VB6 X VB.NET

LIZANDER 14/06/2010 18:54:16
#344796
Olá colegas!

Programo, atualmente, em VB6. Gostaria de saber se existe compatibilidade de código entre o VB6 e o VB.Net. Quais suas diferenças e se vale a pena migrar. Estou pensando em adquirir o .net, mas tudo o que vejo na internet é comparação entre o VB6 e o C#.net.

Desde já agradeço
CLAUDIO1404 14/06/2010 21:02:34
#344804
Resposta escolhida
LIZANDER,

Talvez eu não seja a pessoa ideal pra responder, pois estou iniciando no VB.NET. Trabalho há anos com o VB6, mas devido a descontinuação do produto me forcei a encarar o VB.NET.

Inicialmente achei um bicho de sete cabeças mas agora já comecei a me familiarizar com a linguagem.

Teoricamente a compatibilidade até pode existir pois tem ferramentas de migração, porém, NINGUéM recomenda essa migração automática.
O negócio é estudar e começar do jeito certo, ou seja, programando.
Cheguei a utilizar a ferramenta de migração pra ter uma idéia de como ficaria um código VB6 no novo ambiente... grande ilusão... o que o migrador faz é importar componentes V6 para o VB.NET e mantém a mesma (ou quase) sintaxe e etc. Pô se for pra continuar do mesmo jeito, utilizando os mesmos componentes e a mesma forma de programação então é melhor continuar no VB6 que a gente conhece muito bem.

Pra realmente usar o VB.NET tem que pensar diferente, escrever diferente e tirar proveito da tecnologia.

Essa foi a minha impressão, talvez algum colega pense diferente, mas foi como eu entendi a relação entre VB6 e VB.NET.

MADMAX 16/06/2010 16:53:02
#345028
O CLAUDIO1404 esta corretisssimo pois se for para passar para .NET e continuar a programar como no vb6 , não vale a pena , o negocio e usar os recursos de classe e camadas , e depois de um tempo você verá como e melhor desta maneira , pois permite um melhor reaproveitamento de codigos de funções e classes usando herança e coisas assim . Vai ver que fazendo em camadas sempre vai economizar programação e tempo na hora de analisar um erro.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas