VB 6 - FUTURO/EXPECTATIVAS

IVANPI 02/03/2017 20:44:54
#472058
Boa noite pessoal! Com certeza já fizeram a pergunta aqui no Fórum, mas vou perguntar mesmo assim:

Qual o futuro do VB6?
Eu trabalho com ele há algum tempo e me dou bem com sua interface.

Mas como está as expectativas do VB6 atualmente?

Desde já agradecido!



WEBMASTER 02/03/2017 21:49:54
#472060
Cada vez as piores acredito eu...o futuro é .NET sem dúvidas.
Acredito que ninguem começa mais um projeto hoje em dia em VB6, não posso falar por não estar [ô]no mercado[ô] mas não faz sentido.
NILSONTRES 03/03/2017 00:28:07
#472062
Citação:

Cada vez as piores acredito eu...o futuro é .NET sem dúvidas.
Acredito que ninguem começa mais um projeto hoje em dia em VB6, não faz sentido.


100%
NICKOSOFT 03/03/2017 04:18:42
#472064
da mesma forma q ninguém mais começa hj na informática com Windows xp, ninguém mais começa algo em vb6, pq nenhum dos dois tem suporte mais, nada de atualizações e assim vai......
SIRIOUS 04/03/2017 11:12:26
#472117
Ivanpi, como vê, há quase um consenso no sentido de erradicar o VB6 e partir para a plataforma .Net. Contudo, vejamos: se vc possui sistemas gerados por ele, ou mesmo se cria novos sistemas, desde que: 1 - O sistema operacional seja Windows; 2 - No desenvolvimento do seu projeto, as ferramentas do VB6 atendam às suas necessidades, e 3 - Em informática, tudo pode ser adaptado, então, não há por que deixar de utilizá-lo. A não ser, claro, que você deseje iniciar no estudo da programação. Nesse caso, obviamente, conviria começar pelo que há de mais atual.
Se você se vira com a versão que utiliza, que mal há em continuar nela? Ademais, deve-se considerar, em aspecto amplo, qual a finalidade da sua utilização. Pretende trabalhar em grandes corporações? Ou em sistemas complexos que interligam várias filiais à matriz, que demandam grande quantidade de dados processados? Então, faria mais sentido entrar numa faculdade de renome, e cursar Engenharia da Computação ou Análise de Sistemas, p.ex.
Se, por outro lado, você desenvolve seus sistemas, ou por hobby (como é meu caso e o de inúmeros colegas frequentadores do forum) ou para atender à demanda de pequenas empresas e comércios, então não há porque não fazê-lo nessa interessante plataforma, que é nosso velho VB6.
JCM0867 04/03/2017 13:13:48
#472120
Prevendo um futuro incerto do VB6. Comecei a migrar para o VB.NET em 2009 depois de mais 10 anos de VB6. Refiz meu principal sistema e hoje só VB.NET, Estou estudando o C# e usufruindo melhor dos benefícios da POO. (Ainda fiquei com manutenção em VB6 até 2014, hoje não mais)





[txt-color=#0000f0]Precisando de um Sistema de Gestão Educacional?[/txt-color]
Desenvolvido em VB.NET + SQL Server + Crystal Reports
Conheça nossa Solução: www.cjsystem.com.br

PROFESSOR 04/03/2017 16:42:59
#472129
Ainda existem sistemas em Clipper, rodando no Windows 10.
Seja por custo, por comodidade, como queiram, ainda vão existir usuários de sistemas VB6 por muito tempo. E isso acaba por gerar trabalho de manutenção.
Isso é um nicho do mercado de trabalho que vai se extinguir devagar, gradualmente, sem sombra de dúvidas.
Já criar algum tipo de projeto em VB6, ou com tecnologias como a ADODB, componentes ActiveX, Flash, isso já é outra coisa, muito diferente.
Não compensa, não vale á pena o trabalho mental que você vai gastar para algo que mal vai render o suficiente para pagar a sua conta de Inernet, e mais cedo ou mais tarde, vai precisar ser substituída por algo com uma visão diferente, como um Web App, os Universal Apps ou as aplicações .Net.
Você hoje ja consegue usar HTML e Javascript para criar aplicações Desktop, como por exemplo o TeamViewer. Rápido, eficiente e funcional. O que é mais interessante, é que as rotinas verdadeiramente onerosas nunca vão estar na máquina do cliente, mas em um ou mais servidores, o que facilita e barateia muito a manutenção e as atualizações.
Se for começar, acredito que Java, HTML 5, Javascript, C#, sockets e WCF são os pontos-fortes para focar. VB.Net, claro, é a mesmíssima coisa que o C#, só facilita (e onera) um pouco em algumas pequenas situações, então quando eu falo de uma linguagem, falo tamb''em da outra.
Mas sinceramente, posso estar enganado, há muito tempo que VB6 não é mais algo que as empresas peçam para novos projetos.
Bom, até tem. Mas é só aquela meia-dúzia de espertos que demandam aplicações por R$ 100,00 a dezena ...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas