USUARIO DESENVOLVER SEU PROPRIO RELATORIO
Ola, preciso desenvolver um estrutura de relatorios onde os usuarios final do meu software possam criar seus proprios relatorios. Alguem ja fez algo parecido e poderia me ajudar? A ferramenta pode ser crystal ou activex reports, o importante é que ele consiga criar esses relatorios por conta propria.
desde já agradeço!
desde já agradeço!
Bom, neste seu caso usaria tabela temporária, criando a tabela em tempo de execução de acordo com os campos que o usuário selecionar no relatório.
Mas isto varia muito, da quantidade de tabelas, a flexibilidade que vc quer em seus relatórios, como exetamente irá funcionar.
Eu aconselho a começar a fazer a tela em que o usuário montaria o relatório, e conform os problemas forem surgindo vc vai postando...
Mas isto varia muito, da quantidade de tabelas, a flexibilidade que vc quer em seus relatórios, como exetamente irá funcionar.
Eu aconselho a começar a fazer a tela em que o usuário montaria o relatório, e conform os problemas forem surgindo vc vai postando...
Existe algum componentes que o usuario possa editar e criar os seu relatorio.
Testei um em .net com c#, não sei se funciona em VB6 mas é muito bom...
Stimulsoft
Testei um em .net com c#, não sei se funciona em VB6 mas é muito bom...
Stimulsoft
Não poderia ser em Excel ?
O usuário exportaria os dados pelo sistema, para uma planilha excel.
Daà em diante o usuário formataria as informação do jeito que quisesse.
O usuário exportaria os dados pelo sistema, para uma planilha excel.
Daà em diante o usuário formataria as informação do jeito que quisesse.
oi.. eh que ele criar os relatorios assim como nos criamos como "desenolvedores", entendeu? precisaria deixar esse recurso disponivel.. continuo aguardando novas ideias e procurando a solucao pelo google =)
Carinha, dê uma olhada neste link, faz isso que vc quer utilizando ActiveReports...flw
Usa o Access!
Vc vincula as tabelas que o usuário poderá ter acesso e pronto!
A partir daÃ, o usuário usa o gerador de relatório do access.
O que acha?
Vc vincula as tabelas que o usuário poderá ter acesso e pronto!
A partir daÃ, o usuário usa o gerador de relatório do access.
O que acha?
Olha Marcos,
Se for algo que é imprecindivel , ou alguém te pediu ,vale a pena o trabalho, mas vou te dizer uma coisa , o usuário tem uma preguiça danada, ele quer tudo mastigado.
é só uma dica, pois já passei por isso a uns anos atrás e vi que não valeu a pena.
Talves eu esteja errado e alguém mais experiente possa dizer.
Inclusive pode existir ferramentas atuais que facilitam esse tipo de trabalho, como disse o matioli.
Abraços
Se for algo que é imprecindivel , ou alguém te pediu ,vale a pena o trabalho, mas vou te dizer uma coisa , o usuário tem uma preguiça danada, ele quer tudo mastigado.
é só uma dica, pois já passei por isso a uns anos atrás e vi que não valeu a pena.
Inclusive pode existir ferramentas atuais que facilitam esse tipo de trabalho, como disse o matioli.
Abraços
Citação:NIL escreveu:
Olha Marcos,
Abraços
Dei essa dica pq já vi isso numa empresa onde presto consultoria. E olha que eles mandam bem, apesar de não serem da área de informática.
Verifique este link, faz o que vc precisa. Só não consegui gerar um relatorio de tabela com relacionamentos e adcionar grupos no relatório.
Obs.: Melhore o mesmo e disponibilize para a galera do vbmania...
Obs.: Melhore o mesmo e disponibilize para a galera do vbmania...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas