VALIDAR DADOS E DUVIDAS EM SGRID
Seguintes dúvidas no SGrid do VBACcelerator:
Como habilitar edição de determinada linha;
Como retornar cada valor de cada coluna (prioridade baixa, nao tao dificil);
Fazer validação de dados;
Fazer ele virar uma grade mesmo, que nem o FlexGrid ou o DBGrid.
Agradeço.
Agradeço.
bom dia gewton !!
cara no flexgrid eu tenho um exemplo de como habilitar edição no grid
estou mandando se te servir blza !!!
vc vai criar um textbox e vai enganar o software ou seja vc vai inserir valor no textbox e nao no grid , veja :
txt.move grid.left + grid.cellleft, grid.top + grid.celltop, grid.cellwidth + screen.twipsperpixelx * 2, grid.cellheight
vc vai ter q fazer algumas consistencias como limpar o txt e assumir o valor do txt na celula ativa !!!!!!!!!!
aabraço !
cara no flexgrid eu tenho um exemplo de como habilitar edição no grid
estou mandando se te servir blza !!!
vc vai criar um textbox e vai enganar o software ou seja vc vai inserir valor no textbox e nao no grid , veja :
txt.move grid.left + grid.cellleft, grid.top + grid.celltop, grid.cellwidth + screen.twipsperpixelx * 2, grid.cellheight
vc vai ter q fazer algumas consistencias como limpar o txt e assumir o valor do txt na celula ativa !!!!!!!!!!
aabraço !
hehe
legal, já fiz isso uma vez.
valew,
bom, acho que o sgrid nao tem essas propriedades de cell.eft, celltop, etc... mas valew mesmo. continuo as duvidas com o sgrid
legal, já fiz isso uma vez.
valew,
bom, acho que o sgrid nao tem essas propriedades de cell.eft, celltop, etc... mas valew mesmo. continuo as duvidas com o sgrid
A sugestão do Renato é boa e utilizo também em alguns casos.
Você pode também digitar no proÂÂÂ'prio msgrid .
Aqui
Mas de uma maneira ou outra, o ideal é validar antes de entrar na grade.
Você pode também digitar no proÂÂÂ'prio msgrid .
Aqui
Mas de uma maneira ou outra, o ideal é validar antes de entrar na grade.
Bom, na verdade não é sobre MSGrid que estou falando NIL, mas obrigado assim mesmo.
Estou falando do SGrid do vbaccelerator.
Iae pessoal, alguém me ajuda?
valew
Estou falando do SGrid do vbaccelerator.
Iae pessoal, alguém me ajuda?
valew
Colega
O exemplo acima é de autoria do MATIOLI, ele me mandou pois estava com dificuldades com os exemplos que vem junto com o SGrid.
O exemplo acima é de autoria do MATIOLI, ele me mandou pois estava com dificuldades com os exemplos que vem junto com o SGrid.
Eu também tenho dificuldades com eles. é vb avançado mermo. Vou olhar esse exemplo, obrigado pela ajuda. Posto os resultados já.
Bom, deixa ver se eu entendi. ele passa o valor do txt para a célula. através da função Grid_Edit.
E esse evento vbalGrid1_RequestEdit é disparado quando?
outra coisa: pra que serve a propriedade Redraw?
As outras dúvidas já foram supridas pelo exemplo do vbaccelerator.
espero que responda essas últimas e obrigado pela ajuda.
E esse evento vbalGrid1_RequestEdit é disparado quando?
outra coisa: pra que serve a propriedade Redraw?
As outras dúvidas já foram supridas pelo exemplo do vbaccelerator.
espero que responda essas últimas e obrigado pela ajuda.
Citação:# Como habilitar edição de determinada linha;
Bem, o exemplo passado pelo RICARDO faz isso, a função Grid_Edit foi criada por mim, embasada nos exemplos da vbAccelerator, foi feita para facilitar na hora de fazer a edição, breve postarei no VBM.
Respondendo a pergunta acima, o RequestEdit é disparado qdo vc habilita (= True) a propriedade Editable do Grid, caso a propriedade SingleClickEdit estiver = True, então basta um clique na célula para editar, caso contrário, dois cliques serão necessários...
Citação:# Como retornar cada valor de cada coluna (prioridade baixa, nao tao dificil);
Não entendi bem sua dúvida...:-/
Mas se vc quer pegar o valor de determinada célula, basta vc pegar a propriedade CellText e passar a linha e coluna:
MsgBox vBalGrid1.CellText([linha_requerida], [coluna_requerida])
Caso queira pegar a linha e coluna selecionada:
MsgBox vBalGrid1.CellText(vbalGrid1.SelectedRow, vbalGrid1.SelectedCol)
Citação:# Fazer validação de dados;
No evento KeyPress do TextBox, após o If KeyAscii = 13 Then..., vc pode verificar os dados digitados, se forem válidos vc executa as linhas sequenciais, caso contrário dá uma msg de erro...
OBS: Caso queira q o Grid tb valide a edição ao sair do TextBox, é só vc por o código abaixo no LostFocus do TextBox:
vbalGrid1.CancelEdit
vbalGrid1.CellText(vbalGrid1.SelectedRow, vbalGrid1.SelectedCol) = txtEdita
Citação:# Fazer ele virar uma grade mesmo, que nem o FlexGrid ou o DBGrid.
Simples, coloque a propriedade GridLines = True...
Verifique tb as propriedades GridFillLineColor, GridLineColor e GridLineMode...
Na minha opinião, eu gosto dele sem as linhas e zebrado, dá uma aparência mais moderna, mas tem usuários q não gostam...
Citação:outra coisa: pra que serve a propriedade Redraw?
Basicamente para aumentar a performace do Grid, tipo, qdo Redraw está = False, então td q é feito no Grid NÃO é mostrado em tela, somente será mostrado qdo coloca-se o Redraw = True, sendo assim, SEMPRE q for popular o Grid com Và ÂRIOS dados, coloque tipo assim:
Grid.Redraw = False
'códigos para popular
Grid.Redraw = True
Para fazer um teste (nem precisa contar tempo, a diferença é perceptivel), popule-o com vários dados, sem por Redraw = False e compare com qdo coloca-se...
Bem, acho q me empolguei e fale demais, mas ta aà os esclarecimentos, em caso de dúvida é só me dar um toque ^^ ...flw
Muito bem matioli
Naquele exemplo do sgrid tem as outras coisas bem explicadas também.
Ah! E eu prefiro assim: Colunas verticais e zebrado tbm.
Vou usar para banco de dados, vou fazer os testes quando tiver dominado ele (no campo que eu quero, é claro) vou inserir no projeto.
E vai ter uma parte que vou precisar de um combobox em cada célula de determinada coluna. Mas nos exemplos do VBAccelerator tem também.
Qualquer dúvdia posto. Obrigado.
Naquele exemplo do sgrid tem as outras coisas bem explicadas também.
Ah! E eu prefiro assim: Colunas verticais e zebrado tbm.
Vou usar para banco de dados, vou fazer os testes quando tiver dominado ele (no campo que eu quero, é claro) vou inserir no projeto.
E vai ter uma parte que vou precisar de um combobox em cada célula de determinada coluna. Mas nos exemplos do VBAccelerator tem também.
Qualquer dúvdia posto. Obrigado.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas