VB6 EM WINDOWS 7

ACCIOLLY 03/06/2013 11:52:28
#424336
Bom dia galera!
Estou tentando utilizar o VB6 no Win7 32Bits que acabei de instalar.
Eu inicio ele normalmente mas quando tento carregar algum componente por exemplo o MaskedBox [Ô]MSMASK32.OCX[Ô] ele para de responder.
Registrei ele manualmente através do cmd. mesmo assim quando tento carregar este componente num novo projeto, dá pau!
Alguém tem alguma idéia?
Caso contrário retornarei para o XP! rsrsrsr
SINCLAIR 03/06/2013 12:33:25
#424340
Amigo...

O que sei te dizer é que no caso de 64 bits seria registrado em \windows\syswow64.

Em 32 bits, se registrado quando vai no cmd como administrador, em \windows\system32, deveria funcionar normalmente, a menos que o OCX esteja danificado.

Experimenta o OCX em outra máquina, colega. Talvez seja o OCX danificado (pouco provável, mas... não custa tentar).

Tudo de bom.
ACCIOLLY 03/06/2013 14:41:49
#424346
obrigado pela dica ZEUZEBIO3 mas creio q ela não esteja danificada pois no windows xp 32 bits funciona normalmente.
verei o q eu faço aki. qualquer coisa q conseguir postarei.
té mais
MARCELO.TREZE 03/06/2013 19:24:24
#424348
Resposta escolhida
Vamos lá

desinstale o vb6 que vc instalou.

agora desative o UAC do windows 7

Para desativar o UAC

clique no botão Iniciar e Na caixa de pesquisa, digite UAC

Para desativar o UAC, mova o controle deslizante para a posição Nunca notificar e clique em OK. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação. Você precisará reiniciar o computador para que o UAC seja desativado.

feito isso vá no setup de vb6 e clique com o botão direito, e selecione [Ô]Executar como Administrador[Ô], instale o visual basic 6 e depois não esqueça de instalar o sp6 do visual basic (é opcional mas eu aconselho devido a algumas correções).

Citação:

nota importante: acho que vc ja instalou a maquina virtual java quando efetuou a primeira instalação, mas deixo a dica para os demais colegas:

Ao se instalar o vb6 no windows 7 ele pedirá para atualizar o [Ô]Microsoft Java Virtual Machine[Ô] e claro que este java não é mais atual que o do windows 7 e repare que se vc desabilitar esta função o botão continuar ficará desabilitado, então o que fazer?

é simples abra o bloco de notas e deixe em branco mesmo, salve com o seguinte nome (MSJAVA.dll), salve na pasta System32, pronto o vb6 não pedirá mais para atualizar o Microsoft Java, faça sua instalação.



mas não é só isso, se vc for usar o vb6 verá que os controles somem ao serem dimensionados ou arrastados, para evitar isso siga o seguinte procedimento:

vá na pasta

C:\Arquivos de Programas\Microsoft Visual Studio\VB98\

Clique com o botão direito em cima do arquivo VB6.exe, depois em
Propriedades na Aba Compatibilidade para alterar as seguintes opções:

Marque as seguintes opções:

Executar este programa em modo de compatibilidade e selecione : Windows XP (Service Pack 3).

Desativar temas visuais.

Desativar composição de área de trabalho.

Desativar dimensionamento da exibição em configurações de DPI alto.

pronto não terá problemas no uso do seu vb6.

abraço
SOCRAMSA 04/06/2013 12:18:53
#424372
Amigo

Comecei a perder cliente, pois nos primeiros erros, eles não tiveram paciencia de esperar resolver

Para que isso não contaminasse os demais clientes (eu tenho clientes desde 1995), que ja vem do ms-dos

Quando programava em COBOL, e surgiu o Clipper, tive que migrar, para continuar no mercado

Quando programava em Clipper, e veio o windows 3.1, os clientes me pressionaram, mudei para VB

Quando começou o windows 7, pcs com 64bits, ai não teve jeito

Estou migrando todos meus clientes para VB.NET, agora ja começo a pegar novos clientes, já no VB.net

Tive medo no primeiro, mas agora esta muito tranquilo, é só questão de tempo migrarei todos para VB.net, muuuito melhor programar em VB.net que VB5/6
ACCIOLLY 04/06/2013 17:45:08
#424388
caro SOCRAMSA eu concordo com vc
estou migrando para C#
uma linguagem muito mais abreviada pois enquanto eu escrevo um livro no vb6 eu faço uma síntese em c# pra conseguir o mesmo resultasdo.
mas enquanto isso não acontece, estarei fazendo manutenções no vb 6 mesmo!
tentarei fazer o que o colega MARCELO13 opinou

té mais
ACCIOLLY 09/07/2013 17:34:54
#425763
Boa tarde caros colegas do vbmania
a sugestão do marcelo13 funciona! Pelo menos comigo deu certo!
desculpem a demora pra responder e fechar o tópico pois eu estava muito ocupado por aki.

mas quero apresentar nesse tópico uma ferramenta que resolveria o meu problema com eficácia.

VIRTUALBOX

bom, eu não a conheci antes de abrir este tópico mas tá aí a dica. no meu caso o VB6 só funcionava direito no XP de 32 bits.
Com essa ferramenta eu posso criar uma máquina virtual pra rodar qualquer sistema operacional dentro de qualquer sistema operacional (pelo menos dos que eu conheço). se vc tiver linux instalado na sua máquina, não tem problema, rode o XP dentro do linux. rsrsrs

bom vou deixar o tópico aberto por mais uma semana pra quem quiser dar opinião blz?
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas