VALOR DO PROJETO

COQUITO 30/01/2017 13:16:06
#471147
Pessoal estou com um fluxograma aqui de um cliente, so que eu fiquei até com a duvida de nao saber fazer o tal orçamento, e queria saber com experiencias de vcs a media para poder fazer este sistema

valor total e tempo de entrega
NILSONTRES 30/01/2017 13:51:28
#471148
Depende, quantas maquinas irão utilizar ?
Esse gráfico ai, esquece, ele vai aumentar pelo menos 50%.
Tempo de desenvolvimento, depende de seu conhecimento, em que nível vc esta.
Eu pediria 60 dias, 9.000,00 de desenvolvimento e até 6 maquinas 550,00 mensais.
SINCLAIR 30/01/2017 13:52:17
#471149
Colega COQUITO,

Eu, particularmente, me baseio sempre no valor por hora trabalhada.

O tempo do projeto somente você poderá definir e sugiro colocar uma margem de 15%. Por exemplo, se imaginou que serão envolvidas 100 horas de trabalho, faça o orçamento com 115 horas. Não é para aumentar o valor total (isto você faria aumentando o valor da hora trabalhada), é para ter margem de tempo por interpéries que possam ocorrer durante o desenvolvimento.

Meu valor por hora é de R$ 120,00. Supondo que você use este mesmo valor e vá envolver 50 horas de trabalho, serão R$ 120,00 x 50 = R$ 6.000,00 o valor total do projeto.

Deixe claro para seu cliente estes três números: valor da hora, quantidade de horas e valor total. Se teu cliente pedir algo mais durante o desenvolvimento, ele já saberá que cada hora adicional trabalhada precisará do investimento de R$ 120,00.

A manutenção seria outra história. Digo isto porque o sistema desenvolvimento sob encomenda, por lei, é de propriedade do contratante e você não poderá cobrar mensalidade pelo que não te pertence, ao contrário, agora é propriedade do seu cliente. Mas você poderá cobrar manutenção para futuros serviços. é como um engenheiro contratado para construir uma casa: a casa será propriedade do contratante, mas se o contratante futuramente quiser modificações na estrutura, então será outro serviço com outro orçamento. Como a propriedade não será sua, você não poderá limitar o número de computadores (ele porá o sistema dele em quantos computadores ele quiser).

Já para os casos em que será dado suporte, mesmo que o cliente seja o dono do sistema, então você poderá cobrar, porque é um outro serviço, ou seja, o de suporte (que o cliente sendo agora o dono do sistema poderá contratar quem ele quiser). Mas geralmente escolherá você mesmo. Nestes casos sim, eu cobro por usuário (nem é por computador) porque um mesmo computador pode ser usado por muitos usuários distintos, por exemplo: um funcionário de manhã, outro a tarde e outro a noite já seriam 3 pessoas com prováveis dúvidas te ligando. Seria um computador, mas com 3 pessoas te pedindo informações. Em um balcão de lojas de construção, por exemplo, podem ter 3 computadores e 10 funcionários no atendimento, por isto eu cobro por usuário e não por computador (até porque quem vai me ligar e tomar meu tempo é o usuário e não o computador).

Tudo de bom.
COQUITO 30/01/2017 16:00:13
#471150
Citação:

:
Depende, quantas maquinas irão utilizar ?
Esse gráfico ai, esquece, ele vai aumentar pelo menos 50%.
Tempo de desenvolvimento, depende de seu conhecimento, em que nível vc esta.
Eu pediria 60 dias, 9.000,00 de desenvolvimento e até 6 maquinas 550,00 mensais.



Fala amigao blz meu brother, então me tire na minha duvida o esse valor de 9000 é o desenvolvimento total ou é calculado por horas
NILSONTRES 30/01/2017 16:47:36
#471153
Citação:

Fala amigao blz meu brother, então me tire na minha duvida o esse valor de 9000 é o desenvolvimento total ou é calculado por horas


Eu não passo por horas, tive problemas com isso, o cliente fica insinuando que vc esta devagar e eu sou meio paviu curto. isso me fez recusar sistemas personalizados, mas meu caso é diferente, eu me consolidei em um sistema de varejo padrão.
Procuro analisar o trabalho que vou ter, mas com certeza a forma do SINCLAIR é a mais utilizada.
Eu não faço sistema sem manutenção mensal, você recebe o valor da venda, gasta e depois fica com uma bucha pro resto da vida, cobrar por cada atualização é super estressante para ambas as partes.
SINCLAIR 30/01/2017 18:14:43
#471159
Colegas,

Disse nosso colega NILSONTRES:

Citação:

Eu não passo por horas, tive problemas com isso, o cliente fica insinuando que vc esta devagar e eu sou meio paviu curto. isso me fez recusar sistemas personalizados, mas meu caso é diferente, eu me consolidei em um sistema de varejo padrão.
Procuro analisar o trabalho que vou ter, mas com certeza a forma do SINCLAIR é a mais utilizada.
Eu não faço sistema sem manutenção mensal, você recebe o valor da venda, gasta e depois fica com uma bucha pro resto da vida, cobrar por cada atualização é super estressante para ambas as partes.



Eu concordo.

Também estou procurando firmar-me com um produto padrão, sem customizações.

A exceção que faço é para indústrias, onde o Planejamento e Controle da Produção é muito particularizado, mesmo que seja dentro do mesmo seguimento (exemplo: tubos e conexões plásticas).

No caso do nosso colega COQUITO, é algo solicitado sob demanda. Creio que a melhor forma de atender seja com o padrão de mercado para esta linha: cobrar por hora, definindo de antemão a quantidade de horas, para que o cliente depois não diga que se está fazendo atrasos intencionais para aumentar o valor do projeto.

Casos de desenvolvimento sob demanda devem ser muito bem documentados antes do início do projeto.

Tudo de bom.
NILSONTRES 30/01/2017 18:37:06
#471160
SINCLAIR,
Citação:

definindo de antemão a quantidade de horas, para que o cliente depois não diga que se está fazendo atrasos intencionais para aumentar o valor do projeto.


Bem lembrado !.

Citação:

Casos de desenvolvimento sob demanda devem ser muito bem documentados antes do início do projeto.


Realmente, já cheguei a trabalhar 20 dias em um projeto e preferir perder esses dias, cancelamos o contrato.
Tive também um caso inacreditável, o cliente fabricava biscoitinhos para cães, tinha os produtos compostos e tudo mais, quebrei a cabeça para bolar o controle desses compostos e outas coisas mais, alguns dias após iniciar o uso do sistema, o cliente me ligou dizendo que achava complicado ter que fazer a busca do produto para criar os pedidos. Não entendi muito bem, pois ele queria gerar pedido sem fazer busca de itens.
Ele disse então que queria que pelo menos aparecesse todos os produtos em ordem alfabética assim ele correria a barra e não teria que fazer o filtro, como ele só possuía 200 itens, fiz isso, ele ainda assim achava complicado lançar os itens, simplesmente cancelei o contrato, devolvi metade do que já havia pago a min.
NICKOSOFT 30/01/2017 19:56:44
#471165
Resposta escolhida
como já disse varias vezes, sou o caso oposto a todos.....
a começar por não viver de desenvolvimento....desenvolvo sobre demanda, justamente esses programas cheios de detalhes q nada no mercado atende, então programa exclusivo.....e não cobro mensalidade....crio recebo, se quiser mudar algo fechamos um valor e pronto....

de qq forma pra desenvolver esse ai, depende o nível do desenvolvedor...pode ser q em menos de uma semana, pode ser q pra mais de mês.....ai já mostra a primeira vez pra sentir se esta atendendo, ver as sugestões de mudança de quem ira usar....
eu gosto de ter algo mesmo básico de tudo q o cliente quer antes de ir mostrar pela primeira vez, pq ele já vê em ação a coisa, e pode já sugerir alterações pra facilitar o uso e me esclarecer algo q eu tenha duvida tmb....
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas