VB-6, TABELA EM FIREBIRD E PROVIDER...

DANLEONHART 31/03/2011 16:38:59
#369961
Duas dúvidas:

1ª-Alguém usa a DLL [Ô]IbOleDB[Ô] para conexão com Bases de dados do Firebird ?
Fiz assim:

Con.Open [Ô]Provider=IbOleDB;Location=Localhost;Data Source=[Ô] & App.Path & [Ô]\BaseFire.gdb;User ID=SYSDBA;Password=<masterkey>;[Ô]


Mas tá dando erro: [Ô]Provedor não encontrado. é possivel que ele não esteja corretamente instalado[Ô].

2ª-Estou tentando criar uma Tabela com um dos Campos com Auto-Increment...uso o IB Expert, mas quando marco a caixa de opção, surge uma tela com três abas:
Generator, Trigger e Procedure...

Qual devo escolher ? o que tenho de fazer ???

Quero que este campo seja Auto-incrementado sem precisar colocar nada...igual a função [Ô]Numeração Automática[Ô] do Access...

Desde já agradeço...
LLAIA 31/03/2011 19:05:15
#369981
1º - vc registrou a dll? ela tá no windows\system32 ?


2º - http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1017
Cria-se um generator, e um trigger que dispara na inserção e recupera o valor do generator e adiciona + 1. A proxima versão do FB terá um [Ô]tipo de dados[Ô] auto-increment. Generator são bons pois vc tem o maior controle sobre campos que precisam ser resetados ao longo da vida do sistema, mas em muitos casos o auto-increment é bem melhor mesmo e mais simples. O link tem tudo lá o que vc precisa. Se preferir pode expiar o banco Employee.fdb que acompanha o FB e checar uns triggers lá.
DANLEONHART 31/03/2011 22:38:27
#370002
Sim...tentei registrar, mas sempre apresenta esta mensagem: [Ô]Falha em LoadLibrary([Ô]IbOleDb.DLL[Ô]) - Não foi possível encontrar o módulo especificado.[Ô]

Eu achava que o Auto-Increment do Firebird era [Ô]automático[Ô] como no Access e SQL...bem, vou ler o link que me passou...mas vejo que o Firebird não é o que muitos dizem...

Obrigado !
LLAIA 01/04/2011 10:31:01
#370036
Essas dlls IBOLE e etc, ainda não consegui versões mais recentes, a maioria são da época do FB 1.5, o driver ODBC é mais atualizado. Vc consegue no firebirdsql.org.

Possivelmente, a dll gds32.dll não está na pasta system32, deve ser a dependência que a IbOledb.dll tá precisando.
DANLEONHART 01/04/2011 18:24:58
#370114
A [Ô]gds32.dll[Ô] está na pasta [Ô]system32[Ô] sim...
a DLL IBOLE.DLL funciona... a que [Ô]não funciona é a [Ô]IbOleDB.dll[Ô]...então resolví ficar com IBOLE mesmo...
Só queria saber se para usar o Firebird em outra máquina, terei de instalar ele na máquina do cliente também ? mesmo que seja só para acessar dados da tabela ?
LLAIA 01/04/2011 22:41:45
#370141
Se vai usar o oledb, indico o sibprovider, tem aqui no site pra baixar. A forma de distribuir é sempre a dll oledb + gds32 nos terminais. Não é necessário instalr o FB nos terminais.
DANLEONHART 02/04/2011 19:11:10
#370245
Seguinte:
Instalei a aplicação em um PC que não tem o Firebird instalado...na compilação do programa (Inno Setup + IsTool) coloquei as bibliotecas necessárias ( GDS32.DLL + SIBPRO2.dll ), coloquei para registrá-las também...e na hora de abrir a aplicação deu erro: [txt-color=#e80000]3706 - Provedor não encontrado - é possível que ele não esteja instalado.[/txt-color]

Então, será que tenho de instalar o Firebird mesmo
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas