VENDENDO SOFTWARE E COMPONENTES

EPISCOPAL 29/06/2012 18:44:47
#405226
Como eu posso vender meus softwares e componentes .... não tendo personalidade juridica???

Como é que eu coloco na minha tela se splash os direitos autorais ..... ??? coloco meu nome???? ou invento um nome fantasia??? em questão de eu querer fazer um site(hospedagem gratis ) qual informação eu passo se não tenho empresa???

me dão uma dica ai, sou barriga verde!!!
RICKSOUSA 30/06/2012 07:33:10
#405238
meu amigo vc quer vender o fonte......

no splash coloque sua sigla, ou um nome que vc futuramente pensa em usar como nome da sua empresa.

ex.

coloca um logo, pode ser esse mesmo que vc ta usando.... ou se ja tiver use oq tenha e coloque

desenvolvido por: WOLFFIRE
E-mail: (WOLFFIRE@NOME.COM.BR) aqui coloca seu email.....

ai é claro, sem esquecer de colocar o nome do programa, a versão, a data que vc desenvolveu etc...

mais se for passar apenas o programa para rodar em execução sem o codigo fonte eu recomendo que vc bloqueie para quem for usar colocar o serial, etc...

apenas uma sugestão:

espero ter ajudado, fica na Paz do Senhor.....
EPISCOPAL 01/07/2012 17:46:47
#405284
Caro irmão não quero vender o fonte não .... apenas o software ..... eu vi um componente que custa uns R$ 12.000. Puts meu componente não tem os recursos que este componente tem, mas fica muito pouco atras, e se eu fosse vender naum ia passar de R$ 500,00.

Valeu pela opnião ...
EPISCOPAL 03/08/2012 08:59:36
#407128
alguem mais???
MARCELO.TREZE 03/08/2012 10:28:04
#407130
Colega WOLFIRE a situação é s seguinte, mesmo não tendo personalidade juridica, indico colocar seu nome, mesmo que em outro lugar além do Splash, pois você é o proprietário intelectual do Software, ou seja assim vc evita o risco de um mal intencionado roubar sua ideia e homologar com outro nome, a questão de pessoal juridica pode sim implicar quanto aos impostos (o governo quer sempre uma parte do que vc ganha, não tem jeito), então na venda elabore um bom contrato de venda e se este seu software vingar, que é o que eu desejo, ai você deverá consultar um contador para não ter problemas com a RECEITA FEDERAL, ops o desenho foi sem querer.

AJSO 03/08/2012 11:15:15
#407132
Caro WOLFFIRE

O problema não é vender sem Pessoa Jurídica e sim seus cliente comprarem sem nota fiscal, se todos não se importarem de comprar sem nota fiscal não tem problema algum.

Talve so problema seria esse mesmo que o MARCELO-TREZE uma boa conversa com o contador para esclarecer alguns pontos na RECEITA FEDERAL e ao FISCO municipal e a estadual.


Boa sorte.

USUARIO.EXCLUIDOS 03/08/2012 11:42:29
#407135
Resposta escolhida
Amiguinho , voce abre empresa de Graça , pelo site do Sebrae sai hj mesmo o CNPJ IE tudo mais , só vai precisar dar entrada na Prefeitura pessoalmente , fazendo na NET tudo de graça e ainda nao precisa pagar contador , nao tem obrigatoriedade fiscal , só alguns relatorios de faturamentos isso chama MEI , só que já aviso , MEI não tem nenhum credito com bancos . Tipo nao vai conseguir limite nem credito de empresa normal . com ele se pode comprar certificado digital , fazer tudo mais . Abre como comercio de computador , e coloca no Ramo Serviços .
Ai voce emiti nota de Serviços de Vendas de Componente , pois vc nao tem estoque , entao pode surgir problemas de fiscalizacao . Só nota de serviços e ai escreve qq coisa la como treinamento , adapatacao de componente etc
FEDERHEN 03/08/2012 13:15:23
#407142
De nada adianta você inventar um nome ou sigla ou logo, para colocar na tela de splash pois isso não prova que você é o propriedario e que você é proprietário daquele código.
O melhor é você colocar seu nome completo e ainda assim, vai precisar de bons advogados para provar os direitos autorais no caso de alguem roupar seu software.
A garantia mais segura que você tem é registrar o software.

Quanto a não emissão de nota fiscal, você está prestando um serviço ou vendendo um produto, sem recolher os impostos do fisco e isso é crime.
Você deve abrir uma empresa.
USUARIO.EXCLUIDOS 03/08/2012 13:32:39
#407143
Esqueci de falar tambem , a unica cosia que paga por mes todo mes é uma taxa mensal duns 35 reias por mes , que é o imposto tudo somados + INSS pra sua aposentadoria., e tambem a prefeitura é isenta a taxa , isso vale pro pais todo

Tem uma lista de escritorios contabeis no site do sebrae-mei que voce ve os escritorios conveniados da sua cidade eles abrem pra vc e nao podem cobrar nada . Pois escritorios contabeis nao são SIMPLES , entao pra eles conveniar . eles fazem isso de graças pras MEI mei é micro empreeendedor individual
O site é esse http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/inicio/index.htm

mais 2 coisas

voce só pode registrar 1 funcionario ( não é obrigatorio ) mas só pode 1 se precisar
e seu faturamento é só de 60.000 ao ano
Entao voce so pode emitir 5.000 de nota ao mes

Bom espero ter ajudado

VELDRAME 03/08/2012 16:01:02
#407155
Não precisa ser pessoa jurídica para emitir nota fiscal.
Você pode ser desenvolvedor autônomo, como eu sou, e emitir nota de prestação de serviço.
Pois desenvolver para alguém é um serviço.

Acesse ao site de seu município e veja como se cadastrar.
Aqui em São Paulo os autônomos são isentos de ISS, pagando o imposto somente se emitir nota.
Segue link: http://www.capital.sp.gov.br/portalpmsp/do/busca?op=viewForm&servicoForm=true&unidadeForm=false&key=4843&coEstruturaPaiBusca=1&coSeqEstrutura=

Boa sorte!
EPISCOPAL 04/08/2012 10:45:28
#407191
é valeu pessoal pela força, mas mesmo assim e bom consultar um advogado e contador ....

agora existe algum conselho ou sindicato pra se registrar software???
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas