VB6 WINDOWS8 RUNTIME ERROR 8020 READING COMM DEVIC

11CLOSED 05/03/2014 16:13:00
#435547
boa tarde!
Estou com um problema para receber os dados de uma porta COM com o MSComm do VB6
aparece o erro: runtime error 8020 reading comm device
Segue codigo:

Private Sub Timer1_Timer()
Dim vRecebe As String
If Timer1.Interval = 0 Then
Exit Sub
End If
If frmPesagens.MSComm1.PortOpen = True Then
vRecebe = fMSComm1.Input [ô]Na hora de Debugar aqui da o error reading comm device
vRecebe = Trim(vRecebe )
End If
EndSub


Testei o mesmo codigo no windows XP, vista e win7 32 e 64 bits e está funciona normalmente já no windows 8.1 não funciona, aguem sabe me informar algo?
11CLOSED 06/03/2014 13:51:14
#435603
Consegui achar o problema!

Para quem recebe esta mensagem quanto tenta receber dados pela MSComm, verifiquem se o drive do cabo esta instalado corretamente.
Caso esteja instalado, verifiquem a versão do chipset do cabo.

Citação:

O cabo que eu estava utilizando é o PL-2303. Eu até conseguia instalar ele no Windows 8.1 mas não corresponde corretamente, pois o próprio fabricando fala que no windows 8 o cabo não irá funcionar, mas existe outros tipos de cabos com o mesmo modelo que funciona, porem o chipset dele possui outro tipo de drive, ou seja, é um outro cabo que tem o drive correto para que funcione no windows 8.1 e nos anteriores.



para descobrir qual o modelo do chipset do seu cabo, baixe este programa

www.prolific.com.tw/UserFiles/files/c_Prolific_DriverInstaller_v1_9_0.zip

caso link não funcione procure por Prolific_DriverInstaller_v1_9_0

neste link tem o drive do cabo que irá instalar com nome: PL2303_Prolific_DriverInstaller_v1.9.0.exe

depois de instalado reinicie o micro, assim que iniciar execute o checkChipVersion_v1006.exe

verifique qual porta seu cabo esta instalado e clique em chek ele mostrará o modelo corretamente.

no meu caso apareceu PL-2303 XA / HXA. (não é suportado para windows 8)

Obs: o cabo tem que estar conectado na porta usb.

Modelos que funcionam no windows 8.1:
PL-2303HX (Rev D) ou HDX
PL-2303TA
PL-2303TB
PL-2303EA
PL-2303RA
PL-2303SA


terei de comprar um modelo desses.

Espero que isso ajude alguém.

Abraços
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas