USAR SOMENTE BD NA INTERNET E VIAVEL

MARCOS 16/09/2013 16:56:09
#428913
Bom dia!
Prezados colegas,
Tenho que criar um projeto em .NET (VB.NET).Já tenho familiaridade com VB.NET (Desktop).Meu conhecimento em aplicativos WEB é pequeno ainda.No entanto,devido as caracteristicas do projeto,o acesso a aplicação deverá ser feito em computadores separados,usando acesso a internet.Eu sei que ,neste caso o ideal seria criar uma aplicação em ASP.NET.Mas,o prazo é curto e gostaria de fazer uma aplicação em Desktop (VB.NET) ,que pudesse ser utilizada em qualquer micro conectado a internet.

No que pensei:

Pensei em criar a aplicação em VB.NET com a BD hospedada num servidor
na internet. (Até onde sei,a difereça de acesso (Usando ADO.NET) entre uma BD local e num servidor na Internet,
seria somente na String de coneção usada)

O que peço:

Peço um parecer dos colegas.Se de fato é viável,ou se terei [Ô]outros[Ô] problemas
que não me ocorreram ainda


Obs: A BD deverá ser Access ou outra Free ( A aplicação é basicamente,composta de cadastros)



Aceito qualquer orientação


KERPLUNK 16/09/2013 23:12:02
#428932
Resposta escolhida
Bem vamos lá:
1 - Quando se fala de internet, segurança é a primeira coisa que vem à mente. Use um banco de dados que forneça acesso por usuários, como o SQL Server ou MySQL. Esqueça concatenação de string, use apenas comandos parametrizados.
2 - Desempenho. Não adianta ter um servidor [Ô]parrudo[Ô] e uma conexão medíocre. Entenda que quando usamos conexões remotas, não somente o desempenho do servidor deve ser levado em conta, mas também o desempenho do cliente e da rede.
3 - Dê preferência a servidores que aceitem a criação de VPN. Se você vai ser responsável por ele, você ganha em liberdade para isso, mas perde na manutenção que passa a ser responsabilidade toda sua.
4 - A connectionstring deve ser muito bem guardada no cliente. Colocar a connectionstring explícita em um arquivo aberto é quase suicídio.
5 - Normalização do banco de dados é também de grande importância. Se seu banco de dados não estiver organizado, não tem código que resolva.
6 - Utilização dos objetos corretos para os dados também tem grande diferença no resultado final. DataReader para leitura e seu CRUD bem feito, são essenciais.
7 - Queries bem feitas também devem ter atenção. Joins corretos e comandos simplificados para melhor desempenho.
8 - Organização da aplicação é também importante. Não adianta ter tudo o acima citado ok e tentar trazer um range de 1 milhão de registros, não é uma boa idéia(sim, eu acentuo idéia e vou morrer acentuando)

De bate pronto é o que me ocorre...
MARCOS 17/09/2013 13:15:18
#428957
Kerplunk,
Até onde pude compreender,Criar uma aplicação .NET WinForm (Desktop), com a BD na Internet pode
funcionar muito bem.Ou seja,não existe nenhuma grande desvantagem.Entendi certo???


Obs: Claro,prestando a atenção em todos os aspectos que você relacionou acima como sendo importantes ao desenvolver
a aplicação.
KERPLUNK 17/09/2013 13:45:51
#428958
Citação:

:
Kerplunk,
Até onde pude compreender,Criar uma aplicação .NET WinForm (Desktop), com a BD na Internet pode
funcionar muito bem.Ou seja,não existe nenhuma grande desvantagem.Entendi certo???


Obs: Claro,prestando a atenção em todos os aspectos que você relacionou acima como sendo importantes ao desenvolver
a aplicação.


Desde que:
- Sua aplicação esteja bem construída, incluindo todas as melhores práticas
- Seu servidor seja de bom para ótimo e a conexão também.

A maior desvantagem, é que mesmo com o acima citado, a perda de desempenho é notável. Nunca vai ser tão rápido como em uma rede interna.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas