UAC WINDOWS 8

MAXCIM 13/05/2013 10:45:04
#423369
olá amigos, tudo bem?

estou com dificuldade em identificar o status do UAC no windows 8, no Windows 7 eu lia pelo registro a linha HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System e verificava se EnableLUA estava 0 ou 1.

agora no Windows 8, mesmo baixando a barra do UAC até sua base, ( e mesmo reiniciando) seu status não mudou de 1 para 0.

alguem ja passou por isso? tem alguma ideia de como resolver?

desde já agradeço
THIAGOEMECAL 13/05/2013 11:13:46
#423372
Amigo, desativei o meu UAC do windowns 8 com este video. www.youtube.com/watch?v=XLV-I8Eqx90


olha ae..

MAXCIM 13/05/2013 15:31:28
#423389
humm.... pedir pro cliente fazer isso ai vai ser osso!

mas que negocio é esse da Microsoft que você desativa.. mas que na verdade não desativa?
OCELOT 13/05/2013 19:14:26
#423408
Resposta escolhida
Acho a coisa mais errada que existe forçar o usuário a desativar o UAC, ainda mais programas que não deveriam nem mesmo precisar de acesso de administrador, isso é basicamente uma gambiarra para fazer o programa funcionar, até porque o programa deveria funcionar sem o usuário ser administrador até mesmo no XP onde não existe o UAC.

Outra coisa é que se você obrigar seu cliente a fazer o que o vídeo explica no Windows 8 todos os aplicativos da interface moderna param de funcionar, que é o motivo dele não desativar por completo pela opção no painel de controle.
THIAGOEMECAL 13/05/2013 22:15:42
#423416
desativei apenas para ambiente de desenvolvimento. no cliente não precisei. o único erro que me dava era no sendkeys.

Realmente na maquina do cliente não podemos fazer isto. Desculpe entendi errado!

Qual erro esta dando ?
MAXCIM 14/05/2013 08:23:25
#423421
bom gente, eu não sei como vocês estão fazendo, mas a minha aplicação grava e lê o registro do windows e tbm grava dados na pasta em arquivos de programas, com o UAC ativado, não lá liberação de gravação nesses dois itens, impossibilitando o funcionamento do programa.

no XP era obrigatório o usuário ser administrador para rodar o programa, no WIN7 sem desativar o UAC não funcionava de maneira alguma.

agora no W8 complicou de vez!
THIAGOEMECAL 14/05/2013 09:13:51
#423429
é meu amigo, a situação esta complicando.

Meu sistema esta rodando no win8 mas no escritorio já estamos estudando para refazer o sistema em C# pois acho que o meu querido vb6 não terá vida muito longa!.

MAXCIM 14/05/2013 09:34:18
#423431
o programa foi feito em VB.NET com Fw 4.00

mas como eu disse acesso ao registro do windows e gravar na pasta raiz do programa ficam bloqueados se o usuário não for Administrador e o UAC não esteja desativado.


tem tbm acesso aos certificados para emissão de NFE que só rodam como ADM.

se alguém tiver uma solução para tal... por favor... peço socorro!
OCELOT 14/05/2013 14:21:34
#423455
Mas isso são coisas que não se deve fazer, não se deve gravar nada na pasta do programa, lá deve ser apenas para arquivos que são somente leitura, a pasta para gravar dados deve ser criada dentro de %appdata% (se for apenas para o usuário atual) ou %programdata% (se for para todos usuários), o registro também deve ser somente leitura se for no HKEY_LOCAL_MACHINE, para gravação deve ser usado apenas o HKEY_CURRENT_USER, e apesar de eu nunca ter feito nada com certificados digitais já vi programas que o usam e não necessitam de permissão de administrador.

Se o seu programa precisar de toda forma fazer alguma alteração nestas pastas ou no registro você deve pedir a elevação de privilégios em seu programa, se for algo que precisa ser feito apenas uma vez, ou muito raramente então eu consideraria fazer um programa a parte que faz estas alterações e este sim verifica se tem acesso e pede elevação, mas é muito raro um programa realmente precisar disso.

Na época do XP só era necessário todo mundo rodar como administrador porque os programadores não seguiam as boas práticas recomendadas pela Microsoft e gravavam informações onde só administradores podiam ter acesso, quando ela lançou o Vista com o UAC ela meio que obrigou todos a seguirem estas boas práticas, quem já fazia isso nunca teve problema com os programas por causa do UAC
MAXCIM 15/05/2013 14:53:59
#423539
é meu Caro Ocelot, valeu pelas dica.... seguir [Ô]boas praticas[Ô] deve resolver.. estou alterando isso.

valeu pela força!
MAXCIM 16/05/2013 17:50:07
#423606
Beleza gente.. ja adequei praticamente tudo, só falta a atualização do sistema... ( tenho um projeto a parte que baixa o novo EXE, apaga o anterior e copia o novo para seu lugar)

mas como fazer com que esse programa tenha permissão de acesso a pasta em c:\arquivos de programa\ ?
Página 1 de 2 [12 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas