidade enquanto não houver uma reforma tributária descente
NILSONTRES 31/10/2012 13:33:28
#413276
Obrigado SAMUKA,
Li a matéria.
Sera que a receita não chega a uma conclusão, que, simplificar os impostos acarretariam em:
Maior recolhimento.
Diminuição dos custos aos contribuintes com relação a mão de obra de contadores e desenvolvedores, o que causaria:
Maior recolhimento.
O sistema tributaria nacional, é como se fosse um sistema confuso, mal projetado e fadado ao prejuizo.

Citação:

Meu conselho é que esses questionamentos sobre as aliquotas para os contadores, sejam feitas por e-mail e solicite que respondam por e-mail.
Só assim você tem um [ô]salva-guarda[ô] em casos de fiscalização.


No inicio achava que não seria necessário, mas agora, é o que vou começar a fazer.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas