VB6 X WIN XP/7/8

JUVENALBIA 22/06/2016 16:46:29
#463926
Olá pessoas do VBmania, eu comprei um pacote com 10 cursos do professor
Mário Andrade, que diga-se de passagem são muito bons, o que acontece é
que em um deles http://cursoexcelvba.com.br/produto/Curso-Visual-Basic-Completo-Curso-Excel/55/
somos orientados a criar uma máquina virtual e instalar o VB6 nela.
Ao questionar a equipe de suporte sobre o motivo dessa instalação ao invés de uma
instalação direta no Windows 7 ou o que estivermos usando me falaram que o curso foi
o primeiro a ser lançado e o professor achou melhor utilizar o Win XP por precaução mas
que nos cursos mais novos recomendava-se instalar normalmente sem a MV.
Fiz algumas pesquisas e percebi que teria algumas vantagens em continuar programando
no Win XP para evitar problemas com componentes e muitas outras coisas.
Gostaria da opinião de vocês sobre como proceder, devo usar o VB6 no win 7 64 bits mesmo?
Vocês usam?
Usam Maquina Virtual?
Sei que é chato ficar ligando e desligando uma máquina virtual mas pra ter um
sistema bem feito e que funcione tudo vale a pena.
LEANDROVIP 22/06/2016 17:07:56
#463927
Boa tarde,

Hoje utilizo o Windows 10 64bits .. funciona com alguns detalhes, mas nada que atrapalhe no desenvolvimento. Também já utilizei no Windows 7 (32 e 64bits) sem problemas.
Dá uma pesquisada no Youtube que tu encontra vários videos mostrando passo a passo como instalar o VB6 nestes SO.

Qualquer coisa, dá um grito aê!

EDIT: Ah, um detalhe, não utilizo componentes de terceiros. Se tu utiliza, pode sim ter algum tipo de incompatibilidade dependendo do componente.

[]'s
GUIMORAES 22/06/2016 17:12:39
#463929
JUVENALBIA,

Esse assunto já está massante aqui no fórum, mas tenho que falar novamente.
Com toda a evolução tecnológica, o VB6 foi ficando para trás, em diversos aspectos. Ainda é utilizado para se dar manutenção em sistemas já existentes.
Agora, para criar novas aplicações, em vb6, já não recomendo, é melhor partir para o vb.net ou C#, que abrange uma infinidade de tecnologias (Windows Forms, WPF, ASP.NET WEB FORMS, ASP.NET MVC, XAMARIN, WEB SERVICES, WEB API, ETC...)

Bom, agora respondendo a sua pergunta, o pessoal recomenda instalar em uma máquina virtual com Windows XP, para não ter problemas com compatibilidade. O que você tem que analisar é que seus clientes irão utilizar outros sistemas operacionais, mais atualizados. Como você vai enfrentar o problema da compatibilidade dos componentes?

Até onde sei, o VB6 roda em Windows 7, mas alguns componentes podem não rodar.
JUVENALBIA 22/06/2016 17:45:00
#463932
Obrigado pela opinião LEANDROBTOS, eu uso o Win 7 64 e o VB6 já está instalado
nele, minha dúvida era se conitnuo ou não usando, como vc pôde perceber o GUIMORAES123
já recomenda usar a MV.
Aproveito a agradeço o conselho de migrar para outra linguagem.
No meu caso o professor Mário Andrade comentou sobre isso, ele falou que para evoluir sem
ter que estudar só saindo do excel para o VB6, mas que uma evolução de verdade
seria uma dessas que você citou.
JCM0867 22/06/2016 19:40:12
#463934
O VB6 roda em todos os Sistemas operacionais XP, 7, Vista, 8, 8.1 e 10. tanto 32 e 64bits
executa o setup como administrador e depois o SP6 do vb.
No windows 8, 8.1 e 10 não instala o Database access do pacote.
Aqui sempre funcionou dessa maneira. Tanto é que tenho o VB6 rodando no Windows 10 64 bits.
ATENÇÂO: Instale pelo pacote Visual studio 6 e ecolha somente os componentes VB e activex e desmarque o resto.
Se precisar do Access, instale o Office

Uma dica, vais aprender programar em VB6?
Não faça isso, estude VB.NET ou C#.
VB6 tem 14 anos de vida se não me engano, está descontinuado e não possui mais suporte da microsoft.
Usar XP tb não é interessante, da mesma forma tb não possui mais suporte.

VB6 até se aprende sozinho, mas aprender sozinho VB.NET ou C# precisa de um pouco mais de persistencia ou um bom curso,
só que terá melhores resultados.
EPISCOPAL 22/06/2016 21:38:26
#463938
Nunca tive problemas com VB6 desde o win98 ao win10 .... 32 ou 64 bits ..... NUNCA.

mas sei que existe incompatibilidades.
JUVENALBIA 23/06/2016 00:08:27
#463939
Galera, eu acho que fui mal interpretado, eu não estou tendo problemas em instalar ou usar
o VB6 no Win 7 ou qualquer que seja. Estou apenas com receio de que os programas
que vou criar apresentem problemas, mas pelo que vi aqui isso não vai acontecer
pois a maioria aqui não usa MV ou mesmo o XP.
ANDPAG 23/06/2016 00:50:18
#463940
Resposta escolhida
Não tem problema nenhum Tenho sistema em vb6 que é compilado no windows 10 normalmente e roda em qualquer outro windows que meus clientes estejam utilizando. A unica coisa que me deu problema foi o SQL. Utilizava o 2008 express quando mudou o windows para a versão 10 tive que instalar o sql 2012 que foi o unico compatível com o windows 10, so que algumas instruções sql que utilizavam o right outer join deram erro de syntaxe. No caso eu utilizava =* tive que mudar para =+ já o left outer join que era representado por *= ainda esta dando problema mesmo mudando para +=.
JUVENALBIA 25/06/2016 08:36:20
#464047
Galerinha, obrigado a todos que partilharam da sua experiência.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas