VB6 X WIN XP/7/8
Olá pessoas do VBmania, eu comprei um pacote com 10 cursos do professor
Mário Andrade, que diga-se de passagem são muito bons, o que acontece é
que em um deles http://cursoexcelvba.com.br/produto/Curso-Visual-Basic-Completo-Curso-Excel/55/
somos orientados a criar uma máquina virtual e instalar o VB6 nela.
Ao questionar a equipe de suporte sobre o motivo dessa instalação ao invés de uma
instalação direta no Windows 7 ou o que estivermos usando me falaram que o curso foi
o primeiro a ser lançado e o professor achou melhor utilizar o Win XP por precaução mas
que nos cursos mais novos recomendava-se instalar normalmente sem a MV.
Fiz algumas pesquisas e percebi que teria algumas vantagens em continuar programando
no Win XP para evitar problemas com componentes e muitas outras coisas.
Gostaria da opinião de vocês sobre como proceder, devo usar o VB6 no win 7 64 bits mesmo?
Vocês usam?
Usam Maquina Virtual?
Sei que é chato ficar ligando e desligando uma máquina virtual mas pra ter um
sistema bem feito e que funcione tudo vale a pena.
Mário Andrade, que diga-se de passagem são muito bons, o que acontece é
que em um deles http://cursoexcelvba.com.br/produto/Curso-Visual-Basic-Completo-Curso-Excel/55/
somos orientados a criar uma máquina virtual e instalar o VB6 nela.
Ao questionar a equipe de suporte sobre o motivo dessa instalação ao invés de uma
instalação direta no Windows 7 ou o que estivermos usando me falaram que o curso foi
o primeiro a ser lançado e o professor achou melhor utilizar o Win XP por precaução mas
que nos cursos mais novos recomendava-se instalar normalmente sem a MV.
Fiz algumas pesquisas e percebi que teria algumas vantagens em continuar programando
no Win XP para evitar problemas com componentes e muitas outras coisas.
Gostaria da opinião de vocês sobre como proceder, devo usar o VB6 no win 7 64 bits mesmo?
Vocês usam?
Usam Maquina Virtual?
Sei que é chato ficar ligando e desligando uma máquina virtual mas pra ter um
sistema bem feito e que funcione tudo vale a pena.
Boa tarde,
Hoje utilizo o Windows 10 64bits .. funciona com alguns detalhes, mas nada que atrapalhe no desenvolvimento. Também já utilizei no Windows 7 (32 e 64bits) sem problemas.
Dá uma pesquisada no Youtube que tu encontra vários videos mostrando passo a passo como instalar o VB6 nestes SO.
Qualquer coisa, dá um grito aê!
EDIT: Ah, um detalhe, não utilizo componentes de terceiros. Se tu utiliza, pode sim ter algum tipo de incompatibilidade dependendo do componente.
[]'s
Hoje utilizo o Windows 10 64bits .. funciona com alguns detalhes, mas nada que atrapalhe no desenvolvimento. Também já utilizei no Windows 7 (32 e 64bits) sem problemas.
Dá uma pesquisada no Youtube que tu encontra vários videos mostrando passo a passo como instalar o VB6 nestes SO.
Qualquer coisa, dá um grito aê!
EDIT: Ah, um detalhe, não utilizo componentes de terceiros. Se tu utiliza, pode sim ter algum tipo de incompatibilidade dependendo do componente.
[]'s
JUVENALBIA,
Esse assunto já está massante aqui no fórum, mas tenho que falar novamente.
Com toda a evolução tecnológica, o VB6 foi ficando para trás, em diversos aspectos. Ainda é utilizado para se dar manutenção em sistemas já existentes.
Agora, para criar novas aplicações, em vb6, já não recomendo, é melhor partir para o vb.net ou C#, que abrange uma infinidade de tecnologias (Windows Forms, WPF, ASP.NET WEB FORMS, ASP.NET MVC, XAMARIN, WEB SERVICES, WEB API, ETC...)
Bom, agora respondendo a sua pergunta, o pessoal recomenda instalar em uma máquina virtual com Windows XP, para não ter problemas com compatibilidade. O que você tem que analisar é que seus clientes irão utilizar outros sistemas operacionais, mais atualizados. Como você vai enfrentar o problema da compatibilidade dos componentes?
Até onde sei, o VB6 roda em Windows 7, mas alguns componentes podem não rodar.
Esse assunto já está massante aqui no fórum, mas tenho que falar novamente.
Com toda a evolução tecnológica, o VB6 foi ficando para trás, em diversos aspectos. Ainda é utilizado para se dar manutenção em sistemas já existentes.
Agora, para criar novas aplicações, em vb6, já não recomendo, é melhor partir para o vb.net ou C#, que abrange uma infinidade de tecnologias (Windows Forms, WPF, ASP.NET WEB FORMS, ASP.NET MVC, XAMARIN, WEB SERVICES, WEB API, ETC...)
Bom, agora respondendo a sua pergunta, o pessoal recomenda instalar em uma máquina virtual com Windows XP, para não ter problemas com compatibilidade. O que você tem que analisar é que seus clientes irão utilizar outros sistemas operacionais, mais atualizados. Como você vai enfrentar o problema da compatibilidade dos componentes?
Até onde sei, o VB6 roda em Windows 7, mas alguns componentes podem não rodar.
Obrigado pela opinião LEANDROBTOS, eu uso o Win 7 64 e o VB6 já está instalado
nele, minha dúvida era se conitnuo ou não usando, como vc pôde perceber o GUIMORAES123
já recomenda usar a MV.
Aproveito a agradeço o conselho de migrar para outra linguagem.
No meu caso o professor Mário Andrade comentou sobre isso, ele falou que para evoluir sem
ter que estudar só saindo do excel para o VB6, mas que uma evolução de verdade
seria uma dessas que você citou.
nele, minha dúvida era se conitnuo ou não usando, como vc pôde perceber o GUIMORAES123
já recomenda usar a MV.
Aproveito a agradeço o conselho de migrar para outra linguagem.
No meu caso o professor Mário Andrade comentou sobre isso, ele falou que para evoluir sem
ter que estudar só saindo do excel para o VB6, mas que uma evolução de verdade
seria uma dessas que você citou.
O VB6 roda em todos os Sistemas operacionais XP, 7, Vista, 8, 8.1 e 10. tanto 32 e 64bits
executa o setup como administrador e depois o SP6 do vb.
No windows 8, 8.1 e 10 não instala o Database access do pacote.
Aqui sempre funcionou dessa maneira. Tanto é que tenho o VB6 rodando no Windows 10 64 bits.
ATENÇÂO: Instale pelo pacote Visual studio 6 e ecolha somente os componentes VB e activex e desmarque o resto.
Se precisar do Access, instale o Office
Uma dica, vais aprender programar em VB6?
Não faça isso, estude VB.NET ou C#.
VB6 tem 14 anos de vida se não me engano, está descontinuado e não possui mais suporte da microsoft.
Usar XP tb não é interessante, da mesma forma tb não possui mais suporte.
VB6 até se aprende sozinho, mas aprender sozinho VB.NET ou C# precisa de um pouco mais de persistencia ou um bom curso,
só que terá melhores resultados.
executa o setup como administrador e depois o SP6 do vb.
No windows 8, 8.1 e 10 não instala o Database access do pacote.
Aqui sempre funcionou dessa maneira. Tanto é que tenho o VB6 rodando no Windows 10 64 bits.
ATENÇÂO: Instale pelo pacote Visual studio 6 e ecolha somente os componentes VB e activex e desmarque o resto.
Se precisar do Access, instale o Office
Uma dica, vais aprender programar em VB6?
Não faça isso, estude VB.NET ou C#.
VB6 tem 14 anos de vida se não me engano, está descontinuado e não possui mais suporte da microsoft.
Usar XP tb não é interessante, da mesma forma tb não possui mais suporte.
VB6 até se aprende sozinho, mas aprender sozinho VB.NET ou C# precisa de um pouco mais de persistencia ou um bom curso,
só que terá melhores resultados.
Nunca tive problemas com VB6 desde o win98 ao win10 .... 32 ou 64 bits ..... NUNCA.
mas sei que existe incompatibilidades.
mas sei que existe incompatibilidades.
Galera, eu acho que fui mal interpretado, eu não estou tendo problemas em instalar ou usar
o VB6 no Win 7 ou qualquer que seja. Estou apenas com receio de que os programas
que vou criar apresentem problemas, mas pelo que vi aqui isso não vai acontecer
pois a maioria aqui não usa MV ou mesmo o XP.
o VB6 no Win 7 ou qualquer que seja. Estou apenas com receio de que os programas
que vou criar apresentem problemas, mas pelo que vi aqui isso não vai acontecer
pois a maioria aqui não usa MV ou mesmo o XP.
Não tem problema nenhum Tenho sistema em vb6 que é compilado no windows 10 normalmente e roda em qualquer outro windows que meus clientes estejam utilizando. A unica coisa que me deu problema foi o SQL. Utilizava o 2008 express quando mudou o windows para a versão 10 tive que instalar o sql 2012 que foi o unico compatÃvel com o windows 10, so que algumas instruções sql que utilizavam o right outer join deram erro de syntaxe. No caso eu utilizava =* tive que mudar para =+ já o left outer join que era representado por *= ainda esta dando problema mesmo mudando para +=.
Galerinha, obrigado a todos que partilharam da sua experiência.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas