VISUAL WEB DEVELOPER - TUTORIAL EM VB

RICARDO.RAPA 30/10/2015 01:22:04
#453266
Gostaria de saber se alguém tem algum material do VISUAL WEB DEVELOPER ASP.NET.VB ???

Consigo conectar o sql tudo beleza
fazer buscar dentro o webform tranquilo

não sei como fazer uma busca de um webform para outro webform?
como abrir um outro webform?

em vb6 simples
pagina.show

em asp.net.vb?

buscar os dados de campo após a busca

por ex:

no vb muito simples
Adodc1.Recordset.Fields([Ô]registro[Ô])

em asp.net ?


grato!
F001E 30/10/2015 09:12:16
#453272
Citação:

no vb muito simples
Adodc1.Recordset.Fields([Ô]registro[Ô])



ASP.NET esquece tudo isso. Totalmente diferente.

Comece por isso aqui.
http://www.devmedia.com.br/asp-net-mvc-2-tutorial-model-view-controller-parte-i/17778
GUIMORAES 30/10/2015 09:38:48
#453273
Resposta escolhida
RICARDO_RAPA,

Esqueça todo conceito que você sabe sobre WindowsForms, web é outra história.
E como muitos dizem aqui, vale a pena começar com MVC ao invés de WebForms.
DS2T 30/10/2015 14:18:43
#453284
Não acho que precisa esquecer os conceitos do WinForm, se você já implementa boas práticas em seu código.

Por exemplo, meu código na parte do Controller, Modelo e DAO não mudaram nada para o WinForm .Net.
O que eu acho que você deveria fazer, é começar entendendo Orientação a Objetos e Design Patterns. Em VB6, você precisava usar o ADO ou DAO para fazer sua conexão. No .NET tem o ADO.NET.

Agora o que vai mudar demais, DEMAIS mesmo... é a View. Você vai ver que é bem diferente do que temos no WinForm.
Por exemplo, passar dados entre páginas não é feito passando como propriedade da outra página. Aí você já começa a ter que ver ViewState, Session... E por consequência, tem que estudar o ciclo de vida da página também. Entender o que isso impacta no usuário depois.

Apesar do WebForm te dar essa possibilidade fácil de integração com os controles marcados com runat=[Ô]server[Ô] acho importante você entender como funciona as requisições entre cliente/servidor.

Por último, fatalmente, você terá que aprender um pouco de Javascript e JQuery.

Essa transição do VB6 para uma linguagem .NET WEB vai ser complicada. Porque além de não conhecer o framework .NET, tem todos os conceitos WEB que você precisa pegar também. Mas tenha paciência que aos poucos você vai pegando tudo.

Eu também sou iniciante em WEB, estou apanhando nesse exato momento aqui hahaha

Abraços!
GUIMORAES 31/10/2015 10:50:30
#453303
Citação:

:
Não acho que precisa esquecer os conceitos do WinForm, se você já implementa boas práticas em seu código.

Por exemplo, meu código na parte do Controller, Modelo e DAO não mudaram nada para o WinForm .Net.
O que eu acho que você deveria fazer, é começar entendendo Orientação a Objetos e Design Patterns. Em VB6, você precisava usar o ADO ou DAO para fazer sua conexão. No .NET tem o ADO.NET.

Agora o que vai mudar demais, DEMAIS mesmo... é a View. Você vai ver que é bem diferente do que temos no WinForm.
Por exemplo, passar dados entre páginas não é feito passando como propriedade da outra página. Aí você já começa a ter que ver ViewState, Session... E por consequência, tem que estudar o ciclo de vida da página também. Entender o que isso impacta no usuário depois.

Apesar do WebForm te dar essa possibilidade fácil de integração com os controles marcados com runat=[Ô]server[Ô] acho importante você entender como funciona as requisições entre cliente/servidor.

Por último, fatalmente, você terá que aprender um pouco de Javascript e JQuery.

Essa transição do VB6 para uma linguagem .NET WEB vai ser complicada. Porque além de não conhecer o framework .NET, tem todos os conceitos WEB que você precisa pegar também. Mas tenha paciência que aos poucos você vai pegando tudo.

Eu também sou iniciante em WEB, estou apanhando nesse exato momento aqui hahaha

Abraços!



Quando falei em esquecer todos os conceitos, não disse ao pé da letra, mas sim em esquecer a forma de se trabalhar com formulários em WinForms. WinForms é outra coisa, ainda mais em vb6. Quando se trabalha com web, temos que entender o conceito da web, é como você disse, ele deve entender as requisições entre cliente/servidor, response, postback, html, JavaScript, framework para frontend, coisas que ele não está acostumado com WinForm, e outra, vb6 para .net é outra história, outro conceito (Orientação a Objetos).A lógica sempre vai existir e não vai mudar.

O que vejo sempre é que o programador está acostumado com winForms e vai para o WebForms [Ô]Achando[Ô] que é a mesma coisa, engano, é outro conceito!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas