VB6 LENTO NO WINDOWS 7

CLAUDIOLUCROCHA 02/08/2012 14:18:20
#407095
Tenho um sistema em VB6 que roda em um micro com server 2003 com SQL express 2008 . Os terminais com windows xp acessao e tudo é uma maravilha.
Tive que colocar um dos micros com windows 7 pro 64, o windows é rapido pois é um i5 com 4G . Ai o problema comecou. O sistema roda sem problemas mais o tempo de acesso ao servidor esta muito lento.
Uma consulta que no XP demora 10 segundos no windows 7 demora 5 minutos.

Alguem tem alguma ideia ???
Obrigado
GOODSPEAKERS 02/08/2012 15:49:54
#407103
Ola.

Tenta alterar a referencia [Ô]microsoft activex Data objects [Ô] por esse aqui [Ô]msado60_Backcompat_i386.tlb[Ô] ... voce encontra no site da microsoft.

Eu rodo aqui na empresa tanto WinXP e Win7 e vai sem problemas ok.

MARCELO.TREZE 02/08/2012 20:19:01
#407124
O tempo de espera em 5 minutos é muita coisa mesmo...bom a dica do colega GOODSPEAKERS é valida, porém só é valida se você for compilar o projeto no windows 7.

mas acredito que o seu problema seja outro

Segue alguns procedimentos para tentar solucionar o problema:

1 - No Windows 7*, Clique no iniciar, digite [Ô]Central de Rede e Compartilhamento[Ô], dentro da Conexão Local, clicando com o botão direito do mouse e indo em Propriedades, desabilite o IPV6.

2 - Tente abrir o prompt como administrador também, e execute o comando:
netsh interface tcp set global autotuninglevel=disabled

3 - Execute também o sfc /scannow no Prompt
Aguarde até a finalização do mesmo.

4 - Acesse Iniciar / Painel de Controle/ Programas e Recursos / Ativar ou desativar Recursos do Windows, desative a Compactação Diferencial Remota

5 - Abra o Registro do Windows, para tal abra o iniciar e no campo pesquisa digite REGEDIT e pressione o Enter.

Navegue até:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Lsa
No lado direito crie uma CHAVE [Ô]DWORD 32 bits[Ô] com o seguinte nome: [Ô]LmCompatibilityLevel[Ô] com valor 1
Reinicie a maquina e faça o teste.

Teoricamente a versão do Windows Server não deveria afetar, de qualquer forma tente realizar os procedimentos.


outras sugestões
CLAUDIOLUCROCHA 05/08/2012 22:27:18
#407229
Valeu marcelo e Good mais ja tentei os dois procedimentos e nada.
Desabilitei alguns servicos para ver se era o micro, mais ele esta na velocidade correta.

Acho que provavelmente é algum procedimento para fazer o windows 7 compativel com o VB6 (ja que existe um buraco enorme entre os dois).
Estou alterando a rotina para fazer o select do lado do servidor (Storage procedure), com isso melhorou a velocidade
Valeu de qualquer forma.
OCELOT 06/08/2012 09:04:09
#407232
O problema pode ser a rede também, esse computador está conectado na rede da mesma forma que os outros? Se for cabo de rede e estiver fácil experimente trocar o cabo pelo de outro pc que esteja rodando bem para saber se não é o ponto de rede que está lento.
JOAO.PERSONAL 06/08/2012 11:06:47
#407253
Claudio,

Ja ocorreu isso comigo tb e descobrir um bug no driver do sql server para win7 ele demora na conexão ao banco. quando é win7 para win7 não tem problema quando é win7 para outra versão do windows da esse problema de lentidão solução:(1) determinar esta maquina como servidora da rede (2) formatar esta maquina e instalar o xp.

Fazer o que é Ruidows.
GOODSPEAKERS 06/08/2012 14:00:36
#407279
Voce ja tentou recompilar o projeto em WIN7 ? e testar com o msado60_Backcompat_i386.tlb que disse acima?......

Agora que vc ja percorreu varios passos e nada ...... tem que dar tiro para todos lados ...

As vezes vc olha uma rotina e ta certinha (e para de funcionar ou funciona mal) ... Voce muda a logica dessa mesma rotina e ela [Ô]VOA[Ô] ... vai entender......................................................
CLAUDIOLUCROCHA 06/08/2012 14:26:10
#407284
Valeu gente. So para constar.

Compilei em maquina virtual (Mode xp), compilei em Win7, coloquei o EXE no proprio micro fazendo ele acessar somente o banco e nada.
Atualizei o drive de rede, coloquei um generico e ate troquei a placa de rede e nada.
Como esse é o primeiro micro com win7 e o cabo era usado pelo outro micro (XP) e estava OK, acho que o problema é a compatibilidade do win7 com o VB6. Lembranco que tudo funciona mais com lentidao.

Note de rodape : Temos que trocar do velho e bom VB6 para o NET pois a coisa esta ficando problematica ainda mais que o VB6 nao vai ter suporte no WIN8. O problema é tempo para converter os velhos sistema que estao funcionando.

Abraco.
KERPLUNK 06/08/2012 14:41:31
#407287
Citação:

Temos que trocar do velho e bom VB6 para o NET pois a coisa esta ficando problematica ainda mais que o VB6 nao vai ter suporte no WIN8. O problema é tempo para converter os velhos sistema que estao funcionando.


Venho batendo nessa mesma tecla já faz um bom tempo...
MARCELO.TREZE 06/08/2012 16:47:44
#407303
eu ainda bato na tecla de que o problema está no windows 7, ja ouvi diversos casos de problema com rede usando o windows 7 e em todos a maior reclamação era lentidão, (veja bem o problema de rede, não com o vb6, e sim do windows 7 com a rede, tipo lentidão ao ler pasta remota), e na maioria deles a solução era a postada por mim, logo acima.

ou seja

- Desabilitar o TCPIP v6

- Executar no prompt do msdos em modo elevado como administrador:

netsh interface tcp set global autotuninglevel=disabled


sfc /scannow


- Acessar Iniciar / Painel de Controle/ Programas e Recursos / Ativar ou desativar Recursos do Windows

Desativar Compactação Diferencial Remota



CLAUDIOLUCROCHA 06/08/2012 18:43:34
#407322
Marcela ja fiz isso tambem. Aqui no brasil nao se usa [Ô]Ainda[Ô] o IPv6. mais mesmo assim nao resolveu.
Olhei muita coisa na net procurando alguma coisa e fiz tudo e nada.
Removi alguns servicos do micro mais nao ajudou.

Mais o VB6 esta condenado com o win8 pois ele nao vai dar suporte. Sempre vai ter um jeito de rodar (emulando e etc) mais as coisas vao comecar a dar problemas como este.
Tenho um amigo que ainda trabalha em COBOL (isso mesmo cobol) em .NET pois existem muitos sistemas nessa linguagem e o tio bill fez um compilador para o NET. Para o VB nao vai ter algo semelhante pois ele ja faz o VB.NET.

Estao para os que tem tempo livre, comece a converter para VB.NET ou algo assim.

Abraco para os meninos e um beijo para as meninas
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas