TROCA DE MENSAGEM ENTRE FORMS

USUARIO.EXCLUIDOS 03/10/2006 18:10:56
#175391
Olá, eu gostaria de saber se tem como se fazer uma troca de mensagem entre Forms...

Tipo fazer um form de pesquisa de cliente, onde varios outros forms chamam esse form, e ele teria que passar ao form que fez a chamada o ID do cliente selecionado pelo usuario, para que assim no form que chamou eu busque os dados do cliente.

Tem como se fazer isso ?

Valeu
USUARIO.EXCLUIDOS 03/10/2006 18:22:53
#175393
Eu faço assim:
Tenho uma variavel publica ( gCodigo )
Crio um Form de Consulta e toda vez que o cursor muda de linha no Grid o gCodigo se atualiza. No DBGrid é a propriedade RowColChange.


Private Sub DBGrid1_RowColChange(LastRow As Variant, ByVal LastCol As Integer)
On Error GoTo ErroX

gCodigo = DBGrid1.Columns(0)
Exit Sub

ErroX:
If Err.Number = 13 Then
Resume Next
End If

End Sub


Dai é só fazer a consulta em qualquer lugar.

USUARIO.EXCLUIDOS 03/10/2006 18:30:02
#175394
Eu pensei em fazer isso!.. Mais não atende o que eu realmente quero!...

Alguem tem mais alguma sugestão ?
ESLEYSANCHES 03/10/2006 18:32:32
#175395
Ow, uma forma mais fácil ... crie um textbox e coloque com a propriedade visible False (Invisivel), depois ao abrir o outro form, o formulario puxa os dados do textbox do form1 por exemplo:

if form1.text1.text = "senha" then
'Está OK
exit sub
else
'Não está OK, ou não é o esperado
msgbox("Dado ou ID de usuario inválida")
unload me
end if


é uma forma mais fácil de se fazer, vc entendeu ? Se não, faço um exemplozinho prático e simples

Abraços e t+
USUARIO.EXCLUIDOS 03/10/2006 18:34:18
#175396
PQ vc não usa uma Variável Global?

vai num módulo e cria ela:

Global id_cliente as Integer

dae no form de pesquisa, qdo vc clicar no botão de aceitação, vc coloca o valor do id do cliente nela, e faz com q o form q chamou leia a variável.
ESLEYSANCHES 03/10/2006 18:40:01
#175397

Bom, para não te deixar na mão e te ajudar, já fiz o projeto exemplo !!

Dê uma olhadinha no anexo. ;-)

Abraços !!
USUARIO.EXCLUIDOS 03/10/2006 18:44:07
#175398
Eu estou entendendo o que vcs estão dizendo...

Vou tentar refazer a pergunta, como eu faço para saber qual form que chamou o form de pesquisa...

Foi assim eu posso fazer uma referencia a uma objeto que está dentro do form que chamou o form de pesquisa...

Agradeço
USUARIO.EXCLUIDOS 03/10/2006 18:52:38
#175401
Citação:

RUINAS escreveu:
Eu estou entendendo o que vcs estão dizendo...

Vou tentar refazer a pergunta, como eu faço para saber qual form que chamou o form de pesquisa...

Foi assim eu posso fazer uma referencia a uma objeto que está dentro do form que chamou o form de pesquisa...

Agradeço



Carinha, nativamente no VB não dá, mas vc pode fazer como no arquivo em anexo...Uso uma variavel global no form a ser chamado (e nao em um modulo), evitando assim ao maximo erros...

Para testar, clique no botão do Form1 e digite um valor no text do form3 (q aparecerá), o valor retornará ao text do form1, faça o mesmo com o form2...flw
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas