VALIDAR CAMPOS

MICHAELL 05/07/2016 23:40:04
#464519
Olá Galera..

Toda vez salvo os campos no banco de dados... preciso antes tratar os dados dos textBox, correto?
Caso contrário diversos erros ocorrem. Por exemplo:

Tenho que verificar se o campo no Banco de Dados é obrigatório, se for, exige que tenha informação

Tenho que Verificar Se o campo é inteiro, se for, converter o texto do texbox em int32, mas se o textBox esta vazio insere Zero ou Null se permitir.

Tenho que Verificar Se o campo é String, se for, converte tudo em Maiuscula, tira espaços iniciais e finais (trim), espaços duplicados no meio, mas se o textbox estiver vazio insere null se permitir.

Esses são apenas uns exemplos



Não queria estar fazendo todas essas validacoes, em todos os formularios do sistema.
Acredito que o C# já nos permite uma automatização desses processos.

Qual seria uma maneira mais profissional de fazer isso.. de forma que não fique if else if um abaixo
Como vocês fazem? ou qual seria o ideal a se fazer?
KERPLUNK 05/07/2016 23:54:01
#464520
No meu canal no YouTube eu ensino como fazer uma classe que é herdada em todos os objetos e TODAS essas validações podem ser feitas de uma vez com MÍNIMAS adaptações.
MICHAELL 06/07/2016 00:22:03
#464521
já olhei varios videos do seu canal.. muito bom!
vou olhar os outros

pensei em fazer um metodo de extensao... será que seria o ideal?
KERPLUNK 06/07/2016 00:47:13
#464522
Para o que você quer, com certeza não.
KERPLUNK 06/07/2016 00:48:07
#464523
No canal até mesmo disponibilizo o código fonte dos exemplos e os vídeos tem muita explicação, passo à passo de como reproduzir o seu.
MICHAELL 06/07/2016 01:04:35
#464525
ok.. vou ver os videos
MICHAELL 09/07/2016 20:34:33
#464669
Citação:

:
No canal até mesmo disponibilizo o código fonte dos exemplos e os vídeos tem muita explicação, passo à passo de como reproduzir o seu.



olha, olhei praticamente todos os videos, .. mas não vi nenhum explicando da validacao dos campos do windows forms
nao sei se deixar passar algo, mas saberia me dizer qual video seria?
KERPLUNK 09/07/2016 21:31:28
#464671
Resposta escolhida
A validação seria feita nos métodos da classe Backwork, que é a responsável pela integração dos dados com o banco. Cada método contém os dados para serem gravados e é neles que você vai criar uma segunda camada, a de validação. Ao receber os dados, você repassa para essa classe de validação a instância da classe à ser gravada, que vai conter a estrutura da classe e seus dados. Com Reflection, você vai pegar os atributos de validação que você especificar para cada propriedade de cada entidade e comparar isso com os dados da instância. Se você viu os vídeos e entendeu como tudo que fiz neles funciona, não terá nenhuma dificuldade em produzir isso.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas