UM SISTEMA SEM INSTALADOR

USUARIO.EXCLUIDOS 13/04/2004 12:50:36
#20291
Como fazer um sistema que exija cada vez menos componentes externos possíveis, e neste caso não precisar de instalador... Seja ele Sistema de Controle de Banco de Dados, ou outros mais complexos possíveis...


Vamos inventar, ou arrumar um jeito de fazer isto?
USUARIO.EXCLUIDOS 13/04/2004 15:12:16
#20332
Resposta escolhida
ZEUS

Mesmo que você gere sua aplicação utilizando somente os controles que acompanham a IDE do VB, sem incluir quaisquer outros componentes (OCX ou DLL) nem Designers, o VB ainda possuirá as dependências externas com o RunTime, o OLE etc.

Mas veja: Complique sua aplicação ao máximo, inserindo centenas de controles OCX, DLLs e ainda os Designers todos que puder (com excessão do Crystal), compile sua aplicação e insira em uma mesma pasta, o executável, os RunTimes e todos os componentes que utilizou e ainda o RegSvr32.exe.
Em seguida, com uma rotina simples do VB (sem forms), registre todos os arquivos DLL e OCX com o RegSVR32.exe

A aplicação irá funcionar.

Então, não há como "escapar" de um instalador, que tem a finalidade de registrar esses componentes. E isso, me desculpem, mas se aplica também ao Delphi. Se eu me utilizar de componentes OCX que eu criei em VB, no Delphi, preciso transportar esses componentes junto á aplicação e registrá-los também. Tente executar uma rotina ADO no Delphi em uma máquina que não tenha quaisquer das DLL e componentes relacionadas, nem os Office de 2000 em diante, (levando só o executável puro) e verá que não é possível.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas