VIEWSTATE E FORM TAG

ONBASS 14/12/2011 08:12:56
#391300
Galera, como é de se esperar p/ qqr iniciante..

Vendo uns videos ontem, o cara falava que é indicado remover a tag <form> no webform, no caso de uso do jQuery, visto que webform roda nos servidor, tlvz conflitasse com o jQuery, que roda no cliente, claro. porém agorinha tava vendo o macoratti exemplificando o jQuery mesmo usando a <form>. Afinal, tem ou nao tem algo a ver? e...

Em outro vídeo, o cara falava sobre o VIEWSTATE que VS gera em background da pagina, nao me recordo se é especifico do ie mas, me lembro que meus exemplos nao consegui rodar nenhum no ie, apenas no chrome ou ff, no tocante ao jQ, dizia tambem sobre setar os ID[ô]s como Static, pra evitar esse [ô]mal comportamento[ô].... pergunto: tem realmente a ver isso, ou depende do desenvolvedor contornar tais situações?

galera, vai desculpando ae, mas to sem net em casa, ae as duvidas só to podendo tirar mais por aqui agora, pois nao dá pra ficar pesquisando na hora de expediente.

brigadao, sou brasileiro, nao desisto nunca!!
KERPLUNK 14/12/2011 08:41:44
#391303
Resposta escolhida
1 - O form rodando no server, pode influenciar no comportamento do JQuery principalmente quando se trata de executar algum postback pelo JQuery.
2 - A ViewState, é um objeto parecido com a Session, a diferença é que a ViewState é por página e a Session, por conexão. Ela independe do browser. Você pode escolher o comportamento dos objetos quanto ao seu vínculo com a ViewState usando a propriedade EnableViewState e ViewStateMode
ONBASS 14/12/2011 08:51:05
#391305
entao eu poderia desabilitá-la? me parece que pesa bastante...

no caso do form, mas se eu tirar a <form> minha pagina se comportaria normalmente?
porque o webform depende dele pra rodar o content, ou nao?
KERPLUNK 14/12/2011 09:00:27
#391308
Sim, deixar um componente fora da ViewState é possível sim e não afeta em nada o funcionamento do seu formulário. Sim, pesa. A ViewState, nada mais é que um campo oculto na sua página, se ver o código fonte, é mais ou menos assim:
<input type=[Ô]hidden[Ô] name=[Ô]__VIEWSTATE[Ô] id=[Ô]__VIEWSTATE[Ô] value=[Ô]/wEPDwULLTIxMjYxMTE0ODcPZBYCZg9kFgICAw9kFgQCAw9kFgICAQ8QZGQWAGQCDQ9kFggCAw8WAh4HVmlzaWJsZWhkAgUPFgIfAGhkAgcPFgIfAGhkAgkPFgIfAGhkZJkaSQtlefz56znZbpbAk7cnwBgC75zcCKUBk6FQGI5+[Ô] />

Esse [Ô]value[Ô], contém uma versão serializada dos objetos que estão na ViewState.

A tag form é premissa para alguns controles. um [Ô]ASP:TextBox[Ô] por exemplo, obrigatoriamente deve estar dentro de uma tag form. Aliás a maioria dos controles ASP.NET precisam estar dentro de um form rodando no servidor.
ONBASS 14/12/2011 09:31:11
#391312
em linhas gerais ja vi que usar jq js no vs é um baita abacaxi.
porq nao dá pra fzer um projeto dinamico sem os tais, mas na pratica .. afffff

digo, porq gosto de efeitos e aparencia bem trabalhados e dinamicos.

qual seria entao a solução mais viável?
KERPLUNK 14/12/2011 09:45:48
#391314
Eu uso JQuery direto nas minhas aplicações e não tenho maiores problemas... Basta saber implementar...
ONBASS 14/12/2011 11:14:59
#391323
opaaa estou contando com vc entao flwssss

só queria saber se a viewstate ou usar <form> ou nao implica em algo.
KERPLUNK 14/12/2011 11:27:48
#391325
Como eu disse, usar ou não a ViewState é opcional. A tag <form> é obrigatória para componentes rodando no server.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas