VB 6.0 SQL SERVER 2000 LENTIDAO

MENDESCCO 23/08/2010 16:29:35
Boa tarde amigos.

Recorro a voces novamente, onde tenho o seguinte problema.

Atualmente a ferramenta de trabalho é o Vb 6.0 com SQL Server 2000, e o servidor tem Win Server 2003. ( IBM de servidor com proc. Xeon )

O problema é lentidão no sistema/ banco de dados, este cliente posso considerar Medio Porte e tem grande movimentação diaria, alem de diversas filiais em [Ô]N[Ô] cidades, acessando esse servidor, via TCP/IP (internet).

Fiz modificações/melhorias direto no banco colocando tudo que fosse possivel para processamento direto em banco com procedures/ triggers, etc., porem ajudou, mas nao muito, continua travando o servidor.
Temos ate um [Ô].bat[Ô] para reiniciar o banco em 2 horarios especificos, o que [Ô]ajuda[Ô] para melhorar o desempenho durante o dia.

O cliente ta insatisfeito, nao consigo ter alguma alternativa rapida e concreta para melhorar/resolver 100% esse problema.
Caso alguem passou por isso, ou tem pleno conhecimento em BD, ou servidor, se puder me ajudar agradeço.
LLAIA 23/08/2010 16:41:22
Pode ser uma pergunta idiota, mas já verificou se as conexões ficam abertas após as transações ? uma vez abri o QueryAnaliser num BD de uma empresa e tinha mais de 40 conexões com o banco aberta sendo que só estava alguns minutos testando o sistema em apenas uma estação por alguns minutos. Embora o pessoal não reclamasse de lentidão, mas por aí já dava pra ver que o desenvolvedor deu mole na hora de tratar a conexão.

Tem que verificar o consumo de recursos do hardware pra ter certeza se é o SQL server está gerando realmente essa lentidão. Muito fatores podem está envolvidos.
MENDESCCO 23/08/2010 16:57:27
Fizemos um trabalho em conjunto (uniao de forças entre os desenvolvedores) para realmente ter certeza que esta sendo finalizada a conexao apos a transação. Deu um certo ganho, porem nao resolveu.
O cliente movimenta e muito bem a empresa. Chega em momento que de tanta movimentacao, o servidor nao da conta e puff, trava tudo, e vamos la reiniciar na mao o banco. é chato pra nos, e duro pro cliente, que ta impaciente com essa situacao.

Ja realizmos [Ô]trace[Ô] no banco para ver se tem algo errado ainda, mas a principio esta tudo correto.
O problema pode estar na aplicação, e tambem no banco, pois reiniciando o sql server o sistema volta ao normal.
Nao sei se tem algo que se possa fazer em conjunto com o banco e o sql, se tao imcompativeis, realmente ta complicado essa situacao.

Se tiver mais algo que eu possa verificar, fico no aguardo.
MSMJUDAS 24/08/2010 10:46:59
Eu tive alguns problemas na parte de INSERT e UPDATE, fazia naquele esquema Recordset.AddNew... Recordset.Update...

E demorava muito, as vezes travava.

Fiz procedures para INSERT, UPDATE e DELETE e a mudança foi TOTAL, antes demorava no minimo uns 8 segundos, hj não demora nem 1 segundo direito, e são cadastros complexos.

Outra coisa, consultas utilizando VIEWs melhora muito a performance tbm.

Obs: eu uso Oracle 10G e passei pelo mesmo problema que vc citou.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas