USO SERIAL PORT

GILBERTOJW 08/04/2013 17:13:14
#421664
Pessoal no uso do serialport eu posso por exemplo abrir e fechar portas USB ?
Caso sim alguém tería algum código simples para me dar de amostra ?
Na verdade eu quero progredir para emissão de 5v nesta porta para acionar um relé, mas caso não tenham informações sobre isso, só uma introdução como solicitado acima já me ajuda para depois eu continuar as pesquisas.
Já pesquisei bastante, mas compreendi pouco sobre o que vi.

Agradeço;
OCELOT 08/04/2013 17:47:15
#421665
Resposta escolhida
Acredito que não tenha como fazer isso, apesar de ter serial no nome, USB não funciona como uma porta serial.
Quando você conecta o dispositivo na USB o sistema operacional se comunica com ele e depois de identificado o dispositivo ele carrega um driver compatível com ele se existir, e só através deste driver é que é possível se comunicar com o dispositivo USB.

E acredito que menos ainda você vai conseguir controlar a emissão de 5v, por mais que o USB tenha um pino que é exatamente para mandar +5v você não controla ele, quando o dispositivo está conectado o sistema operacional sempre vai mandar estes 5v, o sistema operacional pode até desligar esse dispositivo dependendo das configurações, mas de qualquer jeito isso é controlado pelo sistema operacional e não pelo programa.
AJSO 08/04/2013 17:58:23
#421666
Caro GILBERTOJW

Abrir e Fechar porta é um pouco errado em dizer pois o que se pode fazer de fato com porta lógicas (paralela, serial) no caso do computador Porta LPT (Paralela, serial, USB) nesses casos será uma comunicação RS-232 ou melhor dizendo será gerado em Lógical TTL(Transistor-Transistor Logic). Estes circuitos têm como principal característica a utilização de sinais de [txt-color=#e80000]5 volts[/txt-color] para níveis lógicos altos. Seus circuitos integrados são constituídos basicamente de transístores, o que os torna pouco sensíveis à eletricidade estática.
Se vai utilizar as porta de seu PC para emitir um sinal e realizar o acionamento de dispositivos em que serão alimentados com CORRENTE E TENSÂO de sua porta física, vai meu conselho desenvolva ou compre um drive para proteger sua porta (SERIAL, USB, PARALELA etc..) pois se cometer um erro e gerar um curto em seu dispositivo queimara a saida de seu computador.............

Nesse site tem vária placas para fezer este tipo de experiências sobre acionar relés e controlar sinal de entradas e saídas.
http://www.iorobotics.com/
Boa Sorte




GILBERTOJW 09/04/2013 13:43:46
#421688
Pessoal obrigadom pelas dicas.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas