VB 2010 EXPRESS - DUVIDAS

LGDUCALG 12/11/2011 20:59:40
#389054
Boa noite pessoal!

Só para introduzir, estou a fazer um trabalho para uma unidade curricular para a Universidade no qual devo desenvolver uma espécie de messenger com base numa comunicação TCP/IP - Servidor/Cliente, onde o professor disponibilizou a maior parte do código.
Devo dizer que nunca tinha usado nenhum linguagem de programação, sendo que sou novo neste mundo à cerca de 2 meses, no qual tive que iniciar os meus trabalhos semanais.

Como tal as minhas dúvidas são completamente rudimentares, tais como:

1º)-Sendo que a textbox em ambos os programas (servidor e cliente) estão bloqueadas, para que as informações não possam ser manipuladas, como é que eu tiro aquela cor escurecida típica de uma textbox bloqueada? O ideal seria para branco como tipicamente elas são visíveis quando permitem adicionar dados, em que simplesmente,neste caso, não daria...

2º)- A dada altura quando a quantidade de mensagens que foram trocadas são muito grandes, e sendo que a textbox está bloqueada, embora ele esteja escrevendo nestas para baixo, o utilizador(eu) não consegue visualizá-las. Têm alguma solução? Seria interessante meter uma aba deslizante, como no canto direito dos nossos browsers para deslizar a textbox para baixo a fim de ver a última informação que chegou. Ou melhor, à medida que as mensagens vão chegando ela ir descendo automaticamente, tal como no nosso messenger. Alguém tem alguma ideia para mim?

Desde já agradeço a vossa colaboração.

PS: Não estranhem a minha forma de escrever. Sou português
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas