TROCAR SENHA DO USUARIO ROOT DO MYSQL VIA VB

ALVAROVB2009 17/05/2012 15:10:40
#402157
Galera preciso saber se tem como trocar a senha do usuário root do mysql, más isso via código.
Achei nas minhas pesquisas como que se faz via DOS, más não é isso que quero.
Preciso dar um update na senha do usuáro root com a minha senha desejada, pois estou criando um instalador e nesse instalador estará indo o mysql para instalar, então na documentação vou pedir para o usuário colocar a senha 123456 no usuário root e minha idéia era mudar essa senha quando o sistema entrar, assim o usuário não ficaria com a senha do banco..
Percebi também que a senha é criptografada, então fica um pouco mais complicado, será que alguém pode me ajudar?

Desde já agradeço

KERPLUNK 17/05/2012 15:26:45
#402166
UPDATE user SET password=PASSWORD([ô]newpassword[ô]) WHERE user=[ô]root[ô];

O problema é que para que esse comando rode, você deve estar logado como root...
ALVAROVB2009 17/05/2012 16:11:44
#402182
Kerplunk obrigado pelo retorno

Uma pergunta como logado por como Root?

Eu tentei esse comando no heidsql , com o usuário root, e ele não funcionou, eu cheguei a até usar esse comando sem o password na frente e deu caquinha , tive que reinstalar o mysql pq ele tinha perdido a conexão com o localhost e não conseguia mudar a senha pelo DOS por nada

KERPLUNK 17/05/2012 16:23:50
#402184
Você deve fazer o login no banco com o usuário root para poder executar esse comando...
ALVAROVB2009 17/05/2012 17:07:33
#402196
Kerplunk obrigado pela ajuda

Como comentei eu ja estava fazendo o login no banco como Root, más descobri o porque não estava conseguindo mudar a senha, eu não estava reiniciando o serviço do mysql
Eu usei esse comando no Heidsql
UPDATE mysql.user SET password=PASSWORD([ô]newpassword[ô]) WHERE user=[ô]root[ô]

E depois manualmente eu reiniciei o serviço do mysql, só assim que ele pegou a nova senha

Vlw pela ajuda
FFCOUTO 18/05/2012 10:43:23
#402238
Resposta escolhida
Pode-se usar o comando abaixo para trocar a senha apenas do usuário logado, dessa forma o próprio usuário pode fazer a mudança da senha quando deseja

SET PASSWORD = PASSWORD([Ô]novasenha[Ô]);


Após executar o comando você deve apenas fechar e abrir a conexão para que tenha efeito pois senão todas as ações futuras irão falhar para a conexão atual.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas