WEBAPI + PUSH NOTIFICATION

DS2T 04/01/2016 01:32:28
#455725
Olá, boa noite!

Sou iniciante nessa parte de Webapi ainda. Atualmente, meu controlador possui dois métodos:

PostMensagem - > Mando uma mensagem para o servidor e salvo no banco de dados;
GetMensagem -> Se houver mensagens no banco de dados para determinado cliente, eu recebo uma lista de mensagens.

O problema atualmente, é que no lado do cliente eu preciso consumir o GetMensagem dentro de um loop eterno numa thread.
Funciona? Funciona... Mas fico pedindo requisição pro servidor direto, consumindo recursos a toa, mesmo quando não existem mensagens para o cliente no banco de dados.

Pesquisando, encontrei um recurso chamado Push Notification. Que ao invés do cliente ficar solicitando ao servidor, o servidor vai enviar uma mensagem para o cliente.
Isso seria extremamente útil. Pois assim, toda vez que determinado cliente recebesse uma mensagem, eu poderia já mandar pra ele. Evitando aquele loop toda hora, pedindo informação, mesmo não tendo nada pra receber.

Vi que existe uma biblioteca chamada PushSharp e outra PushBots.NET, mas eu queria saber se existe algum recurso nativo .NET.
A ideia é que minha WebApi seja consumida em Java (Android Studio) e javascript/Jquery ou asp.net (plataforma web).

Só queria uma luz, uma direção. Dei uma pesquisada na internet, mas só encontrei exemplos com bibliotecas externas.

Obrigado a todos!
KERPLUNK 04/01/2016 05:13:46
#455726
Resposta escolhida
Em primeiro lugar, fico muito, mas muito contente mesmo que esteja partindo para o uso de WebAPI, você vai ver loguinho as vantagens dessa estrutura. Para seu problema:
Nativamente, que eu saiba, não existe. A única vez que precisei fazer algo similar, foi com o PushSharp mesmo.
DS2T 05/01/2016 22:25:24
#455757
Confesso que ainda não vi muitas vantagens de usar WebApi. Obviamente, ele reduz o número de dados que trafega. Para quem programa em Java, Delphi... talvez valha mais a pena usar WebApi ao invés de WebService, porque eles fazem toda comunicação na unha. O Visual Studio faz todo o trabalho pra você, em relação ao WebService. A gente nem precisa ver os cabeçalhos SOAP nem nada. E na hora de consumir, ele automaticamente já cria as classes, etc.

Na WebApi, na hora de consumir... eu fiquei meio com o pé atrás. Ainda mais pelo fato de só passar os parâmetros, e não o nome da função com os parâmetros. Fora que é um pouco confuso aqueles usos do verbos Put, Post, Get... Ainda to tentando me aprofundar, mas confesso que ainda não ganhou meu coração não hahaha

Sobre o meu problema, estou vendo o PushSharp mesmo. Aparentemente, é a melhor saída.

Abraços!
DS2T 09/01/2016 14:52:14
#455920
Pronto. Resolvi usando o PushSharp mesmo. Apesar de não ser uma biblioteca muito padronizada entre seus namespaces (Apple, Android, etc) funciona bem e de forma simples.
Recomendo para quem precisar enviar pushnotifications. Lembrando que para usar o GCM, você precisa criar uma conta e ativar o serviço no google para usar sua api Google Cloud Messaging e pegar a chave API. Ainda não tenho certeza se ele vai funcionar para um grande volume de usuários, mas para testes, até o momento, foi satisfatório.
O que deu mais trabalho foi configurar o app Client no Android Studio...

Abraço a todos!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas