TUDO SOBRE DLL

USUARIO.EXCLUIDOS 13/03/2004 00:27:47
#15220
Pessoal,

Estou iniciando um progeto que vou usar dll para acessar periferico, então preciso de uma ajuda sobre DLLÂÂÂ's se alguem tiver alguma documentação sobre o assunto e que possa me ajudar fico grato.

O sistema ira fazer o seguinte, eu irei dessenvolver um exe padrão para achamar as rotinas da DLL que então ira comunicar com o periferico, então cada tipo de equipamento vai mudar somente a DLL, assim ira ficar paramentrizado. Então quando eu precisa mudar commandos de acesso ao equipamento mudo somente na DLL, e não mecho no exe.

Se alguem puder me ajudar....fico grato!
USUARIO.EXCLUIDOS 13/03/2004 02:17:59
#15230
Resposta escolhida
Em teoria, é uma idéia boa. Na prática, há sempre alguma consideração á fazer. Ao gerar seu executável apoiado em uma DLL, note que a versão da DLL é aquela da DLL gerada quando da compilação do executável. Caso as alterações que você faça na DLL sejam muito grandes, pode haver quebra na compatibilidade e o executável terá de ser recompilado (não refeito, apenas recompilado) para comportar as mudanças.
No mais, o desenvolvimento de uma DLL se comporta quase como uma extensão do desenvolvimento de sistemas em VB, apenas com o acréscimo de alguns ítens, como a exposição de seus métodos, propriedades e eventos, por meio de uma ou mais classes.
Uma DLL pode conter e utilizar funções, procedures, formulários, chamadas á API e controles ActiveX, comerciais e/ou de usuário, como qualquer aplicação VB convencional (executável Windows).
Dê uma olhada aqui no site, porque terá alguns exemplos bons. Outra indicação que não poderia faltar, é o artigo "Criando Componentes com o Visual Basic" ( http://www.macoratti.net/com_vb.htm ) do Macoratti. E, claro, não esqueça da própria Microsoft, o endereço ( http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/VBRef98/html/vbsamppage.asp ) pode ser um ponto de partida interessante.
Detalhe: Não esqueça de que o ASP também pode utilizar DLLs criadas em VB, de forma que toda uma aplicação pode ser montada assim e de que periféricos conectados á distà¢ncia podem ser controlados assim, também, com auxílio do protocolo TCP/IP. Pode vir á ser útil.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas