WINDOWS XP TRATANDO INTRANET COMO INTERNET

MARCELO.VB.PIRA 06/08/2007 00:28:49
#229571
Olá amigos!

Bom, pra variar a micro$oft me enchendo de novo.

Tenho observado que em várias redes baseadas em ruindows xp, depois de mapear uma pasta remota como unidade de rede, o sistema operacional trata essa unidade (e consequentemente seus dados) como se ela estivesse na internet, e não em uma intranet como é o caso.

Resultado: o acesso ao BD fica TRI-lento, quando tento abrir o bd ele fala que não dá para abrir pois o mesmo não está na intranet e sim na internet, e "otras cositas mas" que estão me enchendo o saco.

Mas o pior é a lentidão ao acesso. vejam vocês que coisa:

- Eu pego uma máquina (local, lógico) e compartilho uma determinada pasta denominada de RAIZ
- Na mesma máquina, eu entro em ambiente de rede e mapeio a pasta RAIZ como Z:
- Na mesma máquina,Pelo windows explorer, eu acesso c:aiz\comercial.mdb com dois cliques e ele abre o access e me deixa trabalhar com o BD
- Na mesma máquina,pelo windows explorer, eu acesso z:\comercial.mdb com dois cliques e ele não abre o access. Caso eu abra o access pelo seu atalho e tente abrir o z:\comercial.mdb, ele me apresenta a seguinte mensagem:
Citação:

O microsoft access não pode abrir este arquivo.

ele está localizado fora da intranet ou em um site não confiável. O microsoft access não abrirá o arquivo devido a problemas futuros de segurança.

para abrir este arquivo, copie-o para sua máquina ou para um local de rede acessível.



E não é só isso não!

- Eu pego uma máquina (local, lógico) e compartilho uma determinada pasta denominada de RAIZ
- Na mesma máquina, eu entro em ambiente de rede e mapeio a pasta RAIZ como Z:
- Na mesma máquina, usando o VB através do ADO, eu acesso c:aiz\comercial.mdb e em consultas com resultados grandes, a performance é a esperada.
- Na mesma máquina, usando o VB através do ADO, eu acesso z:\comercial.mdb e em consultas com resultados grandes, a performance é super-mega-hiper-blaster-mega lenta.

Algumas explicações meio estranhas que já encontrei por aí:

- O nome do arquivo .MDB não pode ter mais de 8 caracteres, pois fica lento para o XP converter e gerenciar
- Deve-se fazer alterações no registro do windows para resolver este problema
- deve-se desabilitar todos os serviços automáticos do windows, o boot tornara-se mais lento, mas só serão carregados os essenciais e assim o problema será resolvido
- deve-se trocar as placas de rede e o hub-swith de 10/100 para 10/100/1000

Alguém já teve este problema? já conseguiu contornar?

Por favor, alguém me ajude pois tenho clientes que estão P da vida com a lentidão dos processos em meu sistema.

Obrigado.



WEBER 06/08/2007 08:23:17
#229583
muito estranho comigo nunca aconteceu, mas acredito que possivelmente seja:
1-o jeito q tu configura a rede (deve estar errando em algo)
2-pelo AMOR DE DEUS esqueçam essa merda de HUB nao existe rede q aguente um dinossauro desses so pode ser SWITCH agora possivelmente se este for de uma marca meio "vadia" com certeza influencia.

Para vcÂÂ's terem uma ideia eu tinha um cliente com 8 maquinas q de uma hora pra outra a rede caia , a internet etc...sem explicação, acontecia a cada 10 a 15 dias troquei o switch e pronto nunca mais aconteceu....
MARCELO.VB.PIRA 06/08/2007 15:16:38
#229662
Oi webito lindinho do titio...

em primeiro lugar, só uso o termo HUB, porque várias vezes que eu uso o termo switch, tem gente que não sabe do que estou falando (Estou falando sério gente!!!).

Neste casso específico, é um switch 3COM, 3 placas de rede on board sis900 e cabos de rede com a seguinte configuração:
branco-laranja
laranja
branco-verde
azul
branco-azul
verde
branco-marron
marron

Ou seja: em matéria de hardware, tá tudo dentro dos conformes.

a rede eu estou configurando da seguinte forma:

- coloco todas as máquinas com IP dinâmico (Uso um modem roteador que só permite acesso com IP dinâmico)
- entre nas propriedades de "Meus locais de rede" e acesso a opção "configurar uma rede doméstica ou de uma pequena empresa"
- em "método de conexão", eu seleciono "este computador se conecta a internet através de um gatway residencial ou de outro computador da rede" (Justamente o modem que está roteado)
- coloco a descrição do computador (Ex: Servidor, terminal01, etc)
- coloco o nome do computador (Ex: Servidor, terminal01, etc)
- crio um nome para o grupo de trabalho (iguais em todas as máquinas. Ex: MsHome, Grupo, rede, catzu, etc)
- ativo o compartilhamento de arquivos e impressoras

Ou seja: na configuração da rede, está tudo certinho.

o que fazer então?

LCSD 06/08/2007 16:37:35
#229683
O problema é que máquinas com rede só com Windows XP não é bom mesmo.

O XP não é serve para ser compartilhado, principalmente dados de sistema assim.

O que eu te recomendo, é VC instalar uma máquina como SERVIDOR mesmo, e não deixar uma estação sendo ela um servidor.

Já tive problemas semelhantes no passado, e a solução oferecida, aceita e aprovada pela empresa que trabalhei foi essa. Resolvemos o problema de velocidade em 100%.
MARCELO.VB.PIRA 06/08/2007 17:14:29
#229696
mas qual vai ser a diferença?

não vou configurar o servidor (XP) da mesma forma que estou fazendo agora?

o que vai mudar?

A máquina que hoje é servidor não-dedicado, roda apenas o meu sistema. não tem NADA alem do windows xp pro sp2, officce xp e meu sistema.

Qual será a diferença?
LCSD 07/08/2007 10:57:43
#229778
A diferença é que os SOFTWARES de SERVIRO são preparados para compartilhamento de arquivos, de acesso a ele, fora outras ZILH̉ۢES de funcionalidades que o xindows XP não te oferece nen fudendo...

VC só vai ver e sacar todas essas diferenças depois de instalar um Windows Server por aí...


Se não tivesse diferença entre os softwares administradores de REDE, pros softwares NÃO administradores de rede (como windows XP), com certeza nem teriam gastado TEMPO em desenvolvê-los...
USUARIO.EXCLUIDOS 07/08/2007 16:20:43
#229851
Citação:

LCSD
----
O problema é que máquinas com rede só com Windows XP não é bom mesmo.
O XP não é serve para ser compartilhado, principalmente dados de sistema assim.
O que eu te recomendo, é VC instalar uma máquina como SERVIDOR mesmo, e não deixar uma estação sendo ela um servidor.



Dá-lhe LCSD! Tiro certeiro!

De fato, o Windows XP como rede ponto á ponto é aceitável, desde que não se use script entre máquinas e coisas do gênero (asp, vba, vbscript etc). O próprio MS-Access® bloqueia scripts VBA "desconhecidos" á estação (e a configuração do MS-Access - Item Segurança - não resolve 100%). E para "trafegar" os dados, cada estação acaba disparando seu firewallzinho, mesmo que desbloqueado para porta / aplicativo / IP específicos. Só nisso já se perde um monte de tempo.

Para complicar um pouco mais, os "pacotes de atualização" mais freqüêntes da M$ são os que "travam" mais ainda o sistema, justamente por questões de segurança.

O Windows Server 2003 é muito mais "saudável" aos nossos aplicativos multi-usuário, graças ao sistema de gerenciamento de redes ser bem mais aprimorado.

Já como estação (com um servidor Win2003), o WinXP nunca me trouxe dÃÂ'res de cabeça.

O Windows Vista Ultimate, segundo venderam o peixe em algumas empresas por aqui, seria tão bom quanto o 2003 nesse ponto, mas com siceridade, não vi outra coisa até o momento que não fossem firulas sem importância, frescuras no visual e (lotes de) problemas de compatibilidade. E isso, sem contar com a quantidade absurda de SPs e KBs de atualizações do XP, imaginem daqui há 5 anos...

Assim, se você puder "emendar" na rede um servidor, meu voto é no 2003 como Sistema Operacional, tranqüilo.

Bom, indo á questão, o problema é daqueles que são visivelmente decorrência da estrutura e administração da rede / direitos de acesso / segurança / active directory.

A estruturação, montagem e administração de uma rede pode ser uma tarefa bastante comlexa, principalmente se no início não se considerar bem as decorrências de futuras expansões e pesar bem a qualidade dos componentes e a montagem física. Sem assutar, no fim, pode ser até um pequeno detalhe que passou despercebido por todos.

Exemplo: Um colega meu passou sufoco "brabo". Depois de atribuir direitos de administrador ao novo diretor de TI na empresa dele, á pedidos de outro diretor, removeu os direitos plenos do primeiro em várias pastas do servidor. O resultado foi que o diretor novato não conseguia executar nenhuma aplicação na própria estação, e até que se encontrassem e desmarcassem todos os ítens necessários em cada uma das pastas, se passaram vários dias. Com o homem sem poder trabalhar, meu colega passou dias e varou noites até conseguir voltar ao ponto de partida. E foram esses pequenos e esparsos detalhes que quase acabaram por gerar uma vaga de Administrador de Redes.

Assim, quem sabe, não seria possível "separar" algumas máquinas, criando uma rede paralela pequena, com um servidor e duas ou três estações, para você ir testando as configurações?

Explique as razões para isso, pois sendo razoável, a empresa vai entender que seria um prejuízo pequeno, inicial, para correr menos riscos de um bem maior, mais tarde. Imagine não apenas perder tempo, mas ocorrer um espelamento de rede do banco de dados: Explico: Ocorre eventualmente de a rede formar um caminho virtual (buffer) para o tráfego de dados, para agilizar os processos. Nisso, em se agravando o problema, todas as estações podem trabalhar normalmente durante dias, semanas até, e só depois se perceba que não conseguiram gravar nada, os dados estavam em um buffer que "sumiu" ao reiniciar o servidor, que estava muito lento.

Estou citando um caso extremo, que ocorre com maior freqüência em servidores múltiplos e com servidores backup, mas que dão uma idéia de onde o problema pode chegar.

No seu caso, pelo explicitado, provavelmente a causa do problema seja zelo excessivo com a segurança (que também é um pecado), um pouco de desconhecimento de adm. de redes, um lapso pontual ou mesmo tudo isso junto. Não seria vergonha alguma, aliás, dada a velocidade com que as coisas evoluem nessa área.

Se não houver uma política fixa de TI para administrar a sua rede, talvês seja um caminho razoável, o de criar uma "micro-rede" para avaliar as configurações ideais e á partir desse modelo, aplicar á rede de trabalho.

Caso contrário, quem cuida dessa área deverá ser posicionado o quanto antes, para que sejam feitas as devidas avaliações e adotar as resoluções cabíveis. Deixar de informar e colaborar em busca de uma solução seria muito ruím, pois mais tarde, quando normalmente a "bomba" estoura, não se importa com quem seja atingido. Tudo o que corta na carne da empresa, corta igualmente na carne do empregado / prestador de serviços.

MARCELO.VB.PIRA 12/08/2007 20:32:32
#230594
OK Pessoal...

Descobri onde está a bagaça:

é coisa do Internet Explorer 7.0. Ele tem uma rotina que faz com que as pastas da rede local (intranet) sejam tratadas como pastas de computadores remotos na rede externa (internet).

Para fazer com que o XP com IE7 entenda as pastas locais como pastas REALMENTE locais, o procedimento é o seguinte:

- a abra o internet explorer
- menu FERRAMENTAS
- OPÇÕES DA INTERNET
- aba SEGURANÇA
- INTRANET LOCAL
- SITES
- desmarcar "DETECTAR AUTOMATICAMENTE A REDE INTRANET"
- marcar os três itens restantes
- OK
- NÍVEL PERSONALIZADO
- em DOWNLOADS desabilita AVISO AUTOMÁTICO PARA DOWNLOAD DE ARQUIVOS
- em DOWNLOADS Habilita DOWNLOAD DE ARQUIVOS
- em DOWNLOADS Habilita DOWNLOAD DE FONTES
- em MISCELÂNIA Habilita ABRIR ARQUIVO COM BASE NO CONTEÃÅ¡DO, E NÃO NA EXTENSÃO DO ARQUIVO
- em MISCELÂNIA Habilita ACESSAR FONTES DE DADOS ENTRE DOMÍNIOS
ABRIR ARQUIVO COM BASE NO CONTEÃÅ¡DO, E NÃO NA EXTENSÃO DO ARQUIVO
- em MISCELÂNIA Habilita INICIANDO ARQUIVOS E APLICATIVOS NÃO SEGUROS
- OK
- OK

Pronto! Seu XP não vai mais tratar seus arquivos de intranete como se fossem da internet.

Agora só falta fazer um jeito para acelerar o acesso aos dados. talvez montar servidor dedicado seja a única saída.

- Seria um WINDOWS 2000 SERVER (que tenho aqui e já conheço MEDIAMENTE bem) uma boa saída?
- Usar o 2000 server é melhor com gerenciamento de domínios?
- Existe alguma apostila com as configurações básicas para se montar um servidor rapidinho?
- quais as configurações de hardware para usar num 2000 server?

E caso alguem indique outro sistema operacional para o servidor, por favor: as 04 perguntas acima tambem servirão para a nova opção.

Obrigado.


MARCELO.VB.PIRA 12/08/2007 20:38:55
#230595
OK Pessoal...

Descobri onde está a bagaça:

é coisa do Internet Explorer 7.0. Ele tem uma rotina que faz com que as pastas da rede local (intranet) sejam tratadas como pastas de computadores remotos na rede externa (internet).

Para fazer com que o XP com IE7 entenda as pastas locais como pastas REALMENTE locais, o procedimento é o seguinte:

- a abra o internet explorer
- menu FERRAMENTAS
- OPÇÕES DA INTERNET
- aba SEGURANÇA
- INTRANET LOCAL
- SITES
- desmarcar "DETECTAR AUTOMATICAMENTE A REDE INTRANET"
- marcar os três itens restantes
- OK
- NÍVEL PERSONALIZADO
- em DOWNLOADS desabilita AVISO AUTOMÁTICO PARA DOWNLOAD DE ARQUIVOS
- em DOWNLOADS Habilita DOWNLOAD DE ARQUIVOS
- em DOWNLOADS Habilita DOWNLOAD DE FONTES
- em MISCELÂNIA Habilita ABRIR ARQUIVO COM BASE NO CONTEÃÅ¡DO, E NÃO NA EXTENSÃO DO ARQUIVO
- em MISCELÂNIA Habilita ACESSAR FONTES DE DADOS ENTRE DOMÍNIOS
ABRIR ARQUIVO COM BASE NO CONTEÃÅ¡DO, E NÃO NA EXTENSÃO DO ARQUIVO
- em MISCELÂNIA Habilita INICIANDO ARQUIVOS E APLICATIVOS NÃO SEGUROS
- OK
- OK

Pronto! Seu XP não vai mais tratar seus arquivos de intranete como se fossem da internet.

Agora só falta fazer um jeito para acelerar o acesso aos dados. talvez montar servidor dedicado seja a única saída.

- Seria um WINDOWS 2000 SERVER (que tenho aqui e já conheço MEDIAMENTE bem) uma boa saída?
- Usar o 2000 server é melhor com gerenciamento de domínios?
- Existe alguma apostila com as configurações básicas para se montar um servidor rapidinho?
- quais as configurações de hardware para usar num 2000 server?

E caso alguem indique outro sistema operacional para o servidor, por favor: as 04 perguntas acima tambem servirão para a nova opção.

Obrigado.


MARCELO.VB.PIRA 14/08/2007 21:12:27
#230923
Hello??

...terra chamndo marte...
...terra chamndo marte...
...terra chamndo marte...
...cambio...

alguém vivo por aí???
LCSD 15/08/2007 10:15:24
#230968
Marcelo,

Para estas suas dúvidas finais, aconselho VC procurar um fórum específico sobre isso.

Aquí no VBMANIA, VC dificilmente encontrará algum administrador de rede pra poder te ajudar com 100% destas dúvidas agora, que nada tÃÅ m haver com o propósito do SITE.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas