WINDOWS 10 PRO - INSTALA?ÃO - PDW - APP.PATH

JILNEY 07/11/2017 20:29:28
#477693
Salve turma !!!
Ha muito tempo afastado, uns 7 anos, retornei agora ao VB para criar um programa, e assim que ficou pronto meu sistema criei o pacote de instalação com o PDW, que também sempre usei;
Utilizo o Windows 10 Pro, A instalação ocorre normalmente; Na pasta (C:\Program Files (x86)\Loja); nela são inseridos o executável e o banco de dados access no formato accdb; comecei utilizar o programa e quando precisei verificar algo diretamente no access fiquei perdido, pois o banco estava sem nenhum registro, mas no programa aparecia tudo; quase enlouqueci, pois a conexão esta como app.path, mas resolvi procurar no PC por inteiro e encontrei uma pasta chamada (C:\Users\User\AppData\Local\VirtualStore\Program Files (x86)\Loja); na qual estava o banco com os dados atualizados;
Podem me explicar esta segunda pasta e porque ela só aparece em busca e não aparece se seguirmos o caminho (C:/users....) como se não existisse ...
Eu só achei tudo isso pois quando instalei no PC da Loja deu o erro (provedor não encontrado ou não instalado) dai resolvi instalar em meu próprio micro como se eu fosse o cliente para investigar...
Amanhã retornarei no cliente e tentarei encontrar algo nesta linha para ver se o problema é na localização do BD...
OCELOT 09/11/2017 09:33:07
#477741
Resposta escolhida
O VirtualStore é um recurso que vem desde o Windows Vista para permitir que programas antigos que não seguem as boas práticas poderem funcionar.

Até o Windows XP era comum todo mundo ser administrador e poder gravar o que quiser onde quiser, então era comum fazer o que você fez, salvar o banco de dados na mesma pasta do programa dentro do Arquivos de Programas, porém isso é considerado uma má prática, pois o programa deveria funcionar mesmo o usuário não tendo permissão de administrador.

Com a chegada do Windows Vista e o UAC, os programas passaram a ser executados sem a permissão de administrador, mesmo quando a conta do usuário é de administrador, então estes programas que esperam poder gravar dentro do Arquivos de Programas não iriam funcionar, para contornar isso eles criaram o VirtualStore, quando um programa tenta gravar dentro do Arquivos de Programas o Windows redireciona tudo para esta pasta dentro do AppData.

E esta pasta AppData só não aparece no Explorer por ela ser uma pasta oculta, se você mudar as opções de exibição para exibir arquivos e diretórios ocultos ela vai aparecer.
JILNEY 18/11/2017 19:53:45
#477967
Muito obrigado pelos esclarecimentos OCELOT !!!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas