TURBO NO ACCESS
Tenho um software e estou usando um bd access mas este bd está a cada dia ficando mais pessado e o programa mais lento ainda.
Alguem tem alguma dica para dar uma melhora neste caso.
Alguem tem alguma dica para dar uma melhora neste caso.
JONE, vc pode criar ÃÂÂndices para as tabelas, exemplo:
Suponha que vc faça uma pesquisa na tabela Cliente, pelo nome e a tabela cliente esteja definido assim:
CLIENTE NÃÅ¡MERO(INTEIRO) (PK) Chave primária
NOME TEXTO(30)
ENDERECO TEXTO(20)
Se vc criar um ÃÂÂndice para o campo NOME a pesquisa ficará bem + rápida...Vc deve fazer isto para todas as consultas que vc tiver no sistema e que não seja chave primária.
Faça o teste...
Suponha que vc faça uma pesquisa na tabela Cliente, pelo nome e a tabela cliente esteja definido assim:
CLIENTE NÃÅ¡MERO(INTEIRO) (PK) Chave primária
NOME TEXTO(30)
ENDERECO TEXTO(20)
Se vc criar um ÃÂÂndice para o campo NOME a pesquisa ficará bem + rápida...Vc deve fazer isto para todas as consultas que vc tiver no sistema e que não seja chave primária.
Faça o teste...
Jone um detalhe importante, se você Exclui registros no seu DB, então deverá preparar uma rotina de reparação e compactação do banco, em função do volume de dados excluÃÂÂdos. Isso irá ajudar muito na velocidade, caso existam muitos dados no seu banco.
Eu tenho um sistema rodando a 2 anos em uma empresa com 30 funcionários, e nunca tive reclamações, mas meu sistema não possui exclusão de registros, assim não há problemas desse tipo. Claro que meu sistema também não é um controle de caixa ou estoques, o que o deixaria com lentidão ao longo do tempo, mas já é uma grande ajuda. O Access não foi feito para grandes volumes de informações, mas sim para pequenas aplicações. Se for o seu caso, deve pensar em migrar para outro banco mais robusto (Firebird, MSSQL, etc...).
Eu tenho um sistema rodando a 2 anos em uma empresa com 30 funcionários, e nunca tive reclamações, mas meu sistema não possui exclusão de registros, assim não há problemas desse tipo. Claro que meu sistema também não é um controle de caixa ou estoques, o que o deixaria com lentidão ao longo do tempo, mas já é uma grande ajuda. O Access não foi feito para grandes volumes de informações, mas sim para pequenas aplicações. Se for o seu caso, deve pensar em migrar para outro banco mais robusto (Firebird, MSSQL, etc...).
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas