WEB SERVERS ASP.NET

JUNIORISA 24/10/2011 13:48:18
#387566
Ola Amigos

Alguem sabe onde arranjo um tuto, livro ou jafez algo que contenha a seguinte situação: meu cliente tem um servidor que será ligado 24h e quer hospedar um sistema web em uma maquina propria e depois acessa - lo como se fosse um site para conferir relatorios etc. como posso fazer isso pretendo usar ASP.NET pois ja mexo com Vb.net então num vai demorar tanto

em resumo as principais duvidas seriam
- è possivel hospedar em um local host ou existe um webserver? ( Tipo APACHE da galerinha do PHP.)
- Como fazer esta maquina Hospedar e abrir o sistema pra ele ver onde for?

Desde já grato pela atenção
KERPLUNK 24/10/2011 16:11:10
#387589
Resposta escolhida
O que [Ô]hospeda[Ô] páginas asp.net é o IIS(Internet Information Server). Ele geralmente já vem instalado por padrão.
Para a máquina ser vísivel de qualquer lugar na Web, deve haver algum ponteiro público apontando para ela, seja um domínio, IP Fixo, ou DNS Dinâmico...
PROFESSOR 24/10/2011 17:05:03
#387600
JUNIORISA

Conselhos, como se fosse tão bom receber quanto dar:

1. Como não vai usar um provedor, e isso é bom, pois tem menos limitações de uso e de ferramentas, desenvolva a aplicação sempre hospedando-a em um site e publicando-a em outro site, ambos no localhost de uma máquina idêntica á que vai ser utilizada pelo cliente, ou na própria máquina servidora. Isso vai possibilitar que você não se depare com ambientes variantes e seus problemas;

2. Ao manter o site em máquina própria, o cliente arca com a manutenção da estrutura, ou seja, um IP fixo (pois dinâmico, para registrar o site, não vai ser aceito), assim como pela disponibilidade dos serviços e qualidade de banda, tanto contratos quanto custos e manutenção. Assim, as orientações cabíveis seriam apenas em adquirir uma assinatura de IP fixo, registrar o site, comprar um bom equipamento servidor, com bom espaço físico em HD e memória de desempenho alto, com uma placa de rede de marca confiável e banda suficiente, instalar um sistema operacional de servidor e não um Desktop, e claro, o IIS, com os suportes á Framework desejada. Mas isso é consultoria, e não desenvolvimento. Aqui, dois comentários: O IIS requer instalação e configuração. Vem com o Windows, independente da versão, mas requer instalação e configuração. E se o sistema operacional for de 64 bits, a aplicação deve evitar o uso da OleDb, pois se não o fizer, o IIS terá de ser configurado para rodar em modo de compatibilidade com os drivers e ActiveX de 32 bits, como o MDAC.

3. No desenvolver da aplicação, sempre iniciando pela lógica e finalizando pela interface de usuário, sempre [Ô]publique[Ô] cada passo concluído, para confirmar que nenhum problema ocorrerá na hospedagem (tais como ausência de direitos no acesso de pastas e/ou drivers etc).

4. Para evitar complicações, como ter de instalar componentes na máquina do cliente do site, evite o uso de plug-ins e activex, tais como o Silverlight, o Flaaaahrg asg asghr! (opa, desculpe, o [Ô]Flash[Ô]), SDKs de captura de vídeo e outros. Procure usar apenas os componentes [Ô]nativos[Ô] da toolbox também, por exsemplo, gerando listagens e relatórios como páginas HTML ao invés de usar componentes de relatórios. Claro, eu não estou dizendo para não usar nada disso nunca, mas faça tudo funcionar sem isso, antes. Depois de pronto, digamos que você quer usar algum componente melhor, pela apresentação final ou outra razão qualquer, mostre ao dono os resultados SEM e COM os componentes para que ele aprove ANTES, e ao mesmo tempo,para que ele fique ciente de que [Ô]será preciso instalar isso ou aquilo[Ô]. Menos dor de cabeça para você.

Adotando esses quatro passos, o cliente poderá, de qualquer lugar do mundo, via computador ou celular, navegar para o IP que ele alugou ou para o www que ele registrou, e conferir os dados de sua aplicação. Aliás, poderia mesmo usar aplicativos WPF de qualquer lugar, enviar e receber e-mails e mensagens instantâneas, manter um chat, manter um ou mais discos virtuais, ter acesso á um serviço de vigilância interna da empresa etc etc....

JUNIORISA 25/10/2011 13:49:24
#387715
Obrigado pelas respostas Kerplunk e Professor sou noob no quesito ASP.net mas surgiram mais duvidas:
- Tipo desenvolva a aplicação e hospede num site? acho que eu confundi os termos minha app ja não seria um [Ô]Pseudosite[Ô]
- IP fixo como se consegue? tem de comprar? aqui na cidade um carinha fez o seguinte ele tinha um site PHP com jogos on line e usou um programa pra FIXAR o IP posso usar a mesma metodologia?

qto aos outros passos obrigado pela iluminação foi esclarecedora!
KERPLUNK 25/10/2011 14:03:46
#387719
O que é o IP?
O IP é um número que corresponde à uma máquina plugada na rede. Eles são divididos por faixa e geralmente associados com um DNS(Domain Name Service) que por sua vez faz a tradução do número IP para um endereço humanamente mais tangível. Ou seja, [Ô]www.vbmania.com.br[Ô] tem um endereço IP, a conversão é feita no DNS. Vc digita no browser o endereço, que está interligado com o backbone(mais ou menos como uma [Ô]linha mestra[Ô]), no caso [Ô]www.vbmania.com.br[Ô]; o backbone, sabe onde fica o servidor correspondente e direciona para ele e esse é justamente o papel do DNS.
A maioria dos provedores vendem IP[ô]s fixos, mas hoje em dia à um custo tão alto que não vale a pena. Sai muito mais em conta vc comprar um domínio e apontá-lo para a sua máquina onde vai estar o seu servidor IIS e a sua aplicação.
é possível também usar um apontador DNS dinâmico. Porque dinâmico? Porque hoje em dia, os provedores para facilitar as coisas para eles, fazem seu endereço IP real ser trocado em um período de tempo. O apontador dinâmico(como o DynDNS ou o No-IP) tem um programinha que fica rodando na máquina cliente(no caso, seu servidor) e atualiza o seu endereço IP no servidor deles para fazer o desvio. Ou seja, vc não tem um endereço IP e sim um endereço DNS, um nome mesmo.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas