WEBSERVICE COM XML
Estou iniciando um projeto no visual studio onde precisava enviar um xml e aguardar uma resposta do arquivo enviado. Gostaria de saber se alguém pode me dar um exemplo?
Amigo, vamos ver se consigo te explicar o que é [Ô]enviar para o webservice[Ô]:
Você provavelmente conhece uma referência de DLL, com objetos e métodos, certo? Imagine por exemplo, uma DLL que imprime em uma impressora normal. Para imprimir, existe o objeto [Ô]Impressora[Ô], que tem um método [Ô]Imprimir[Ô], que recebe como parâmetro um documento que você cria conforme você quer.
Algo como:
Simples, certo? Pois é, um webservice é praticamente a mesma coisa, a única diferença é que ao invés de uma referência à uma DLL, será uma referência à um WSDL, que é a [Ô]descrição[Ô] do webservice, de todos os seus objetos com suas respectivas propriedades e seus métodos. Então não é algo como um e-mail, onde você [Ô]envia[Ô] algo, é simplesmente uma referência que não está local na sua máquina.
Você provavelmente conhece uma referência de DLL, com objetos e métodos, certo? Imagine por exemplo, uma DLL que imprime em uma impressora normal. Para imprimir, existe o objeto [Ô]Impressora[Ô], que tem um método [Ô]Imprimir[Ô], que recebe como parâmetro um documento que você cria conforme você quer.
Algo como:
Impressora.Documento doc = new Impressora.Documento();
doc.AdicionarConteudo([Ô]Imprima isso no papel[Ô]);
Impressora.Imprimir(doc);
Simples, certo? Pois é, um webservice é praticamente a mesma coisa, a única diferença é que ao invés de uma referência à uma DLL, será uma referência à um WSDL, que é a [Ô]descrição[Ô] do webservice, de todos os seus objetos com suas respectivas propriedades e seus métodos. Então não é algo como um e-mail, onde você [Ô]envia[Ô] algo, é simplesmente uma referência que não está local na sua máquina.
Obrigado pela explicação KERPLUNK até entendi o seu exemplo a minha maior dificuldade que não tenho tanto conhecimento nessa linguagem por isso que gostaria de saber um exemplo? Tenho que preparar meu sistema para enviar um arquivo para o eSocial, aqui na empresa estamos acreditando que esses xml seja enviado da msm forma da NFE.. Por isso estou tentando ver como isso é feito .. O que estou querendo simular hj um envio do arquivo xml para o site da Sefaz pelo webservice.
é tudo o mesmo princÃpio, um webservice que recebe objetos através de métodos.
Não entendi muito a resposta mas blz ..Estou vendo se acho algum exemplo..
Amigo, o caso é que você não está ao par do princÃpio de funcionamento. Não adianta ficar procurando código pra copiar e colar que não vai adiantar, você precisa entender como funciona para poder desenvolver algo. Não é uma questão de código, mas uma questão de entendimento de funcionalidade.
Copiar? Se deixei a ideia disso no que respondi não foi essa minha idéia..Mas blz já consegui aqui um documento explicando o que queria. Como não tenho tanto domÃnio na linguagem talvez não deixei minha dúvida claro, mas vamos que vamos aprendendo é a nossa vida na área tecnologia cada dia uma coisa nova. Agradeço pela ajuda
Uma coisa que percebi que vc esta confundindo é que vc não cria um web service para isso, vc deve consumir o w service do eSocial, obtenha o manual do eSocial, e descubra os metodos requeridos e ai sim aprenda como consumir o w service deles.
Citação::
Copiar? Se deixei a ideia disso no que respondi não foi essa minha idéia..Mas blz já consegui aqui um documento explicando o que queria. Como não tenho tanto domÃnio na linguagem talvez não deixei minha dúvida claro, mas vamos que vamos aprendendo é a nossa vida na área tecnologia cada dia uma coisa nova. Agradeço pela ajuda
O que quis dizer, é que você não deve se ater à código apenas, mas sim entender o conceito, que é a parte mais difÃcil. Entendendo conceito, o código sai naturalmente. Dominar sintaxe, é básico do básico, é pré-requisito pra começar a começar. Existem para isso centenas de tutoriais espalhados pela internet. Os tutoriais sobre conceitos, nem sempre envolvem código e são aqueles mais chatos onde a coisa parece não desenrolar, mas são cruciais para se tornar um bom desenvolvedor.
KERPLUNK concordo com sua resposta.. Se tiver algum tutorial que vc indica pra quem ta iniciando agradeço. como disse ainda não tenho o conhecimento amplo nessa linguagem o que estou fazendo é isso msm vendo alguns tutoriais para entendimento melhor. Agradeço ajuda
é como eu já disse: pare de pensar em [Ô]linguagem[Ô], pense em conceitos. Alguns tutoriais:
Tutorial sobre webservice com c#
Excelente tutorial da w3schools sobre conceitos de webservice
Outro tutorial com um pouco mais de prática
Tutorial sobre webservice com c#
Excelente tutorial da w3schools sobre conceitos de webservice
Outro tutorial com um pouco mais de prática
Faça seu login para responder